terça-feira, 18 de junho de 2013

[REVIEW] Pretty Little Liars – 4x01 – A if for A-L-I-V-E



"A" é de: AINDA NESSA?

E aqui estamos nós, começando mais uma temporada de PLL. E se você está lendo este texto é a hora de todos nós nos abraçarmos e darmos parabéns uns aos outros. Afinal, muito em breve faremos QUATRO anos que estamos acompanhando essa delícia de série, e devo parabenizar-los pela coragem de terem chegado até aqui comigo. Sim, somos guerreiros!

E com tanto tempo investido, chega a hora de nos perguntarmos: O que mudou na série desde o seu piloto? Bom, infelizmente, quem realmente acompanha a série não tem duvidas em responder que após quatro anos, ainda estamos na estaca zero. Muitos podem dizer que uma série de mistério não pode entregar tudo de bandeja, mas vejam bem, meus caros, há uma boa diferença entre manter o mistério de uma forma inteligente, e enrolar os telespectadores fazendo piruetagens de roteiro como PLL vem fazendo já há um bom tempo. Tenho que admitir que o episódio final da temporada passada havia servido para mim como um grande alivio e uma feixe de esperança de que talvez agora a história engrenasse, colocando de vez as suspeitas sobre a sobrevivência de Alisson e de certa forma crescendo com isso. Mas o que vi nessa season premiere foi o oposto, algo totalmente desanimador. E não digo isso baseado na trolagem do porco escondido no porta-malas do carro recém-resgatado do lago raso. Pra ser bem sincero, já esperava até por algo mais tosco do que isso, afinal essas revelações “suuuuper bombásticas” já são tradição em PLL. Mas o que me preocupa muito é a repetição de roteiro que a série vem trazendo quando as coisas tinham tudo para evoluir.

A minha maior crítica é em relação a termos mais uma identidade misteriosa para desvendarmos quem é.  Já tivemos “A” (e temos até hoje), já tivemos o Cine Negro (carinhosamente apelidado de “Pato Preto”), já tivemos a rainha de copas, Red Coat e agora a bola da vez é a Viúva Negra. Pra que tantos coringas se a série não consegue desenvolver nem seu mistério principal direito? O curioso de se notar aqui, e como acabamos de descobrir, é que na maioria desses casos Melissa estava por trás dos disfarces, e não acho que agora a coisa vá ser diferente. Ela já foi revelada como o Pato Preto, e segundo Mona, era ela que estava com Wilden encaixotando Aria na festa de Halloween vestida de Rainha de Copas, então sendo coerente e matemático (rs), as probabilidades de Melissa ser a viúva Negra são bem altas.

A morte do detetive avulso é outra coisa que realmente me surpreendeu. Surpreendeu apenas por ser fator inesperado, mas se você for parar para pensar bem, não irá agregar nenhum plot decente no roteiro e não fará a menor diferença. Tudo é apenas reciclagem de roteiro. Até um novo detetive avulso já foi contratado para infernizar a vida das meninas e comprovar que não mudará bulhufas na história. Se o pretexto é usar o plot para colocar as mentirosinhas sobre a suspeita da polícia, bom.... isso também já aconteceu incontáveis vezes com a morte de Alisson, Ian e Garret, que coincidentemente ou não, também era policial. Ou seja, isso é basicamente um xerox doq ue já vimos antes e comprova que essa temporada será a mesma coisa: Meninas atrás da Red Coat/Viúva Negra, detetive avulso incriminando elas pela morte de alguém, e alternando com  um romance ou outro sendo ameaçado por algum rabo preso das meninas.

Fora algumas coisas aleatórias que ninguém esperava, e no fim também não faz sentido algum. Até a mãe de Toby, que nunca havia nem sequer sido citada na série, agora já parece fazer parte de uma mega mistério. Sério, já estava 100% convencido de que Toby e Jenna tinham nascido do alface porque nunca sequer tocaram no nome dos pais deles, e agora eles vem com essa história de “me encontre na esquina que você vai saber tudo sobre sua mãe”? What the hell?


Porém, mesmo não achando a premiere essa coca-cola toda, tenho que dizer que também não foi totalmente ruim, e alguns aspectos podem até se tornar interessantes, como a introdução da Bitch Mommy de Alisson, que parece que vai nos mostrar muito da onde Alisson herdou toda sua quenguisse, e promete levantar ainda mais a lebre da Liar original estar viva, e issso sempre é um ponto positivo para mim.

Mona mudando de time mais uma vez e aparentemente se aliando as Liars para descobrir a identidade da Red Coat, também foi interessante. Mas mesmo com Mona “provando”o episódio inteiro que estava do lado delas e até devolvendo o vídeo de Ashley para Hanna, acho muita falta de inteligência das meninas confiarem em Mona assim de uma hora pra outra tão facilmente. O que Mona aprontou não foi pouco, e não vai me surpreender que ela esteja apenas se fazendo de salame para poder dar o bote. Hanna é adepta da filosofia “mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”, porém o que ela esquece é que ela pode estar sendo vítima do próprio bordão. Quem garante que Mona não quer se aproximar das Liars apenas para colher informações e controlá-las mais facilmente?

O único ponto da história que realmente fiquei animado, foi com algo que nem sequer aconteceu de verdade. Irônico, não? Quão interessante não seria se o “sonho” de Aria vendo o Ezra sendo preso não fosse real? Essa foi a única cena em todo episódio em que meu queixo realmente foi ao chão e em apenas 30 segundos me peguei me perguntando quais rumos a série poderia tomar com isso. Mas pelo jeito,  até o que não acontece em PLL acaba sendo mais interessante do que o que acontece. Mas vamos lá, guerreiros! Quem chegou até aqui não foge da luta!


P.S: Parece que foi ontem que vi a season finale.

P.S²: Quem dera os episódios de Pretty Little Liars fossem tão interessantes quanto os títulos...



Um comentário:

  1. Fui contra minha vontade e dei uma olhada no piloto. Aquele "sonho" de Aria me fez querer voltar a ver série. Fiquei muito empolgado com as possibilidade, mas ai o roteiro samba na minha cara e fiquei um tanto aliviado, não tinha acontecido nenhum milagre! Concordo com vc no tocante a reciclagem do roteiro. PLL não saiu do lugar e tem medo de ousar de plots relevantes e fica apostando na mesma fórmula desgastada. Só uma coisa me deixa feliz, abondei esse naba!

    ResponderExcluir