sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[ REVIEW] Once Upon a Time - 2x14 - Manhattan



“   - Você a ama. Que ótimo. Significa que você tem que fazer o bem para ela.
    - É tudo o que estou tentando fazer
    - Então deixe-a  ”



Estas não são frases do 14º episódio, na verdade, pertencem ao 6º, no qual conhecemos Neal e descobrimos que ele é o pai do Henry (vimos no 1º da segunda, mas não conta, nem sabíamos quem diabos ele era). É que finalmente soubemos o que August mostrou para Neal para que ele se afastasse de Emma e toda a história pudesse se desenrolar até ela quebrar a maldição. (Porque não pensamos nisso antes? Palavras, papel, máquina de escrever, típico de escritor!)

Bom, no 14º episódio  Once Upon a Time ganhou mais um cenário: Nova York, precisamente, o bairro Manhattan. Vou dividir este episódio em 3 partes:, Storybrooke,Manhattan e FairyTale. O que vocês acharam do 2x14? Eu confesso que estava com saudades de ver um episódio assim, fiquei hipnotizada do começo ao fim. Foi muito bom e desta vez superou minhas expectativas!

 Preparem-se para ler a review, quase escrevi um livro sobre o episódio!

Storybrooke...


“ - Em posse da adaga, pode-se controlar o Senhor das Trevas. E quando ele retornar a Storybrooke podemos ordená-lo a matar Snow White, Prince Charming e Emma. Nossos inimigos serão derrotados e você estará livre de culpa aos olhos do único a quem se importa.
   - Henry. ”

Cora, Regina e Hook procuram por algo extremamente valioso para Rumplestiltskin: a Adaga, o que, em posse daqueles, pode controlar o Senhor das Trevas. Regina vai atrás de Belle,pois acha que Rumple não colocaria a Adaga em um lugar tão óbvio como em sua loja ou em casa e que ele deixaria uma pista com ela.Com o uso de magia, adormece a desmemoriada,deixa seus pertences de dentro de sua bolsa flutuarem no ar e segura um papel que tem apenas um número escrito. Regina achou a pista. O que ela menos poderia imaginar é que o intruso Greg (o motorista que atropelou Hook e até agora não deu no pé) filmaria toda aquela sessão de magia. Quem será ele? Um fofoqueiro que fará com que as outras pessoas saibam o que Storybrooke esconde? Apenas isso?

Regina juntamente com Cora e Hook procura por uma pista associada ao número encontrado na biblioteca. O número indicaria a localização de um livro, que por sinal não está lá na prateleira procurada, mas Cora percebe algo no lugar do livro. Um papel. Hook identifica o papel como um mapa que ajudará a encontrar a localização da Adaga. Ao dar a localização para as moças, estas descartam o pobre do capitão. Cora literalmente dá uma rasteira nele. A megera ainda avisa a filha exatamente o que eu coloquei para vocês, abaixo da foto, em itálico: Com a posse da Adaga e o retorno de Rumple para a cidade, elas o ordenariam a matar Snow White, Prince Charming e Emma deixando apenas Henry livre para que Regina seja a única mãe do garoto. Elas conseguirão a Adaga? Rumple obedeceria a ordem de alguém? Essa adaga é tão poderosa a ponto de deixar ninguém menos, ninguém mais que Rumplestiltskin com o rabinho entre as pernas? Não que ele teria pena de matá-los, mas agora ele sabe que tem uma ligação com esta família e vocês sabem do que estou falando!

Manhattan...


“    - Bae, por favor! Dê-me uma chance. Você já me amou.
     - Você já foi um homem bom.
     - Eu posso ser esse homem de novo. Eu mudei. ”

Ao chegarem ao edifício onde Rumple tem certeza que seu filho está, Emma aperta a campainha de um apartamento, fala uma coisa qualquer e percebe que o dono do apartamento está fugindo. Rumple pede para Emma ir atrás dele e diz que o acordo feito com ela é que o faça falar com ele. Emma vai atrás do fugitivo e ao pegá-lo descobre que o filho de Rumplestiltskin, Baelfire é exatamente... Neal (Nessa hora, todos devem fazer cara de surpresa porque ninguém poderia suspeitar isso, certo? #ironia)

É claro que eles começam a brigar, Emma diz a Neal que ele a enganou, que Rumple a enganou. Neal a convida para continuarem a briga em um bar. Lá, eles conversam. Neal fala para Emma que no início não sabia de nada, mas que um dia encontrou August que disse que sabia sua verdadeira identidade (e assim, descobrimos o que tinha naquela caixa que August mostrou a ele), então ele deixou o caminho livre para que Emma pudesse cumprir sua missão. Neal fala que eles se conheceram por algum motivo e que talvez algo bom tenha acontecido por terem ficado juntos. Emma discorda e diz que apenas foi presa e nada mais. Não fala sobre Henry. Diz que precisa levá-lo até Rumple, Neal se nega a ir e diz para ela falar para seu pai que o perdeu. Emma sai do bar, mas não sabe o que fazer, pensou que nunca mais veria Neal e de repente não só o encontra, mas descobre que ele é filho de Rumple e que Rumple é avô do seu filho. Liga para sua mãe, Snow White, que a aconselha a dizer a verdade a Henry, falar que seu pai está vivo. 

Enquanto Snow White tenta entender junto com Charming a árvore genealógica de Henry, Emma avisa a Rumple que Baelfire fugiu.Rumple decide invadir o apartamento de seu filho para ver se descobre algo a respeito de sua vida. Dentro do apartamento, Rumple fica intrigado com Emma olhando para um apanhador de sonhos que aparentemente não significa nada. Ele percebe que Emma está escondendo alguma coisa. Eles discutem, Emma grita com Henry para o garoto sair de lá, a discussão vai ficando mais séria até que Neal/Bae aparece para se certificar de que Rumple não faria mal a Emma. Rumple percebe que eles dois já se conheciam. Com 3 vozes gritando, Henry decide aparecer para gritar também, afinal o garotinho tinha o direito de saber o motivo de toda aquela discussão e tinha mais ainda o direito de saber que Neal/Bae era seu verdadeiro pai. Henry conversa um pouco com Emma, enquanto Neal/Bae conversa com Rumple. Henry quer entender porque a mãe mentiu e quando ele disse que Emma era igual a Regina, imagino o quanto isto deve ter doído nela. Rumple tenta reconquistar seu filho, mas sabemos que Rumple deu um fora quando tentou falar de magia com Bae, que já tinha dito antes que queria ficar longe de... “toda aquela porcaria”. Foi mal, Rumple! Depois, Emma diz a Neal que Henry quer falar com ele e pede a ele que não machuque o coraçãozinho de Henry. Foi tão fofo a cena pai e filho, dêem uma olhada na foto acima. Fico imaginando cenas fofas destes 2 juntos. Também foi fofa a cena de avô e neto quando Emma ainda estava conversando com Neal, Henry agradecendo o cachorro-quente, Rumple agradecendo por ele ter ido atrás da Emma e toda a conversa que tiveram! O que coloquei abaixo da foto foi, durante a conversa de Rumple e Bae,por uma pergunta que me fiz: Até onde Rumple iria por seu filho?

Fairytale...



“   - Você voltará a ficar junto com seu filho e acontecerá da forma mais inesperada... um jovem garoto irá te guiar até ele, mas tenha cuidado Rumplestiltskin, pois esse garoto é mais do que aparenta ser. Ele irá te guiar até o que você busca, mas haverá um preço. O garoto será a sua ruína.
     - Então eu só terei que matá-lo ”

Sabíamos que covardia era sinônimo do nome Rumplestiltskin. Agora sabemos o porquê de todos, antigamente, chamá-lo desta forma e o porquê dele não ser tão covarde como todos pensavam. A volta aos contos de fada, começa com um chamado recebido por Rumple a participar da Guerra dos Ogros. Ele mostra o chamado a Milah e vê sua participação na guerra como uma oportunidade de mostrar a todos que não é covarde como seu pai foi. Já na preparação para a guerra, pedem para que Rumple vigie uma jaula. Ao se aproximar da jaula, Rumple ouve alguém chamar pelo seu nome. Intrigado, resolve ver quem está na jaula e descobre que tem uma garotinha lá que diz a ele que é uma vidente e sabe sobre o futuro, inclusive o dele. No início da conversa, Rumple quer não acreditar, mas ao a garotinha falar sobre sua fama de covarde e, principalmente, falar sobre Milah e que ela já estaria grávida, ele não fica mais tão incrédulo, no entanto quando a garotinha fala que suas ações deixarão seu filho sem pai, Rumple enfurece e ela diz que no dia seguinte todo o exército sairá para a batalha montados em vacas e ele terá a certeza de que o que ela fala é verdade. Rumple se espanta quando falam que irão montados em vacas para a batalha, não literalmente, todos irão montados em cavalos, vaca é como que é chamada a sela. Rumple se desespera, pois entende que morrerá na batalha e por isso seu filho ficará sem pai. A solução que encontra é machucar a si mesmo para poder voltar para casa.

Quando retorna, seu filho já tem nascido. Milah fala que o nome da criança é Baelfire. Esta ficou receosa do marido participar da guerra, mas quando Rumple voltou, ela viu a sua atitude como vergonhosa e disse que preferiria que ele tivesse morrido na batalha (vontade de esganar essa mulher na hora que ela disse isso), entrega Bae nos braços de Rumple (olhem a foto tão linda) e sai.

Já como Senhor das Trevas, Rumple reencontra a vidente (agora uma mulher). Ele, é claro, quer saber como achar o seu filho. Ela fala que ele irá encontrá-lo e que isso vai requerer uma maldição (maldição essa lançada por Regina e quebrada por Emma, como já vimos). Ela fala algo bem mais importante que é o que está em itálico abaixo da foto. Alguma dúvida deste garoto ser o Henry ? Eu entendi a ruína do Rumple sendo a perda do seu poder de Senhor das Trevas e ele se tornando mais humano. Toda esta descoberta irá mexer com todos. Rumple  seria tão burro para matar Henry e nunca, digo nunca ter o perdão do seu filho? Acho que ele não terá coragem. Pode até cogitar a possibilidade, mas não acredito nisto de fato. O que acham?


# A série volta dia 03/03.






4 comentários:

  1. "Palavras, papel, máquina de escrever, típico de escritor!" - eu ri kkkkk pior é que é verdade! :)

    eu tenho quase certeza que na hora H a Regina não teria coragem de fazer essa chacina que a Cora está intentando :T

    eu não gosto do Neal. não pela historia do personagem, isso eu curto, eu gosto do Bae. é o jeito do Neal mesmo que me irrita. não gosto do jeito que ele fala, das caretas que ele faz, da voz dele, sl, parece que ele tá sempre drogado. mas enfim, foi mt massa a cena que a verdade vem a tona, que o Neal é pai do Henry e talz, e mt fofa a cena dos dois na escada de incêndio!

    "vontade de esganar essa mulher na hora que ela disse isso" - agreed! nunca gostei da Milah, e mesmo não gostando tbm da atitude do Rumple, fiquei revoltadíssima quando ela diz que ele devia ter morrido na guerra! quanto amor, ein? #sqn

    preciso comentar que fiquei assombrada forever com a aquela vidente, serio, muito tenso D: mas enfim, fiquei me perguntando se quando ela disse que o garoto seria a ruína do Rumple, era no sentido sentimental ou no plano físico. pq o Henry pode arruinar ele no sentido de destruir a relação dele com o Bae, sendo no sentimental, como tbm pode ser no sentido de tomar posse da adaga em algum momento e talz, sendo no plano físico. mas agora tbm to considerando essa possibilidade que vc apontou, que será a ruína do Rumple como Senhor das Trevas e ele se tornando mais humano e etc :T ah, e tbm não creio que o Rumple terá coragem de matar o Henry!

    enfim, ótima review! *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, esse episódio foi foda! Tanta novidade sendo jogada para nós de uma vez! Eu gosto do Neal,mas preferiria outro ator. Quanto a Milah, a minha vontade de esganá-la ainda não passou, não quero vê-la novamente na série. Coitado do meu Rumple,merece muito mais!Agora ele tem a Belle,pena que a nega tá sem memória.
      :***

      Excluir
  2. Esse episódios sambou na minha cara, mas pelo menos esclareceu minhas suspeitas que o pai do Henry era o filho perdido do Gold. Me pergunto se ele será capaz de "dar um fim" no garoto. Se isso for acontecer, Emma e regina podem se unir para proteger o Henry. E infelizmente esse maldito hiatus veio nos assombrar mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Malditos hiatus mesmo! Daqui a 4 episódios teremos outro,espero que seja só de uma semana!
    Por Henry, essas duas seriam capaz de qualquer coisa até de se unirem. Eu me questiono sobre o que Rumple seria capaz de fazer, mas se ele fizer algum mal a Henry, será impossível ele obter o perdão de seu filho Bae.
    :)

    ResponderExcluir