segunda-feira, 5 de agosto de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] Cómplices Al Rescate – Cómplices Al Rescate



Diretamente da seleção especial de “O Meu Passado me Condena”, a música da semana do Crossover trás um clássico das novelas mexicanas. Cúmplices de um Resgate representa um marco na vida de jovens adultos cujos ouvidos agora estão acostumados com a vibe de Radiohead ou funk carioca. Independente do estilo musical, não custa nada fazer uma pequena viagem ao passado.



Quem não se lembra das carismáticas gêmeas Mariana e Silvana de Cúmplices de um Resgate? Se você teve uma infância feliz e faz parte da geração dos anos 2000, provavelmente deve ter se rendido, mesmo que por um instante, a magia das telenovelas mexicanas. Cúmplices de um Resgate trás a trama das gêmeas separadas no nascimento onde uma teve uma infância pobre como uma família humilde e teve muito amor e carinho, enquanto a outra foi criada por uma família rica, teve uma mãedrasta má e acha que faz caviar no banheiro.

Além de abordar temas relevantes do sistema de saúde mexicano (afinal como uma criança é roubada de dentro de um hospital?), a telenovela trás temas relevantes como o abandono de menores, exploração do trabalho infantil, luta de classes, ganância entre outros temas sociais bem relevantes. E você aí pensando que a novela era só sobre um grupo de crianças talentosas que queriam ser astros da música, não é?

 E apesar das inúmeras tentativas frustradas das gêmeas de se dar bem e desmascarar a vilã Regina, a ruiva que dava gritos histéricos e usava sombra bicolor e vestia as tendências figurinistas super barro da década de 90, a novela era recheada de uma trilha sonora impar. Era possível ouvir nos corredores do ensino fundamental da época, garotas querendo ser igual à Silvana e outras querendo ser iguala Mariana.

Contudo, a maior relevância da telenovela foi abordar um tema delicado, e que até hoje divide mães, pais e a sociedade médica, que é o uso de maquiagem em crianças. Esse tema delicado ganhou notoriedade ao causar um enorme efeito colateral na protagonista, justificando a substituição da Belinda pela Daniela Lujan no meio da novela.




Depois disso, a vida de muitas crianças nunca foi a mesma, inclusive a minha. E mesmo ainda hoje não entender o propósito do nome da novela, afinal Alegrifes e Rabujos e Poucas, Poucas pulga até faziam sentido, mas Cúmplices de um Resgate não consegue dizer nada de relevante sobre a magia e beleza desta telenovela.

Sem mais delonga, confira e mate a saudade da velha infância ouvindo esse marco.




Nota do autor: Texto em Comic Sans não deve ser levado todo a sério =D

8 comentários:

  1. "Super barro" - Só isso já valeu todo o post! #MeanGirls kkkkkkkkkkkkkk

    Mas enfim, acho que essa foi a novela que mais marcou minha infância. Ainda não superei até hoje o fato de terem tirado a Belinda no meio da trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cúmplices foi sem dúvida uns dos marcos da nossa geração! Acredito que ninguém tenha superado a substituição!

      Excluir
  2. Eu sou louca por novelas mexicanas e Cúmplices de um Resgate com certeza marcou minha infância!
    Até hoje eu também não aceito a substituição, foi um choque para mim :(
    Você relatou muito bem sobre a novela, Ricardo, e ainda me fez matar a saudade com a música de entrada *---*
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Rossana! Espero poder vê-la mais vezes aqui no Crossover!

      =D

      Excluir
  3. Ameii sua materia sobre cumplices de um resgate!
    Eu sou fã da Belinda desde o lançamento dessa linda novela que foi na decada de 2000 e nao 90 "kk"...
    Bem... acho q a novela tinha esse nome por causa da banda e tbm porque quando as crianças resgatavam as gemeas de alguma encrenca sempre o grito de guerra deles eram "cumplices de um resgateee" ...
    Que saudade.. até hj eu lembro de todas as cenas,compre i DVD original da Televisa com todos os episodios e sempre assisto... e tbm nao superei a troca das atrizes,a diretora da Trama infelizmente estragou minha infancia!
    Ameii o post,bjssss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, obrigado pelo comentário e pelo toque ;) Realmente a novela é da década de 2000, 2001 para ser mais exato.

      Volte sempre :)

      Excluir
  4. Nossa, só eu achei a Danny espetacular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, em todos esses anos, você é a primeira pessoa que eu vejo falando isso.

      Valeu pelo comentário. Volte sempre ;)

      Excluir