quarta-feira, 21 de março de 2012

[REVIEW] Pretty Little Liars – 2×25: UnmAsked [Season Finale]

 "A" revelação. Ou não.


"Cause two can keep a secret if one of them is dead..."


E depois de dois anos de espera chegamos ao tão aguardado momento!!! O famoso #ADay que tomou conta dos trending topics do twitter aqui está, e posso afirmar com toda a certeza que todo o frisson e expectativa causados em torno do grande dia para os fãs das mentirosinhas, foram mais do que justos!

“Pretty Little Liars” não decepcionou nem um pouco no episódio que com certeza é um marco para série. A partir daqui, provavelmente viremos uma nova dinâmica em cena e o cliffhanger deixado fará tudo muito mais interessante no próximo verão americano.

Vamos ao que interessa e ao que foi o maior mistério da mitologia de PLL até hoje. “Quem é A?”. Me orgulho em dizer que eu sempre estive certo (confira na review anterior clicando aqui) e Mona, a menina que mais sofreu de bulling em toda história das séries teens da TV era “A”quela que deixava qualquer adolescente de 17 anos que tem um caso com o professor de cabelo em pé! E tudo isso porque ela jugava que as meninas haviam roubado dela a amizade de Hanna.
Apesar de ter sido do tipo “todos já sabiam mas ninguém sabia” gostei muito da escolha da vilã, que foi muito coerente se analisarmos os fatos. O clima que o episódio trouxe de expectativa do primeiro minuto até o final foi totalmente empolgante! Os produtores mostraram que, como ninguém, sabem sambar na nossa cara e a cada suspeito mostrado, imagino que todos se enrijeciam na cadeira e gritavam: “Essa aí não me engana! Ela é a “A”!. Eu mesmo me vi apontando para o monitor diversas vezes, admito!

A primeira da lista foi Melissa, a mãe do bebê de Rosemary, que logo na primeira cena, cometeu sua primeira atrocidade roubando o “frozen yogurt” de Ária e declarando que achava super normal Alison ser assassinada, afinal, ela merecia.

Logo na seqüência, as Liars receberam o convite para a melhor festa do ano, promovida por ninguém mais ninguém menos que “A”, a bitch-mor de todos os tempos. E é aí que começa a adrenalina e a perseguição. Fato é que nesse episódio as mentirosinhas resolveram fazer o que nunca fizeram em todos os episódios, e estavam totalmente decididas em desmascarar a vilã. As quatro não pensaram duas vezes antes de sair atrás da identidade de “A”, afinal, dessa vez a vilã havia feito ameaças de morte as quatro amigas, e como só tinham até a meia-noite, resolveram correr atrás de respostas com a primeira pista que tinham em mãos. Direcionadas então ao último lugar onde Alison havia se hospedado antes de sua morte, as quatro começam a procurar por pistas, mesmo sem saber ao certo o que estavam procurando. Mas na verdade a tentativa das meninas não levou a nada, e lá foram elas ao baile de mascaras tentar arrancar a fantasia e descobrir quem é a sua maior inimiga EVER.

Toda essa seqüencia do resort/MOTEL me lembrou muito os mais clássicos filmes de suspense adolescente, e na cena do chuveiro com Hanna, podia jurar que de duas uma: Ou ela ia ser esfaqueada ao melhor estilo “Psicose” ou quando ela saísse do banheiro estaria escrito no espelho embaçado “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Convidaram o nosso titio Kevin Williamson para produzir esse episódio e eu não to sabendo?

O engraçado é que mesmo com tantas suspeitas sobre tantas pessoas, era ÓBVIO que Mona era a vilã. Ou ninguém aí notou o suspense gerado toda vez que ela aparecia em cena? Inclusive quando Spencer disse: “Não se preocupe, eu não estou sozinha. Estou com MONA!”. Porém,a  personagem se mostrou a mais cara-de-pau de todos os tempos, pois até o último momento deu uma de amiguinha de Spencer,  e inclusive, levou ela a seu esconderijo secreto. A moça até começou a procurar por pistas e entregá-las a Spencer para parecer que estava ajudando. Mas errou em oferecer um chiclete para a mais inteligente das Liars.

Devo dizer que Mona foi perfeita! Sua atuação de psicopata não deixou a desejar em momento algum, e aquela cena dela presa e a voz assombrosa dizendo em seu pensamento que aquilo era só o começo, foi para deixar qualquer fã ainda mais polvoroso. Essa talvez tenha sido a melhor cena de toda a série! Sem exageros, parecia coisa de filme!

