sexta-feira, 23 de março de 2012

[REVIEW] Castle - 4x18 - A Dance With Death

E quem disse que New York não tem a sua própria versão de "A Usurpadora"?


O assassinato de uma dos participantes de uma competição bem a la Dancing With The Stars (só que sem as stars) é apenas o pontapé inicial para uma gama de desdobramentos que se revelaram mais parecidos com a história de Paola & Paulina do que supõe a nossa vã filosofia.

Odette Morton era uma jovem rica que anos antes, sofrendo com a morte do avô, passou a viver de festas, bebidas, drogas, prisão, enfim, uma Lindsay Lohan da vida; mas após passar por uma experiência traumática ela se renova, vira moça decente. Ou pelo menos era o que se achava.

A vítima guardava segredos, dos grandes, e estava sendo ameaçada e chantageada. Através de digitais e ampolas com insulina achadas no fundo de uma caixa de joias da vítima, os nossos fodásticos detetives descobrem que ela nem era quem se supunha que fosse, e sim uma sósia que havia se apossado de sua vida. Treinada e aperfeiçoada pela própria Odette para substituí-la em ocasiões que considerava desagradáveis, Barbra Landau se entregou de corpo e alma ao trabalho, tanto que depois de Odette morrer em um acidente de trem, Barbra resolve assumir de vez a vida da sósia.

Depois de descobrir sobre a verdadeira identidade da vítima, os investigadores puderam abrir um novo leque de possibilidades sobre quem era o assassino, além de motivo, meio e oportunidade. Ao ser interrogado, o ex-namorado de Barbra conta que ela havia descoberto algo sobre Odette que a estava afligindo. Com as informações colhidas por Alexis no relatório e pelo interrogatório do antigo mordomo da casa, Castle e Beckett descobrem o grande segredo de Odette que afligia Barbra: a moça era cúmplice no assassinato do próprio avô.

Daí foi apenas um pulo para chegar ao assassino de Barbra (que também era o assassino do velho Morton), o ex-namorado e consultor financeiro de Odette. Quem diria, ele parece tão insiginificante no começo, eu mesma nem me lembrava mais dele no fim do episódio, mas fez todo o sentido juntando as peças. Uma palavra que não caberia numa descrição dessa série com certeza seria "previsível".

No âmbito história pessoal, o episódio não adicionou muito ao drama principal mas nos deu um upclose em quase todos os personagens. Tivemos Martha resolvendo questões do passado para colher frutos no futuro; pudemos ver novamente Alexis em ação no necrotério, fornecendo informações vitais para o caso; Ryan em crise por ter um casamento feliz; Castle e Beckett falando de sonhos não-realizados, ela confessando que até começou a cursar Direito pois sonhava em ser a primeira mulher presidente da Suprema Corte; etc.

Creio eu que esse episódio foi meio que para equilibrar as coisas, essa 4ª temporada tem sido emoção atrás de emoção, suspense atrás de suspense, e momentos dramáticos para os shippers quase toda semana. Em contraponto vez ou outra temos um episódio assim, neutro, para manter o ritmo sem sobrecarregar o espectador. São episódios que não se relacionam com o gancho principal, mas que obviamente têm seu próprio charme, como o 4x17 - Once Upon a Crime, que é um dos meus favoritos, não só pela analogia aos contos de fadas mas também pelo final surpreendente, além de ser divertidíssimo. Pudemos notar essa mesma graça instigante no 4x18, um belo desencadear de descobertas, cada vez mais intrigantes e igualmente fascinantes, mostrando todo o potencial que a série tem.

Devo admitir que, apesar de meu coração estar sempre com Bones, o PCA de Melhor Série Policial desse ano foi parar nas mãos certas, pois Castle não cansa de deliciar os fãs! E, tomando por base o próximo episódio, agora entraremos na parte crítica da temporada, onde os segredos serão revelados e as consequências serão sentidas com toda intensidade num season finale de matar. Quem aí já está tendo mini-infartos sucessivos como eu, levanta o braço! \õ/

Melhores Momentos do Episódio:

- Castle contando sobre o esquema do combustível (que é muito interessante, by the way) e depois pedindo pra Beckett e o Espo não contarem pra mãe dele.
- A primeira teoria do Castle sobre a troca das identidades de Odette e Barbra, foi isso que mais despertou minhas lembranças de "A Usurpadora".
- Ryan desesperado pra conseguir a aliança dele de volta, tão fofo, poha *-*

4 comentários:

  1. Adorei seu review*--* Acredita? também me lembrei de A Usurpadora na hora rsrs' Sabe... nem desconfiei do consultor financeiro, e também nem me lembrava mais dele haha' Adorei a cena da Beckett e do Castle falando sobre os sonhos não realizados*----* Esse epi. realmente foi pra equilibrar as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juro que eu fiquei esperando uma cena em que tocaria "un día llegaré con un disfraz..." KKKKKKKKKKK né? foi mega surpreendente, adorei :) aaaaaaaaaaain e nem fala dessa cena Caskett que morro 28901357873459834539 vezes com o risinho dela s2s2 a Stana é tão fofa, poha *-*

      Excluir
  2. Agora... o próximo episódio e os outros prometem!! É claro que ja estou tendo mini-fartos como você \o/\o/ Essa season finale vai vir com tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIN AMIGA SERÁ QUE A GENTE AGUENTA O QUE VIRÁ DAQUI PRA FRENTE? [a]

      Excluir