segunda-feira, 24 de junho de 2013

[SÉRIE] 5 coisas que deixaram a terceira temporada de Awkward sem sal!



Não é novidade para ninguém que andou acompanhando a terceira temporada de Awkward que a série anda mais ou menos. Em alguns episódios mais MENOS do que MAIS. Grande parte da insatisfação dos fãs está na Jenna. A protagonista que conseguiu nos conquistar com seu jeito irreverente, com aquela tendência para grandes exageros e um talento único para estragar tudo de bom que tem vida, transformou-se em pé no saco (ou no útero, se preferir).



Não tiro a razão dos que acham isso, porém não pude deixar de notar outras variáveis para Awkward estar sem sal. O objetivo deste post é fazer o levantamento de cinco fatores que, de alguma forma, contribuíram para isso. A participação de vocês é muito importante para ajudar a identificar quais desses fatores são os mais relevantes. São eles:

·         Jenna e seu mimimi desnecessário



Ao longo dos dez episódios exibidos da terceira temporada, o roteiro começou a explorar certas... bem, como eu posso dizer... certas nuances ou níveis de insuportabilidade. Deixe explicar. Jenna foi de quase Juno a Velozes e Furiosos. A temporada começou com aquele plot da quase gravidez, passou crises non sence no relacionamento de Matty e Jenna, despertou desejos insanos através de Collin e teve o ápice numa fuga, um tanto desesperada para ninguém sabe onde, para fazer você sabe o quê!

Ainda tento entender o que leva uma pessoa que tem tudo (lê-se Matty) arriscar esse tudo que conseguiu  (lê-se Matty com cara de safado) por uma simples aventura (lê-se Collin com cara de cu). Por mais que o roteiro tenha tentado enfatizar as inseguranças e medos da blogueira (lê-se queijo), em alguns episódios, essas "vulnerabilidades" (lê-se falta de sita na bunda), foram um tanto desnecessários atingindo o ápice de insuportável no episódio 3x07, Guilt Trippin'.

·         Ming e Val avulsas



No decorrer dos episódios da atual temporada, Ming só veio ganhar destaque no episódio 3x09 – Reality Check, quando deu uma tapa mais do que merecido da antiga líder da máfia. Antes disso a personagem só aparecia para fazer aquela piada sem graça sobre “Fred Wu. Fred Who?”. A prensagem era tão escanteada que aparecia um episódio sim, outro não.

Quando o roteiro finalmente decidiu dar uma storyline mais consistente para a personagem, não houve muito tempo para desenvolver uma história coerente e mal deu para explorar as vantagens de ser líder da máfia asiática.

Val sempre foi umas das personagens mais hilárias da série e ficou sem espaço nessa terceira temporada. Por mais que o roteiro tenha tentado, a personagem não ficava confortável em nenhum lugar e as piadas cada vez mais fracas e sem nenhum propósito.

·         “You’re welcome” de menos, chatice de mais



Sem dúvidas Sadie era umas das personagens mais queridas e divertidas da série, porém ficou perdida e pobre. No começo da temporada eu achava interessante explorarem a vulnerabilidade da personagem, mas isso só era feito quando necessário ou para uma piada sem muito impacto. Em outras palavras, o plot não teve um desenvolvimento adequado e desgastou a personagem sem nenhum propósito.

No meio disso toda a ironia e bitchbilidade (habilidade de ser bitch) da personagem ficaram comprometidas. Cheguei por muitas vezes a sentir falta da essência do “you’re welcome” e dos olhares matadores da Sadie. Sendo o mais direto possível, a personagem ficou chata e só era utilizada para fazer intriga de quinta categoria.

·         Jakara



Desculpem-me os shippers, mas Jakara deixou muito a desejar! No final da segunda temporada quando insinuaram um possível romance entre Jake e Tamara eu surtei, mas de ódio! Eu era do #TeamJack e tinha esperanças de que ele e Jenna fosse felizes para sempre. No hiatus entre as temporadas, contudo, tive tempo para me adaptar com a ideia e aceitar que Jenna tinha escolhido ficar com o Matty.

Entretanto, quando a terceira temporada começou foi um tanto estranho ver Jakara em cena. No começo eles estavam muito melosos e grudentos demais e depois ficaram perdidos que nem carne em prato de sopa em restaurante universitário. Quem saiu perdendo nisso tudo foi o Jake que acabou sendo rebaixado para personagem de apoio e só era chamando quando conveniente para o roteiro. Tamara, porém, perdeu um pouco da essência. Gostava muito do jeito extravagante da personagem, e o relacionamento dela com a Jenna sempre trazia grandes tiradas e ótimas cenas.

