segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Young Folks - The Kooks


 Um hino a autenticidade!


Quem aí estava sentindo saudades da nossa tradicional “indie wave” tão típica aqui da nossa coluna? Depois de um breve passeio pelo MPB, aqui estou eu de volta para mostrar o que tem melhor no cenário indie do mundo musical.


A escolha dessa semana não poderia ser mais óbvia tendo em vista que talvez seja o meu atual vício que voltou a dominar as minhas playlists: a música “Young Folks” da ótima banda britânica The Kooks. A música foi primeiramente gravada pelo trio sueco Peter, Bjorn & John que também não faz feio com sua versão chiclete marcada pelos seus assovios contagiantes, mas para mim essa regravação trouxe um clima mais marcante para a música.

Não tem como negar que os britânicos são os queridinhos no cenário musical indie, mas Young Folks é aquela música capaz de conquistar até mesmo os menos ligados a tendências musicais, devido a sua pegada e tom de “liberdade” que ela faz questão de pulsar em suas notas. Provavelmente se você é um aficionado por série, já ouviu ela mais de uma vez em Gossip Girl (ambas as versões) e talvez seja bem certeiro arriscar que já assoviou a melodia que pode ser considerada o tema de GG, até mesmo por ter sido vinculada fortemente nos primeiros materiais de divulgação da série. Agora se você não é fã de Blair, Serena e de toda trupe do Upper East Side, muito provavelmente já ouviu essa canção sentado ao sofá junto com sua família em um popular comercial de uma marca de carros que vive circulando pelo horário nobre das principais emissoras da nossa TV aberta.

Fato é que escolher a regravação do The Kooks para um comercial de carro não poderia ter sido mais certeira, pois é exatamente isso que Young Folks é. Sabe aquela música que você sempre imaginou tocando naquele conversível que você não tem enquanto dirige com seus amigos pelas estradas da vida sem rumo apenas para se divertir ou pensar na vida? Pois bem, essa é a canção certa para esses momentos, tanto pela melodia arrebatadora quanto pela letra, que exalta justamente a autenticidade.

Além de Young Folks, esse quarteto britânico tem no seu repertório excelentes canções, sempre exalando esse jeito britânico e cinza de se fazer música, onde a  influências dos Beatles, talvez os principais responsáveis por fazer o Reino Unido se firmar no cenário musical, são notáveis. A banda já conta com três álbuns lançados, e realmente vale a pena ao menos dar uma zapeada no You Tube para conferir mais do trabalho deles.

É, meus caros. Aí está novamente mais uma prova de que nossa querida música indie vem ganhando um espaço tremendo no mainstream. E você? Já se rendeu a onda “hipster”?


                                                    
                                                   - You Tube - Letra -
                              

                   

5 comentários:

  1. Só eu lembro de Gossip Girl quando toca essa música?

    O comercial do carro é muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não lembrar de GG! Virou a marca da série. Meu sonho era uma abertura com essa música!

      Excluir
  2. Adorei a música ! E fico cada vez mais impressionada como seu gosto musical mudou.
    #eu ouvi um amém?

    HAHAH' Boa escolha.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que quem canta essa música com eles é uma tal de Hope Sandoval. Procurei em diversas discografias a bendita "Young Folks" mas não encontro essa música em lugar nenhum.

    ResponderExcluir