segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] Royals – Lorde


A febre do momento não podia deixar de marcar presença aqui no Crossover, não é?


"Royals" é uma canção da cantora e compositora neozelandesa Lorde, contida no seu EP The Love Club e em seu primeiro álbum de estúdio Pure Heroine. Foi lançada como single em 8 de março de 2013.

"Royals" foi escrita pela própria Lorde ao lado de Joel Little. Este último além de ter ficado encarregado da produção da faixa, trabalhou com a cantora em todas as outras músicas de The Love Club. A composição da obra ocorreu em uma semana durante as férias escolares da artista, onde nesse mesmo período, mas duas músicas de seu EP também foram elaboradas. Foram várias as inspirações para a escrita de "Royals". Uma delas veio após a intérprete ver uma imagem no National Geographic Channel. Naquele momento, ela teve a ideia de compor uma melodia sobre a luxúria presente na vida de músicos pop.T A foto, que despertou nela este interesse, mostrava um jogador de baseball autografando uma bola, e usando uma camisa onde estava estampado a palavra 'Royals'. Segundo a própria, foi este evento que inspirou o título. Outro fato que influenciou na composição de "Royals" foi a paixão da intérprete pela aristocracia. Em uma entrevista para o VH1, ela falou sobre este sentimento: “Obviamente, eu tive esse fascínio pela aristocracia em toda a minha vida. Sabe, os reis e as rainhas de 500 anos atrás... eles eram como estrelas do rock. Se houvesse TMZ naquela época, eles iriam falar sobre Henrique VIII de Inglaterra e Maria Antonieta e todos aqueles povos [da nobreza]”.

Ainda segundo Lorde, outra inspiração para "Royals" foram as músicas que ela estava ouvindo durante a composição da canção. "Quando escrevi 'Royals', estava escutando bastante rap, mas também muitas faixas da Lana Del Rey, até porque ela é, obviamente, muito influenciada pelo gênero hip hop, mas ao perceber todas aquelas referências para bebidas caras, roupas bonitas e belos carros, pensei 'isso é muito opulento, mas também é uma bobagem". A cantora começou a elaborar os versos da faixa já na sua casa, e esse processo durou trinta minutos. Quando esteve no estúdio de gravação, ela mostrou as letras que havia composto para o produtor Joel Little, que lhe disse, "Sim, isso é bem legal". Posteriormente, os dois concluíram "Royals" bem como mais outras duas canções do EP The Love Club em uma semana. Enquanto Little ficava encarregado da produção, a artista focava-se na composição dos temas, nos quais ela escrevia um pouco a cada dia.

Dessa música já foram feitos inúmeros covers, incluindo de artistas como: Selena Gomez, Saints of ValoryFifth HarmonyWalk off the Earth, Gilbere Forte, The Weeknd, Cimorelli, Pentatonix, Mutya Keisha Siobhan, Mayer Hawthorne, The Rekkids, Death By Bacon, entre outros inúmeros artistas menos conhecidos. Também foram feitos covers em reality shows musicais de sucesso como The Voice (Estados Unidos) e The X Factor (Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália), além da música original ter entrado na trilha sonora do primeiro episódio da quinta temporada da série The Vampire Diaries.


Um comentário: