quarta-feira, 6 de junho de 2012

[ESPECIAL] #SemanaDessen


Os blogs Amount of Words e o Nem Um Pouco Épico estão promovendo a #SemanaDessen, uma semana para homenagear e divulgar a autora Sarah Dessen. E como eu AMO os livros da Sarah, resolvi fazer esse post para ajudar e participar da #SemanaDessen.
Sarah Dessen nasceu em Illinois, em 6 de junho de 1970, mas maior parte da sua vida ela viveu em Chapel Hill, na Carolina do Norte. Ela sempre foi acusada de “ter imaginação demais” e seus pais sempre a incentivaram a escrever. Na faculdade ela estudou escrita criativa e literatura inglesa, mas trabalhava como garçonete em um restaurante mexicano, e manteve esse trabalho mesmo depois de ter vendido o seu primeiro livro. Uns anos depois ela foi convidada para ensinar na Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill), a mesma em que estudou e que seus pais trabalhavam, e esse era o trabalho dela até pouco tempo atrás. Agora ela fica em casa com a filha e focando mais em escrever livros.

Dessen, até agora, já possui 10 livros publicados (muitos deles super bem premiados), sendo que 3 deles já foram lançados no Brasil. Seus livros são classificados como YA (Jovens Adultos) e narram histórias contemporâneas sobre adolescentes, tratando de amadurecimentos e superações.

Eu já li os 3 livros da Sarah que foram lançados no Brasil e sou apaixonada pela escrita dela! As histórias são tão naturais que parece que há uma amiga ao seu lado, contando histórias que realmente aconteceram. Suas protagonistas geralmente são do tipo que sofreram algo no passado e, no presente, com a ajuda de amigos (e interesse amoroso), irão aprender a superar traumas e encontrar a si mesmas.

Para os cinéfilos de plantão, o filme HOW TO DEAL (Meu novo amor), protagonizado por Mandy Moore, foi baseado nos 2 primeiros livros da Sarah: That Summer e Someone Like You.


Sinopses dos livros publicados no Brasil:

Just Listen JUST LISTEN (Editora Farol)
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.







A Caminho do Verão
A CAMINHO DO VERÃO (Editora ID)
Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.





O Que Aconteceu Com o Adeus

O QUE ACONTECEU COM O ADEUS (Editora ID)
Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir. Combinando a marca registrada da escrita graciosa de Sarah Dessen, ótimos personagens, e a atraente história, What Happened to Goodbye é uma leitura irresistível. 

(Destes 3 que eu li, este é o meu preferido <3)


Lista de livros lançados nos EUA:

* Lançados no Brasil

Hoje a Editora ID anunciou o nome do próximo lançamento da Dessen no Brasil, para ainda este ano. Será o livro That Summer, o primeiro dela. Em breve a editora dará mais informações, como capa nacional e sinopse oficial.

For fiteen-year-old Haven, there's just too much going on. First, there's her father's wedding to Lorna Queen, the local television "Weather Pet." Then her sister Ashley's wedding to boring Lewis Warsher, who doesn't seem to suit Ashley at all. And Haven can't ignore the fact that she's nearly six feet tall and still growing. Haven can barely figure out who she is anymore or where she fits in. Then Ashley's old boyfriend, Sumner Lee, shows up and sparks Haven's memories of the summer when her parents were happy, her sister was plucky and carefree, and everything was perfect...or so it seemed.




Hoje também é aniversário da Sarah Dessen!! Todos estão twittando #SemanaDessen e #HappyBirthdaySarahDessen! 

Confiram a #SemanaDessen nos blogs Amount of Words o Nem Um Pouco Épico, para saber mais sobre essa autora maravilhosa! A Giu Fernandes, do AoW fez um video super legal falando um pouco de cada livro, confiram aqui.

LEIAM SARAH DESSEN! SUPER RECOMENDADO PARA QUEM GOSTA DO GÊNERO.

Créditos: Neste post contem imagens e textos retirados dos blogs Amount of Words o Nem Um Pouco Épico.

3 comentários:

  1. Awww, ameiii o post!!
    Obrigada por participar da #SemanaDessen! :)
    Eu terminei de ler That Summer segunda e ameiameiameiamei!!!! <3
    Ainda preciso ler O que aconteceu com o Adeus, mas desses dois que vc citou, eu prefiro A Caminho do Verão, mas todos são bons! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh e exatamente esse que será lançado: That Summer. Louca pra ler!! Mas os que tenho mais curiosidade para ler são This Lullaby e The truth about forever. O que aconteceu com o Adeus é muito lindo, meu preferido desses 3! ^^

      Excluir
  2. "A CAMINHO DO VERÃO" me lembrou DEMAIS a sinopse de "A última Música", do Nicholas Sparks! D:

    ResponderExcluir