terça-feira, 14 de agosto de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Goma de Mascar - Paty Cantú









Podemos discordar em vários pontos, mas em algo temos que concordar: dificilmente você irá encontrar algo como o POP em espanhol, mais especificamente o POP LATINO, que já é praticamente um gênero musical. Esse POP pegajoso e original, cuja influência muitas vezes nos remete aos anos 90, pode parecer  “estranho” aos ouvidos daqueles que estão acostumados com a tamanha onda de artistas POP americano comercial nos dias de hoje, mas peço-lhes: deem uma chance. Apresento para vocês: Paty Cantú.


Não me interpretem mal, isso não é uma crítica, até porque eu curto esse tipo de Pop, mas ando observando que o "Pop Comercial", que costuma ser mais comum nos EUA, anda atingindo também a galera da América Latina, até porque sabemos o quanto é difícil um artista se obter sucesso internacional sem atingir os EUA e assim, muitos tem que se “enquadrar” e dançar a música que a banda toca. Mas ainda existem muitos artistas latinos que ainda continuam com seu bom e velho pop latino e fazem muito sucesso por lá: Paty Cantú é uma delas (e espero que seja por muito tempo).

Você provavelmente já ouviu a voz dela por aí. Lá por 2005, quando a novela mexicana Rebelde estourava pelo Brasil, Paty Cantú fazia parte da dupla LU, dupla na qual possuía uma música que fez muito sucesso por aqui e embalava os casais da novela mexicana. Quem aí nunca ouviu POR BESARTE?
Mas hoje não vim falar sobre a ótima Por Besarte (quem sabe outro dia?). A questão é que a dupla LU se separou em 2007, depois de 11 anos juntos e 2 CDS em estúdio lançados. Mario Sandoval formou uma nova banda, a Sandoval e Paty começou sua carreira solo.

Paty Cantú está em carreira solo desde 2008 e segue até os dias de hoje, com 2 CDs lançados até o momento e mais edições especiais. Paty compõe a grande maioria de suas músicas, que possuem influência POP, muitas vezes românticas, acústicas, baladas e hits.


Prontos para ouvir GOMA DE MASCAR? A música faz parte do 2º álbum de estúdio, Afortunadamente no eres tu, lançado em 2010, fez muito sucesso no México, ficando em 1º lugar nos 40 Principales. Tem uma letra divertida e uma melodia pegajosa. Super cara de hit. 


4 comentários:

  1. Sou desses que ainda estranha o "pop Latino" kkk

    Mas adoro "Por Besarte"!

    ResponderExcluir
  2. Paty é muito massa! Adoro a voz dela! Mas infelizmente não tô por dentro dos CDs solo dela não! Mas tenho quase todas as música da falecida LU.

    Como vc mesma ja disse, a músicaé bem chiclete e diferente do Jean, acho que o POP latino tem seu potencial, mesmo apostando em uma vertente não tão comercial, mas um pouco apegadas as raízes latinas, principalmente nos instrumentos, acordes e a energia bem "caliente" que todo latino tem!

    ResponderExcluir
  3. CARAMBA! Lembro dessa banda Lu. Lembro de achar a vocalista muito linda, mas de não ter gostado das outras músicas além dessa que fez bastante sucesso. Não sabia que a dupla tinha se separado, muito menos que a menina se chama Paty Cantú.

    To escutando "Goma de Mascar" agora e não me parece nada com o pop latino dos anos 90, mas gostei bastante. Lembra um sub-gênero do pop americano, só que em espanhol. A voz dela é bem bonita, adorei!

    Muuuuuuito obrigada pela dica =)

    Beijos,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!
      Que bom que gostou ^^
      E sobre o pop dos anos 90, eu quis dizer que o pop latino em geral possuí influências dos anos 90, não essa música especificamente. ;) acho que me expressei mal. E a Paty é ótima sim!
      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir