sábado, 24 de março de 2012

[RESENHA] Química Perfeita - Simone Elkeles


O tal “clichê” nunca foi tão bonito, bem explorado, bem humorado e, ao mesmo tempo, emocionante como neste livro de Simone Elkeles. 



Título: Química Perfeita
Autor: Simone Elkeles
Editora: Underworld
Lançamento Brasil: 2011
Páginas: 308


Título Original: Perfect Chemistry
Lançamento: 2008




SINOPSE: Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que Zona Sul e Zona Norte não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam? 

A patricinha popular da zona norte se apaixona pelo bad boy de uma gangue da zona sul. Aposto que a maioria das pessoas, lendo somente essa frase, iriam ter reações parecidas. Algumas iriam virar o nariz. Outras iriam ter certeza que já viram histórias parecidas em outros lugares. Pois é, eu também já vi. Mas não vi nada igual a esta obra de Elkeles.


Por favor, não me falem que clichê é algo ruim. O clichê é tudo aquilo que a maioria de nós gostamos, por isso é tão usado. O problema está quando o clichê é pobremente aproveitado e aplicado. Obviamente não é o caso deste livro.

Brittany é a garota mais popular da sua escola. Loira, olhos azuis, líder de torcida, namorada do capitão do time de futebol. Alex é imigrante mexicano, vive na zona pobre da cidade, é todo tatuado, fuma, se mete em brigas, bota medo na escola e participa de uma gangue que trafica drogas e faz outros trabalhos sujos.
Apesar de todas essas características estereotipadas, Brittany e Alex não são o que parecem ser. Não são o que todos pensam. Na verdade são somente dois jovens que usam máscaras para se protegerem e proteger a família que tanto amam.

Os motivos que fazem Alex, que no fundo é um bom garoto, ir aos poucos para o mundo do crime é muito interessante, assim como o motivo de Brittany querer que todos a achem perfeita e feliz.

A escola é dividida entre dois grupos: os moradores da zona norte (Brittany) e os da zona sul (Alex). Esses grupos não se misturam. Quando Alex e Brittany são obrigados a trabalharem em um projeto de química juntos, o ódio é recíproco e o preconceito também. Mas com o passar do tempo, as barreiras da cidade começam a desmoronar para esses dois, que encontram um no outro um bom motivo para mudar de vida.

O livro é sensível, romântico, maduro. Fala sobre sexo, drogas, violência, deficiências, diferenças, preconceitos, superação. Possui uma narrativa perfeita para a história. Um capítulo narrado pro Alex, outro por Brittany, fazendo o leitor estar sempre a par dos sentimentos dos dois. Sabemos que histórias assim não acontecem na vida real. Dificilmente alguém como Alex tem – ou quer ter - a chance de mudar. Mas mesmo assim, a história flui tão natural que nos faz acreditar que é sim possível. Tem coisa melhor? Nós acreditarmos que com – e por - amor podemos tudo?

Posso citar três deja vus que tive ao começar Química Perfeita: o casal Mia e Manuel da novela argentina Rebelde Way, o casal principal do filme mexicano “Amarte Duele” e o relacionamento de amor-e-ódio do clássico “10 coisas que odeio em você”. Mas Química Perfeita tem algo mais, tem uma sensibilidade peculiar não encontrada nos citados acima. Acredito que eu saiba o que seja: é um livro. E nesse livro nós entramos no íntimo dos dois personagens principais e sentirmos as emoções deles. Maravilhoso.

É o primeiro livro que li de Simone Elkeles e já sou fã. Pretendo ler seus outros livros e, principalmente, as sequencias de Quimica Perfeita: Rules of Attraction e Chain Reaction. Os próximos livros contam sobre o romance dos outros irmãos mais novos de Alex: Carlos e Luis. *TODOS COMEMORAM*

“Brittany estava certa. Não tenho nada a ver com este lugar. Mas isso não importa, porque ela está aqui. E quero estar onde ela estiver.”
"Não me importo de ameaçar caras que tem dívidas de drogas. Mas gostaria de lutar por coisas que realmente valessem a pena."
Só achei que há outras capas que expressam muito melhor o sentimento envolvido no livro:


 

EXTRA: PLAYLIST


Como uma amante da lingua espanhola, não pude deixar de aproveitar o fato de Alex ser mexicano e mencionar uma música que me fez lembrar o livro. Confiram!



+ Música da Playlist da autora, que achei perfeita!



 


6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Mary!!!! Não sei porque tu reclama tanto, pq na verdade tu escreve BEM DEMAIS!!!!!!! Deu até vontade de ler o livro! E acho que daria um bom filme tambem, nao acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMM!! Daria um ótimo filme!! Parece q os direitos foram vendidos, mas agora por em prática já é OUTROS 500. Sempre vendem os direitos para adaptação e não dá em nada no final. Nem me iludo mais, hehehehe

      Excluir
  2. Perfeita a sua resenha! Você expressou tudo que senti com a leitura.
    Realmente a muito tempo que um livro não me abalava tanto, é estou abalada, fiquei dias só pensando nos personagens. Sabe aquilo de ter que lembrar que eles são só personagens de livro? Pois é, tive que me lembrar várias vezes disso. Era como se ao fechar o livro, precisasse procurar o Alex e a Brittany pra conversar. Emocionante, ainda bem que teremos um pouco mais de Alex e Brit nos próximos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimm!! Também tive essa reação de ficar pensando no livro por dias! Muito bommm!! Estou super ansiosa para ler o próximo que conta a história do Carlos Fuentes! *-----*

      Excluir
  3. Adorei a resenha, parabéns!!! Gostei pra caramba desse livro e se tiver um filme, quero ver tbm. Não sabia que haviam continuações, é bom saber pq agora eu já quero ler heheheheh bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim!! Há continuações, acho que em breve a Editora Underworld vai publicar o próximo! O próximo conta a história do Carlos Fuentes, mas também aparece o Alex e a Brit <3

      Excluir