terça-feira, 8 de outubro de 2013

[REVIEW MUSICAL] Frame By Frame - Cassadee Pope


Pop, Rock e Country em perfeita sintonia.

Casadee Pope vem causando grandes expectativas para o lançamento de seu primeiro álbum solo após sua merecidíssima vitória na versão americana do The Voice. Porém, como todos já sabem e como já comentamos aqui, muito antes de Cassadee conquistar o coração do público que a elegeu como vencedora, a bela já tinha feito muito barulho junto com sua banda de pop rock, Hey Monday.

Sim, POP ROCK! Curiosamente, durante sua estadia no reality, Cassadee acabou por se encontrar e se apaixonar pela Country Music, mas sempre pairava no ar qual seria o estilo que a moça escolheria ao gravar o seu primeiro álbum solo. A primeira vista, fica fácil dizer que o caminho escolhido foi o country, ao observarmos todas as fotos promocionais, single e até mesmo estratégia de marketing criada para aproximar Cassadee desse público. Mas se os temores do público era de que se migrando para um novo estilo a  cantora perderia sua essência, esses temores são totalmente anulados ao observarmos o resultado final do álbum, que é basicamente um balanço entre os dois gêneros de uma forma totalmente natural, sem soar eclético, forçado ou sem personalidade 

Cada faixa do álbum tem um som extremamente orgânico e puro, e cada detalhe nos arranjos das músicas nos remetem diretamente ao country, principalmente pela inserção de backing vocals masculino na maioria das faixas, mas a impressão que fica, é que muitas dessas canções, principalmente em seus refrões, poderiam muito bem caber no repertório da própria Hey Monday, com apenas algumas alterações. “Champagne” é uma delas, que traz um refrão explosivo em uma canção que fala sobre qual é a sensação de ficar bêbado de amor. Quer coisa mais country que isso? Quer coisa mais Pop Rock que isso? Outras músicas do álbum passeiam por esse mesmo estilo como “This Car” e a excelente “I Wish I Could Break Your Heart”, que aliás é a música com maior potencial de segundo single.

Até mesmo em músicas totalmente countries, como a positivista “Everybody Sings”, nota-se todas as influencias que percorrem a adolescência de Cassadee. O break utilizado na canção, poderia facilmente ser cantado por Avril Lavigne em seus melhores hinos. Um grande sinal de que apesar de tudo, Cassadee carrega consigo parte de suas influencias

A veia country de miss Pope fala mais alto ao longo de suas baladas, como o primeiro single Wasting All Theses Tears, One Song Away, You Hear a Song e, a melhor delas, Easier To Lie. A maior curiosidade aqui, é que Easier to Lie, que parece ser a mais country do CD, é na verdade uma música descartada do mais recente álbum de Christina Aguilera, Lotus. Contudo a canção nos revela um dos pontos fortes de Cassadee Pope: A habilidade de tomar uma música para si e nos fazer acreditar piamente na história que está sendo contada, como se ela mesmo tivesse passado por aquilo.

Essa característica de “contadora de histórias” fica ainda mais nítida em  “11”, que é de longe a canção mais auto-biográfica e honesta do CD e por isso, a que também pode vir a ser uma das favoritas do público. A canção é uma descrição  detalhada da história do divórcios dos pais de Cassadee e de como isso a distanciou do pai, resultando na canção mais simples, mas também a mais honesta do álbum.

Em “Proved You Wrong”, faixa que concluiu o Frame by Frame, Cass volta a ser aquela menina do Pop Rock que já conhecíamos, mas nunca deixando de aliar toques do seu atual country ao longo da canção. A melhor música do álbum fala na verdade, da luta da cantora em busca de seu primeiro contrato com uma gravadora e como agora ela pode provar para cada porta fechada o quanto ela é merecedora. Se essa é a música que mais se parece com as músicas do Hey Monday, isso não é a toa. A canção foi escrita logo após a banda se dissolver, sendo agora acrescentado  um toque maior de romantismo para deixar a canção mais empática aos olhos do público.

A vibe iniciada em “Good Times”, que já foi comentada em mais detalhes na nossa “Música da Semana”, percorre de certa forma por tudo o álbum. Em todo o momento temos aquela sensação de leveza, de originalidade e de jovialidade aliada também a certa maturidade, que acaba por diferenciar Cassadee Pope de outras cantoras do mesmo estilo. 

Frame By Frame, no fim de tudo, pode ser descrito como um álbum com ar um ar jovem e autentico, sendo a tradução perfeita do que Cassadee realmente é em questão de estilo. Um álbum puro, feito de uma artista de verdade para um público que está sedento por músicas feitas da alma. Antes de ser Country e antes de ser Pop, Frame by Frame é um álbum real e palpável, que vai além dos rótulos para transcrever a alma de sua artista em forma de música.




3 comentários:

  1. Não tem link das prévias das músicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei no You Tube, mas no iTunes deve ter. Tem esse track by track, em que ela comenta as músicas e toca um trechinho: http://bit.ly/17UcmOL

      Caso você queira o álbum, me manda inbox! ;)

      Excluir
  2. Escutei umas duas vezes já! amando e sendo esse album!

    Essa pegada country dela é muito boa mas acho q ela não é muito feliz com isso não! Porem eu sou feliz é oq importa BEIJOS!

    ResponderExcluir