segunda-feira, 17 de setembro de 2012

[REVIEW] Doctor Who – 7x03 – A Town Called Mercy


Quem poderia imaginar que Doctor Who encontraria sua essência no meio do velho oeste americano?!


Depois de dois episódios mais ou menos, DW começa a ser o que costumava ser. Cativante, emocionante e surpreendente. Afinal, nenhum cenário seria melhor que o faroeste americano para uma segunda chance, certo?


Depois de Asylum of the Daleks e Dinosaurs on a Spaceship, A Town Called Mercy  foi o melhor episódio da temporada. Sei que há quem discorde, mas em termos de qualidade de roteiro e desenvolvimento, esse último episódio foi melhor que os anteriores. Também foi o episódio em que elementos dos episódios anteriores começaram a fazer algum sentido. Doctor Who voltando a ser Doctor Who.

Em Mercy, uma cidadezinha do velho oeste americano, podemos ver todos os clichês de filmes de faroeste. Cidade deserta, ambiente árido, tons terrosos, pistolas, sotaque caipira, bang bang e muito mais. Mas DW deu um toque especial a isso tudo. Pois não é em toda cidade que você pode encontrar um Cowboy ciborgue, pistoleiro, assassino e misterioso estava deixando o cidadão mais macho do velho oeste a ponto de se borrar todo.

A versão faroeste e alienígena do exterminador do futuro estava a caçando Kahler-Jex, que era protegido do Xerife da cidade, o Isaac. Mas o que ninguém sabia que o Jex, era que tinha transformado saldados de sua raça, os Kahlers, em ciborgues para vencer uma guerra que já durava mais de nove anos. Na America, Jex, que era alien e doutor, procurava um recomeço entre os humanos. E por ter salvado a cidade da cólera e trazido à eletricidade como inovação, o Xerife estava disposto a ajuda-lo.

Mas quando o Doctor descobre toda a farsa do Jex, seu lado mais escuro vem à tona. Sem querer negociação com o cowboy ciborgue, Doctor decide entregar Jex a morte certa. Esse é o segundo momento nessa temporada que vemos o Time Lord com sede de justiça e sem a menor pena. O que me faz pensar que já houve algum acontecimento passado que traz grande mágoa para o Doctor. Será que isso tem a ver com a despedida dos Ponds?



Depois de uma reviravolta que terminou coma morte do Xerife Isaac, Jex acaba se sacrificando como forma de pagar pelas mortes que cometeu e o cowboy ciborgue é nomeado o novo Xefire da cidade. São episódios como esse com momentos que trabalham com a honra, a memória, a mitologia construída pela série e diálogos com bastante profundidade psicológica que fazem de Doctor Who umas das melhores séries da atualidade.

O fandom da série já está espalhando pela internet teorias aonde há alguma ligação com as luzes que estão dando defeitos. Afinal, devemos isso desde o primeiro episódio. A imagem abaixo pode ajudar a você a elaborar as teorias mais Wibbly wobbly, timey wimey do universo inteiro. E já é uma característica da era Moffat colocar elementos e referências nos episódios exatamente para nós, fãs, quebramos a cabeça.Que venha The Power of Three.



Nenhum comentário:

Postar um comentário