domingo, 12 de agosto de 2012

[REVIEW] Dallas - 1x10 - Revelations [Season Finale]


E eu me pergunto: Com que roupa que eu vou pro samba que Dallas  me convidou?




Minha gente, eu sei que é repetitivo e já virou chover no molhado, mas ainda não estou preparado para esse ritmo frenético de Dallas não!


Desde que a série começou, cada episódio é uma reviravolta e não tivemos sequer um momento da série que podemos chamar de monótono ou ruim. Monótono, aliás, é uma palavra que não existe nos dicionários de Dallas, e se a série teve esse ritmo nos episódios mais corriqueiros, alguém aí achou que seria diferente na season finale?

E é com a boca cheia que eu digo que “Dallas” fez o que sabe fazer de melhor: Sambar na cara da sociedade! E nesse episódio o samba foi daqueles fortes, de raiz mesmo, e tudo o que foi apresentado, não passou nem pelas minhas hipóteses mais malucas.

E sem mais delongas, logo no início já ficamos sabendo do que era evidente: No meio daquele furdunço todo do episódio anterior, quem foi baleado foi Tommy, que agora se despede de Dallas, ficando apenas na promessa de viver um affair com Ann. E foi aí que foi levantada a minha primeira suspeita sobre o que estava por vir: Com apenas uma ligação, Rebecca convocou um time tático com a mesma eficiência da SWAT tudo para limpar todo e qualquer rastro de seu envolvimento no assassinato de Tommy, bem como dar um fim no corpo do moço, o que já é mais do que prova que Rebecca não é qualquer golpista, mas conta com gente com muito mais poder do que se imagina. A revelação então de que ela na verdade é filha de Cliff Barnes, que sempre teve o intuito de roubar Southfork dos Ewing, caiu como uma luva e deixou tudo bem amarrado, dando a prova de que Dallas apesar de ter um ritmo alucinante, não é um trem desgovernado marcado por acontecimentos aleatórios, mas sim uma série com um embasamento e planejamento bacana.

Isso explica de uma vez por todas a que Cliff Barnes, até então avulso, veio fazer na trama. Algo muito além do que uma citação a série original, Cliff de uma vez por todas é o novo vilão do pedaço e coloca Becca também nesse posto. Quem apostava na redenção da moça, pode tirar o cavalinho da chuva, porque agora a guerra vai ser feia e declarada. O mais legal é que deram uma explicação coerente para tudo, até para o fato de Christopher não ter encontrado um delito sequer no nome de “Rebecca Sutton”, tudo porque esse não é o nome verdadeiro da golpista, que até então ainda é desconhecido. Fato que leva Dallas ao patamar de série com o maior número de personagens a cometer crime de falsidade ideológica da história da Televisão. Em apenas 10 episódios, 2 personagens já utilizaram dessa artimanha.

Só esse plot para mim já estaria de bom tamanho para encerrar com chave de ouro a temporada de estréia da série, mas o núcleo Ewing também estava em chamas nesse episódio de encerramento. Era muito óbvio que aquele clima de “paz em família” tinha um prazo muito curto de validade, mas estava tudo em uma paz tão boa, que até fiquei com pena quando todo mundo começou a arrancar as cabeças um dos outros novamente, e por um momento quase me esqueci de quão canalha J.R e John Ross são e senti muita pena dos dois em vários momentos.  Mas é aquela velha história: “quem bate esquece, mas quem apanha não”. Muito inteligente da parte de Bobby  usar os vilões para conseguir uma confissão e pôr Vicente na cadeia, e mais inteligente ainda fazer J.R comer quietinho na mão dele e guardar consigo as provas que o incrimanam também, não colocando ele na cadeia, mas impedindo que ele volte a cruzar seu caminho de novo,virando o jogo de forma definitiva, ou pelo menos por seis meses que é quando a série volta as telinhas.

O que achei um pouco estranho é que John Ross estava tão motivado aparentemente a mudar de vida, mas logo que começou a sofrer as primeiras conseqüência de seus atos, resolveu virar ainda mais megaevil do que era no começo da série. Ele deveria é agradecer Bobby por ter livrado ele da cadeia, não é? Afinal, se formos parar para analisar, foi com ele que a falcatrua iniciou, e não faz o menor sentido Vicente ir preso e ele não. Mas ao invés disso, ele já planeja roubar a “Ewing Energy” de Elena e Chris custe o que custar. A gente  é que não vai reclamar, pois queremos mesmo é ver o circo pegar fogo!

Falando neles, até o casal Chris&Elena desempacou. Apesar de tapada, não é segredo para ninguém que gosto muito da personagem, talvez parte disso seja pela minha simpatia pela Jordana Brewster, mas torço para que ela e Chris se acertem desde sempre, e esse dia finalmente chegou e tudo isso 5 minutos depois de Elena descobrir toda a falcatrua de John Ross, terminando o noivado que não durou nem meio dia, o qeu deixou o rapaz ainda mais desolado. Quem não ficou com um pouquinho de pena de ver ele esperando por ela no escritório, todo esperançoso?

O que notei nesse episódio, é que talvez Dallas seja uma série sem coadjuvantes. Todos ali são personagens interessantes e tem uma trama a ser explorada, até personagens que em outras narrativas passariam despercebidos aos nossos olhos. O melhor exemplo disso é Ann, que roubou a cena, e no meio de tanta coisa de qualidade, para mim se tornou a estrela do episódio. Ann mostrou que realmente esta casada com o homem certo, pois assim como Bobby, também é um poço de virtudes e uma heroína nata, que luta com todas as forças pelo bem estar da família e dos amigos. Apesar de ter acontecido coisas muito mais bombásticas no episódio, para mim uma das melhores cenas foi o embate entre ela e Harris. Quem imaginaria uma virada de jogo dessas, com direito a escutas e agressão física para lavar a alma? Fato é que com essa jogada Ann literalmente salvou a pele de sua família, e principalmente de Sue Ellen, que agora já pode começar a comemorar, pois é certeza que será a nova governadora do Texas.


Dallas conseguiu fechar sua temporada de estréia com chave de ouro, deixando tudo com um gostinho de “quero mais e quero pra ontem” e o melhor de tudo: Sem parecer forçado apenas para impressionar. A série realmente tem qualidade, e se continuar apresentando esse nível na próxima temporada, tem tudo para continuar fazendo história na TV por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário