terça-feira, 20 de agosto de 2013

[FANGIRL 101] Verbete da vez: CANON


O verbete da vez não é de uso exclusivo da linguagem fangirl, mas por ser bastante recorrente no vocabulário dos fandoms, vale a pena mencionar. Quem aí sabe o que é canon?



É sempre bom lembrar:

▫ Todas as conceituações e exemplificações deste dicionário foram elaboradas exclusivamente pela autora da postagem, Nah Dias (fangirl há 9 anos, lvl Chuck Norris), a partir de pesquisas e interpretações próprias. Nada foi copiado de outro local e espera-se que nada seja copiado daqui para outro local.
▫ Isso é um dicionário básico, não contém todas as informações, apenas o mais bruto e simples vocabulário para a introdução no universo fangirl. Para um maior aprofundamento, favor se dirigir ao Google e/ou ao Tumblr.
▫ Os termos aqui descritos são de uso internacional e, por conseguinte, são todos em inglês. Serão trazidos equivalentes em português, mas que não abrangem o significado exato, devido à abstração dos termos explicados. Os interessados a participar do universo fangirl devem respeitar essa questão de comunicação.


Que tal agora entendermos um pouco sobre canon?

“Canon” é um termo utilizado para representar o que realmente aconteceu numa determinada história. É usado quase exclusivamente no contexto de séries, livros e filmes, e serve apenas para categorizar a storyline oficial. Por exemplo: dentro do fandom de Elementary existem muitos fãs que shippam Joan e Sherlock, mesmo sabendo que o casal nunca será ‘canon’, ou seja, nunca irá acontecer na storyline da série. Outro exemplo: dentro da storyline de Elementary, o plot de Moriarty matando Irene nunca será ‘canon’, ou seja, nunca acontecerá, devido ao fato de que ambos são a mesma pessoa (o que já difere do que é ‘canon’, ou seja, do que acontece na trama dos livros de Sir Arthur Conan Doyle, onde Moriarty mata Irene). Este termo é vastamente utilizado pelos autores/leitores de fanfictions para se referir aos plots exclusivos da fanfic versus os plots que realmente tomaram forma na série/livro/filme.

E então pessoal, gostaram? Ficou claro o que o verbete significa? Acharam interessante? Comentem! Deixem suas opiniões, sugestões e/ou dúvidas! :)

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor esse termo. Já o tinha visto várias vezes na web e fazia uma noção errado do significado. Essa coluna está de parabéns. Esperando os próximos verbetes.

    ResponderExcluir