Só o que não convenceu em nada foi a explicação da Dra. Sullivan, mestrada, doutorada, NBA e com medo de uma menina de 17 anos. Gente, alguém me explica que shit foi aquela de “Ela vive em uma hiper-realidade e ela é onipresente porque se sente o último lactobacilo vivo do Yakult.”? Tipo, WHAAAT? Isso não colou, e não sei não, mas depois dos fatos que vi aqui estou suspeitando de todo mundo. Para mim, Dra. Sullivan faz parte do “-A Team” e só deu essa desculpinha esfarrapada para as Liars não suspeitarem de que a “A” não é só uma pessoa, mas sim um bando de desocupados que sentem ódio mortal por quatro adolescentes. Pior do que a explicação da Dra., só o fato de Spencer ter descoberto Mona através da embalagem de chiclete.



E no fim de tudo, quando as meninas achavam que tudo estava em paz, os produtores mostraram que o clima serial killer seria levado até o último minuto do episódio, onde PLL resolveu mostrar que não é só uma sériezinha adolescente, mas que também pode ser sangrenta quando quer. Confesso que sempre achei Mala, digo “Maya”, o maior pé no saco de todos os tempos, mas até que fiquei sentido com a morte dela. Foi desesperador a forma como Emily reagiu, e Shay Mitchell ganhou meu respeito nessa seqüência. A morte de Maya abriu espaço para uma possível recaída de Emily com Paige, que foi uma das desenterradas do episodio. Mas pelo amor de Deus, eles tiram uma ruim para botar outra pior? Se é pra ter uma “namorada substitua" para Maya, porque não trouxeram de volta a Samara? Tudo bem que ela está muito ocupada interpretando a Barbie-Klaus em “The Vampire Diaries”, mas Melissa também está interpretando a Meredith e isso não a impede de participar da série!

Mas cá entre nós, será que Maya morreu mesmo? Não sei se sou eu, mas não consigo confiar no IML de Rosewood. Ainda não confio 100% que Alison está morta, pois nunca vimos realmente o corpo dela. E com Maya foi a mesma coisa. Tudo o que vimos foi um saco preto e ninguém se deu ao trabalho de chamar Emily para reconhecer o corpo. Querem apostar que o funeral será com o caixão lacrado?
Mas enfim, fato é que Mona tinha o celular da garota, tanto que ligou pra Emily de seu aparelho, em mais uma jogada de mestre para poder tirar Emily do quarto e assombrar Hanna durante o banho. Ou seja, ou Maya foi morta por Mona, ou Maya e CÚMPLICE de Mona.

 Minhas preocupações sobre o fato da série não ter roteiro para continuar depois da tal revelação se foram, pois ao que parece "A" era só a pontinha do iceberg! Agora o que queremos saber é quem faz parte do “-A team”  citado por Mona, e quem é a mandante de tudo e que confrontou doisa-varrida no final. Eu aposto em Jenna (que o episódio deixou ÓBVIO que realmente está envolvida), Melissa e Lucas para o time, e Alison, ou até mesmo em sua irmã gêmea, como a mandante de tudo, pois aquela capa que a tal pessoa que conversava com Mona usava, me lembrou demais a de Vivian Dakrbloom, e  ao que parece, os produtores são tão “mentirosinhos’ quanto nossas protagonistas. Ou alguém aí esqueceu que eles disseram que não seguiriam o roteiro do livro? (Para quem não sabe, a primeira “A” dos livros é Mona também!)

E em meio a tantas revelações e clima de thriller, ainda tivemos espaço para as cenas mais românticas da série até agora, com destaque para Ária e Ezra dançando sem máscaras no baile ao som de Lady Antebellum.

Depois de tanta adrenalina, vai ser difícil ter que esperar até junho para voltarmos a Rosewood e vermos nossas mentirosinhas. Mal posso esperar para ver a cara das meninas ao receberem uma nova SMS de “A” dizendo que o pesadelo delas só está começando! Troll TOTAL!


P.S:“Elas acham que acabou. A pobre Mona vai para o hospício, e as preciosas mentirosinhas vão para a casa dormir com as janelas abertas e as portas destrancadas. Elas não sabem que é justamente isso que queremos?” - MELHOR FRASE DA SÉRIE EVER!

Um comentário:

  1. Acho que isso é só o começo mesmo!!! Mona talvez tenha sido apenas uma vítima ou até mesmo uma cúmplice! Vamos ter que aguardar a próxima temporada para descobrir o que nos aguarda em PLL!

    ResponderExcluir