domingo, 16 de junho de 2013

[Música da Semana] Faroeste Caboclo - Legião Urbana


A música dessa semana é um clássico brasileiro de extrema popularidade e composta por um dos maiores músicos do nosso país. Atualmente a canção ganhou uma adaptação cinematográfica e trouxe antigos, atuais e novos fãs consigo. Com vocês: Faroeste Caboclo!
A música Faroeste Caboclo foi composta em 1979 por Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. Lançada porém oficialmente, somente em 1987 no ábum "Que país é esse?"
A canção possui 168 versos, sem refrão e contem 9:03 de duração (sendo assim, uma das mais longas da banda).

Narra a história de João de Santo Cristo, que após ter tido uma infância difícil devido a morte do pai, o refomatório aos 15 anos e a discriminação racial e social que sofria, vai para Salvador. Chegando, encontra um boiadeiro que lhe faz uma proposta para ele ir à Brasília.   Lá, se torna traficante e, algum tempo depois se redime ao conhecer uma mulher chamada Maria Lúcia. Posteriormente, João é assassinado por Jeremias (traficante rival) e, Maria Lúcia morre tambem.

Quando lançada, Faroeste Caboclo foi censurada por conter palavrões, mas após edições, foi liberada para a radiofusão. Atualmente, nesse ano de 2013, a canção ganhou uma adaptação cinematográfica, com direção de René Sampaio.


2 comentários:

  1. Eu já havia ouvido falar do filme, mas nunca havia ouvido a música. A letra da música é muito profunda e forte. Atualmente a música precisa mais de coisas assim.

    ResponderExcluir
  2. Nunca? Nossa. É uma letra forte sim.
    Ah sim, com certeza precisa. O cenário musical nacional atualmente é lamentável.

    ResponderExcluir