domingo, 18 de março de 2012

[RESENHA] Amanhã, Quando a Guerra Começou - John Marsden


O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece sumisse da noite para o dia e que seu país está em guerra? 



Título: Amanhã, Quando a Guerra Começou (Amanhã #1)
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
Lançamento Brasil: 2008
Páginas: 256


Título Original: Tomorrow, When the War Began
Lançamento: 1993


Sinopse: Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.


Uau! Como começar a falar de este livro?

Um grupo de amigos (conhecidos de escola?) resolvem ir acampar nas férias em um lugar chamado “Inferno”, que eles mesmos descobriram a sua localização. Eles e mais um homem chamado Eremita, que após ter assassinado sua família, passou sua vida isolado neste lugar. Mas a história de Eremita é só um Q a mais na história, porque não é sobre isso que ela trata. A questão é que quando esses amigos voltam para suas casas, descobrem que seus pais sumiram, que sua cidade foi tomada e que seu país, a Austrália, está em guerra. Simplesmente isso. Angustiante.


Eu AMEI o livro. Eu adoro histórias com ação, personagens-perturbados-por-causa-de-alguma-situação, amizade e analogias (Inferno?). Em Amanhã tem tudo isso. É uma pena que a série não seja tão conhecida aqui no Brasil.

Eu gostei da Ellie. O livro é todo narrado por ela, em primeira pessoa, como se fosse um diário. Acredito que esse tipo de livro é necessário a narração em primeira pessoa porque há muitas reflexões sobre o que eles estão passando, MAS como é um livro com ação, eu gostaria de saber o ponto de vista dos outros personagens também.

Gostei do Homer, do Kevin, da Fi, da Robyn, da Corrie. Não soube muito sobre o Chris (além de ele ser chapado). Ele foi meio indiferente para mim, talvez nos próximos livros ele tenha mais destaque. O Lee... realmente não me agradou. Todo mundo em guerra e ele dando chiliquezinho e fazendo pressão psicológica por causa de romances... Oi? Talvez nos próximos livros eu mude de opinião.

Mas como nem tudo é rosas, vou citar um ponto negativo: o romance, que ao meu ver foi desnecessário. O romance principal não me agradou. Achei muito importuno, fora de hora, sem química. Achava chata essas horas e me irritava com a Ellie. Gostei dos romances secundários (Homer e Fi, muito fofo), mas acho que foi porque não foi muito focado ou detalhado, afinal, a narrativa é da Ellie.

As cenas de ação são de tirar o folego! Os amigos do "Inferno" não ficam de braços cruzados e partem pro ataque, arriscando resgates perigosos, perseguições com tratores, explosões, etc... Digno de um filme! Em contraponto tem a sensibilidade, a reflexão e o sofrimento que todos esses jovens estão passando ao tentarem sobreviver sozinhos em um país em guerra, tendo que se virar e até matar.

Acho que qualquer coisa a mais que eu falar pode ser spoiler. Recomendo muitíssimo a série! Não é a toa que ela já foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália.

Extra: Foi só eu terminar de ler o livro e corri para baixar o filme. Me surpreendi. O filme é muito fiel ao livro. Claro, tem algumas adaptações, mas acho que foi a adaptação cinematográfica de livro mais fiel que eu já assisti. Isso que eu tinha acabado de ler o livro e estava tudo fresquinho na minha cabeça. E parece que vai ter o segundo filme esse ano. Fico no aguardo.

Para os fãs de THE SECRET CIRCLE, Phoebe Tonkin, a Faye, interpreta a loirinha fofa e patricinha no filme, a Fi.

4 estrelas para uma série que promete ser 5 estrelas nos próximos livros!

Quote: "Eu havia matado por amor a meus amigos, como parte de uma nobre cruzada para resgatar meus amigos e minha família e manter meu país livre? Ou havia matado porque valorizava minha vida acima de qualquer outra? Seria correto matar mais uma dúzia para que eu pudesse sobreviver? E cem? E mil? Em que ponto eu me condenaria ao Inferno, se é que já não havia me condenado?" Ellie, pg 193.


Série AMANHÃ:
1 - Quando a Guerra Começou
2 - O Silencio da Noite
3 - No terceiro dia, a geada
4 - Escuridão, seja minha amiga
5 - Vingança em Chamas
6 - Quem tem medo da noite?
7 - O outro lado do Amanhecer

Resenha retirada e modificada por mim, do meu outro blog, Pagina Vinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário