segunda-feira, 28 de maio de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Houdini - Foster The People

Rise above, gonna start the war!


O "mainstream" nunca foi tão "underground".



“Foster The People” é aquele tipo de banda que foi chegando devagarzinho ao cenário musical, sem muitas pretensões, mas quando nos demos por conta, BOOOM! Lá estavam eles com seu pegajoso hit “Pumped Up Kicks” invadindo nossos iPods, a trilha sonora das nossas séries favoritas e as mais consagradas paradas musicais de todo o mundo, se firmando como a revelação do mercado  atual.



Fato é que o cenário musical hoje tem uma característica extremamente dúbia, pois ao mesmo tempo que vemos o pop e a música eletrônica banhada a auto tune, encabeçada por artistas como Rihanna e David Guetta dominar as paradas, também nunca vivemos em um mundo tão underground e alternativo. É óbvio que o pop radiofônico ainda é o que predomina e atinge as grandes massas, mas é inegável que as bandas de estilo mais alternativo e “indie” vem cada vez mais ganhando espaço e prestígio no mundo mainstream. Ser alternativo hoje em dia deixou de ser diferencial , e arrisco-me a dizer que se tornou tendência. E foi nessa popularização de ritmos mais alternativos que Foster The People surgiu.

Digo que de forma despretensiosa porque o estrondoso primeiro hit da banda, se popularizou como um viral. Caiu na rede e foi sendo passado de pessoa pra pessoa, e então se popularizando principalmente entre o público jovem. O hit não tinha como dar errado, e ao ver o sucesso gigantesco a banda também soube aproveitar a oportunidade da melhor forma possível e com uma estratégia de marketing invejável. Após segurar o hit um pouquinho na gaveta para depois lançá-lo de forma oficial, mais da metade do CD foi licenciado para que as músicas fossem usadas em filmes, séries e outras obras televisivas. Estratégia inteligente, tendo em vista que o que o jovem atual mais consome depois de música, são séries, e porque não unir o útil ao agradável? A jogada surtiu grandes efeitos quando suas músicas foram usados em obras americanas de grandes sucesso, como “Gossip Girl” e “The Vampire Diaries”, despertando a curiosidade dos jovens que não se contentam com estilo de musicas enlatadas e visam um diferencial para tocar na sua playlist.

E mais de um ano depois da descoberta da banda, eles lançam o seu novo single, intitulado “Houdini”. A canção segue a mesma fórmula da música que lançou a banda de Mark Foster ao estrelato: Letra não tão clara, confusa, que permite mais de uma interpretação, mas com batidas e vocais tão pegajosos que a tornam irresistível! O clipe que a banda escolheu para divulgação também é bem interessante, se tornando compatível com a vibe da musica. No enredo a banda morre acidentalmente e é obrigada a fazer shows mesmo assim, para que os produtores não percam dinheiro. Parece bizarro? Não com a galera do Foster! O clipe é um dos mais criativos e divertidos que me lembro de ter visto recentemente, e pode ser interpretado apenas como uma brincadeira como também como uma crítica a industria musical que hoje visa o lucro acima de tudo.

Deixo a dica aqui também para quem quiser conhecer mais, baixar o primeiro e único álbum da banda intitulado "Torches", lançado em 2011. Os garotos da Califórnia não apresentam uma variedade de estilo muito grande, mas mesmo assim podem atingir a maior variedade possível de publico, justamente pelo fato de não conseguirmos encaixá-los em um estilo definido. “Foster The People” é simplesmente música, e música da melhor qualidade, que vai agradar as pessoas de mentes mais abertas até os mais conservadores. É aquele tipo de banda interessante que não vemos surgir sempre, mas que sempre sabemos que é justamente o que o mercado musical precisa.

Agora é só dar o play, curtir, e torcer para que essa “indie wave” continue crescendo e trazendo bons nomes para diversificar um mercado musical onde tudo é tão pré-fabricado e parecido.


                                                          - Letra | Vídeo Oficial -

5 comentários:

  1. Adorei! Tanto a música quanto o teu texto! Estou nessa vibe de música indie/alternativo, é muito bom! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Mary!

      Bom, eu sempre estive nessa vibe!kkkkk Bandas nesse estilo são as minhas favoritas! ^^

      Excluir
  2. Texto muito bem redigido! E sobre a banda. . o seu 1º single é realmente viciantee. Tava sentindo falta de uma banda que me despertasse interesse por suas músicas.
    Eder K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Eder!!!

      Fica ligadoq ue sempre temos novidades musicais por aqui ;)

      Excluir