·         Collin, a perdição



Há quem discorde, mas o #TeamCollin era realidade antes mesmo do roteiro apontar essa possibilidade lá no 3x08 – Rubbed Raw and Reeling, quando ele toca carinhosamente Jenna no braço. Falar de shippers é sempre um grande risco, mas achei que a saída adotada pelo roteiro um tanto desconexa. As sequências finais da midseason finale não fizeram muito sentido pra mim, mesmo sabendo que aquela possibilidade já tinha sido plantada lá no inicio da temporada.

E por mais que eu ache que Jenna não vai encontrar o que procurar nos braços de Collin e vai voltar com o rabo entre as pernas para o Matty (que merece ignora-la), há muitas questões e problemas que o roteiro precisa resolver. Mas tenho para mim que Collin não é tão diferente de Matty. O loiro pode até ser mais sensível e presente, mas é um completo canalha. Matty fez tudo que estava ao alcance para agradar a namorada, para fazê-la se sentir confortável em seus braços e é assim que ela retribui?

Esse tipo de atitude me deixa irritado! PQP! Me pergunto se vale a pena correr esse risco. Mas essa resposta só teremos quando a série voltar do hiatus. Alguém aí tem uma data ou previsão para o retorno de Awkward? Não vi nada a respeito nos sites oficiais e confiáveis!

Agora vem a parte em que vocês participam! Na sua opinião, quais desses 5 fatores mais contribuiu para a temporada mais ou menos de Awkward? 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane, obrigado pelo comentário! Eu gostei da terceira temporada (mesmo ela não sendo tão boa quando as anteriores). Contudo esses pontos que destaquei foram alguns que me incomodaram um pouco nesses dez episódio exibidos. Acho que você tem razão quando diz que quando a pessoa está namorando fica um pouco sem graça, mas a Jenna não estava a vontade com o Matty e nem com ela mesma. No começo foi legal ver isso, essas novas descobertas, tentando achar o equilíbrio, porém, algumas escolhas feitas pelo roteirista deixaram a trama pobre, fazendo a Jenna entrar numa espécie de ciclo vicioso entre dois homens. Isso desconstrói toda a evolução que a personagem traçou ao longo da temporada.

      Excluir
    2. é tambem achei que jenna ia ficar com jack ia ser perfeito mais ela ficou com matt até ai tudo bem mais nossa que nojo tamara e jack juntos

      Excluir
  2. aco que na 4 temporada o collin vai fazera jenna ficar drogada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acabou se comprovando! Collin foi uma má influência para Jenna!

      Excluir
  3. Olha eu super concordo com você, eu amo a série. E eu sempre serei do #TeamJack. No começo a Jenna era do tipo adolescente bobinha, deixava o Matty usar ela e depois falar na cara dela que sentia vergonha, pelo suposto suicídio, vai entender. E a parte em que ela fica com o Jack? haha Olha, ele super se importava com ela, nossa, era romântico, fez de tudo pra agradar, e ela não se valorizava e nem valorizava ele e a parte da roleta onde Jack e Matty brigam por causa da Jenna, olha confesso que chorei por dó do Jack, e a Jenna várias vezes foi uma "cachorra" ela não da valor, e não faz ideia do que tem nas mãos, para depois ficar de mimimi. Depois a série foi ficando chata de assistir, mas mesmo assim não consegui desgrudar. Nunca serei do #TeamMatty e #TeamCollin! obs: Jenna não sabe o que quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jenna nunca soube o que quis. Já fui do #TeamJake, mas depois de um tempo acabei sendo do #TeamMatty. Collin foi interessante no começo, mas agora esse lado de menino mau dele eu não tô gostando.

      Excluir
  4. CARAAAAAAAAA, eu pensei q só eu tinha odiado essa temporada, meu deus, tive pesadelos com ela, tenho medo de assistir mais um episódio e piorar mais ainda, meu deus, os fatores jakara e Jenna largando Catty pra ficar com Collin foram os piores, tipo, MUITO piores, e a aproximação do Matty com a Devon e até a amizade dele com a Sadie (às vezes parece que eles vão ficar, bleh) me irritaram bastante também,

    ResponderExcluir
  5. Deu vontade de pular os ep 15 e 16. Já tava ficando com nojinho da Jenna e as besteiras que ela estava fazendo, ainda sou #TeamJake mas achei merecido ela ficar com o Matty, por que ele lutou por ela. Mas ela largar tudo pelo Collin e ainda trair na cara de pau foi rídiculo.

    ResponderExcluir