terça-feira, 6 de agosto de 2013

[FANGIRL 101] Verbete da vez: FANDOM


Novo verbete adicionado ao dicionário fangirl do Crossover! Hoje trataremos superficialmente o significado de fandom!


Para quem chegou agora, tem três coisinhas que é bom ter em mente:
 
▫ Todas as conceituações e exemplificações deste dicionário foram elaboradas exclusivamente pela autora da postagem, Nah Dias (fangirl há 9 anos, lvl Chuck Norris), a partir de pesquisas e interpretações próprias. Nada foi copiado de outro local e espera-se que nada seja copiado daqui para outro local.
▫ Isso é um dicionário básico, não contém todas as informações, apenas o mais bruto e simples vocabulário para a introdução no universo fangirl. Para um maior aprofundamento, favor se dirigir ao Google e/ou ao Tumblr.
▫ Os termos aqui descritos são de uso internacional e, por conseguinte, são todos em inglês. Serão trazidos equivalentes em português, mas que não abrangem o significado exato, devido à abstração dos termos explicados. Os interessados a participar do universo fangirl devem respeitar essa questão de comunicação.


Esclarecido isso, vamos agora falar um pouquinho sobre fandom!

“Fandom” é um termo originário da expressão “fan kingdom”, que numa tradução bruta significa “reino do fã”. O termo é utilizado para representar o conjunto de seguidores de alguma coisa (ator, casal, série, filme, livro, banda, etc), e muito frequentemente recebem denominações próprias. Por exemplo: potterheads = fãs de Harry Potter = HP fandom; whovians = fãs de Doctor Who = DW fandom; harmonizers = fãs de Fifth Harmony = 5th Harmony fandom; etc. Para efeito de dinamicidade, ‘fandom’ passou a representar não apenas os fãs mas o objeto da paixão em si, incluindo tudo e todos que se envolvem diretamente com tal objeto. Por exemplo: o fandom de Bones não é mais formado apenas pelos boneheads (fãs) mas também por tudo e todos que fazem parte da série (storylines e personagens, objetos de significância dentro das histórias, cast, crew, produtores, roteiristas, criadores, etc). O ‘fandom’ é onde o fã se encontra, se sente em casa, com amigos de verdade, pessoas que realmente entendem tudo pelo que ele passa. É onde o fã pode ser ele mesmo e ao invés de ser julgado, será acolhido. É o lugar para onde o fã pode e deve recorrer quando estiver passando por qualquer nível de fangirling. ‘Fandom’ a família de um(a) fangirl. Literalmente.



E então pessoal, gostaram? Ficou claro o que o verbete significa? Acharam interessante? Comentem! Deixem suas opiniões, sugestões e/ou dúvidas! :)

4 comentários:

  1. Esse eu conhecia, só não imaginava que era derivado de “fan kingdom”. Quem diria que Fandom é um Shipper de Fan & Kingdom?! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Então, Storybrooke pode ser meu fandom? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Storybrooke é parte do teu fandom! o teu fandom mesmo é Once Upon a Time! ;)

      Excluir