segunda-feira, 24 de junho de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] If You Could See Me Now - The Script



E se você pudesse me ver agora?

A escolha da música dessa semana veio depois de muita dúvida, horas e horas pensando e analisando cada canção para enfim decidir qual iria apresentar essa semana para vocês no blog. O motivo para tanta dúvida é porque só de uma coisa eu tinha certeza: a música seria alguma do repertório da banda irlandesa “The Script”. A “obrigação” em postar uma música desse trio, veio pelo fato de que recentemente eles têm ganhado muito da minha atenção e entrado para o seleto grupo de “minhas bandas favoritas”. Com tanta genialidade, e tendo em vista que a banda até “Hall of Fame” era quase que completamente desconhecida por aqui, era impossível não apresentar ao menos uma das grandes músicas da banda para possivelmente entrar para playlist de vocês.


O fato mais estranho de todos, é que a banda é praticamente desconhecida, mas só no Brasil. The Script pode ser considerado um dos grandes nomes do cenário pop rock alternativo internacional, firmando sua fama de forma extremamente consistente principalmente no UK, a ponto de dar ao vocalista Danny O’Donoghue um lugar fixo na tão cobiçada bancada de coaches da versão do The Voice da terra da rainha. A banda traz sempre em seu repertório aquele pop rock romântico, lembrando bastante outras bandas como OneRepublic, The Fray, e vocalmente falando, pode soar muitas vezes até como as músicas mais açucaradas do U2. Mas o “Q” a mais veio junto com o seu mais recente álbum "#3", e é aí que “If You Could See Me Now” entra.

Nesse trabalho mais recente, The Script resolveu fazer a arriscada manobra de flertar com o rap em algumas canções do álbum, sem jamais perder a legitimidade da banda, e os mantendo no mesmo patamar sofisticado que ele sempre estiveram. A ousadia não se limitou apenas a forma de cantar e fica evidente também nas letras e temáticas das canções, que também ganharam mais profundidade, força e até certa agressividade, o que foi também o fator crucial para a minha escolha.

“If You Could See Me Now” já podia ser considerada pesada apenas por sua temática, por falar abertamente sobre qual é a sensação de perder alguém muito querido, mais especificamente sobre qual é a sensação de perder um pai ou uma mãe com a qual você tinha uma profunda relação. Mas a forma em que o tema é abordado nos leva a pensar de forma mais cuidadosa em como é estar nessa situação, mesmo sem nunca ter passado por isso. Além da falta que uma pessoa muito querida possa fazer na sua vida, a canção aborda também um auto-questionamento muito forte e válido sobre quem somos e onde queremos chegar como pessoa. Será que estamos seguindo o caminho certo? Será que no futuro seremos quem pretendemos ser? Ou cavando um pouco mais a fundo e sendo um pouco mais duros: “Será que nos tornamos algo do qual nossos pais teriam orgulho?” Pelo bem ou pelo mal, fazer esse questionamento pode ser algo extremamente poderoso, e nos fazer pensar com muita cautela sobre qual caminho seguir, a fim de fazer ter valido a pena  e dar valor a tudo que já foi feito por nós algum dia.

The Script é para se emocionar, The Script é para ouvir pensando em momentos da vida, mas acima de tudo é para se ouvir buscando qualidade. Então ouça agora a canção prestando bastante atenção na letra, e fique atento, pois após tantas dúvidas na hora de escolher, muito provavelmente trarei outras músicas dos irlandeses muito em breve para a nossa coluna.
                                       

                          - Letra |Vídeo Oficial Tradução -



3 comentários:

  1. Não conhecia o trabalho da banda, apesar de achar que já ouvi alguma música desse estilo. Eu gostei bastante do que eu ouvi e apesar do vídeo não ter dado todo o impacto que a letra merecia, tem seu crédito em determinados momentos e acaba criando uma atmosfera bem mística com um toque bem pessoal e achei isso o máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, ia citar isso no texto. O vídeo realmente não faz jus a música, mas também tem seus momentos. Se aliassem algumas imagens desse vídeo com uma "história" ficaria demais!

      Deixo como dica aqui o maior hit da banda também, "The Man That Can't Be Moved", que provavelmente é da onde vocÊ CONHECE ELES! ;)

      http://www.youtube.com/watch?v=gS9o1FAszdk

      Excluir
    2. Gente, você tem bola de cristal? Era exatamente esse música que eu estava falando! kkkkkkkkk Agora eu já sei o nome e a banda! Tudo vai ficar mais deprê no meu MP agora kkkkkkkkk

      Excluir