quarta-feira, 7 de março de 2012

[RESENHA] Estudos sobre Veneno - Maria V Snyder

Título: Estudos sobre Veneno
Autor: Maria V Snyder
I.S.B.N.: 9788539800759
Editora: Harlequin
Lançamento Brasil: 2011
Páginas: 416

Título Original: Poison Study
Lançamento: 2005

MORTE RÁPIDA NA FORCA OU MORTE LENTA COM VENENO?

“As Lenda de Yelena Zaltana” (carinhosamente chamada de Study Series) é uma trilogia escrita por Maria V. Snyder, composta por: Estudos sobre Veneno, Estudos sobre Magia e Fire Study (este último ainda não lançado no Brasil) e conta a história de Yelena Zaltana.

Essa é a série que me fez adorar livros medievais! Toda essa “vibe” com comandantes, reis, calabouços, forcas, feitiçaria, assassinos de aluguel, espadas, venenos, etc é incrível! A história da série se passa na Idade Média, em dois países fictícios: Ixia e Sítia e sua política é muito abordada na história.


Estudos sobre Veneno é narrado em primeira pessoa, por Yelena e começa na hora em que ela está saindo do calabouço, depois de tempos, para sua execução. Ela foi julgada e condenada pelo assassinato do filho do dono do orfanato onde foi criada (cruel ela, não?). O que ela não esperava era que Valek, o braço direito (e assassino de aluguel) do Comandante de Ixia, lhe desse uma segunda chance, com a proposta de ser absolvida da execução para se tornar a provadora de comidas do Comandante (provadora de veneno). Morte rápida na forca ou lenta com veneno? Yelena escolhe morte lenta, sem pensar duas vezes.

Valek vira seu "professor" sobre venenos. Ensina Yelena como reconhece-los. Se a comida do comandante for envenenado, ela deverá dizer qual veneno foi usado. SHIT!

Yelena é uma das protagonistas mais duronas que eu já conheci e também mais propensas a confusões. Ela jamais recusa um desafio e sabe brigar como nenhuma outra e sempre tem uma idéia de última hora para resolver os impasses, porém nem sempre dá certo. Sua narrativa é leve e descontraída, mas senti falta de mais detalhes físicos dos personagens.

A ação e o mistério são os pontos chaves do livro, porém o drama e o romance não ficam atrás. Com o passar dos capítulos vemos um romance bem construído e cativante crescer. Além dos motivos de Yelena e de todo seu drama psicológico, também temos conhecimento dos motivos para certas atitudes de outros personagens, como o Comandante Ambrose e Valek.

Ixia, que é o cenário principal da história, possuí vários conflitos políticos que não irei explicá-los. São super importantes para o desenvolvimento da trama, tenho receio em liberar informações demais.

O fato de Yelena ser uma assassina faz da história mais interessante ainda e o fato de seu interesse amoroso também ser um assassino, cria um casal tão dinâmico e, porque não, épico. Ação é o que não falta para esses dois.


Esta trilogia é uma das minhas favoritas.  Sua história e personagens me conquistaram e, porque não, emocionaram. Recomendo para todos que gostam de uma história bem mesclada e com um toque de sobrenatural.

5/5

Sobre a autora: Maria V. Snyder é uma autora americano de fantasia, mais conhecida por sua série de livros "As Lendas de Yelena Zaltana". Seu primeiro romance, Estudos sobre Veneno, foi publicado em Outubro de 2005 e ganhou diversos prêmios, entre eles o  Compton Crook Award, em 2006. Maria V Snyder possuí mais de 7 livros publicados.

Essa resenha foi escrita por mim e foi públicado anteriormente no http://paginavinte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário