quinta-feira, 23 de agosto de 2012

[MÚSICA] Kudai, uma trajetória de sucessos

Confira um pouco da história, o declínio os maiores sucessos da banda chilena Kudai, um marco na história da música pop/rock latina.



DesAgosto não é um mês de boas recordações para muitas pessoas, principalmente para os fãs da extinta banda chilena Kudai. Em nove de agosto de 2009 a banda deu um pronunciamento de que tomaria um descanso e que seus integrantes seguiriam com projetos pessoais. Entretanto, três anos depois todos os ex-Kudai seguem tocando com suas vidas e projetos. Uma lástima para os fãs mais otimistas que sonhavam com o retorno da banda.


Para aqueles que não conhecem, Kudai foi a banda de pop/rock chilena de maior sucesso na América Latina. O grupo formado inicialmente por Pablo, Nicole, Tomás e Bárbara foi o responsável por grandes HITs latinos incluindo “Ya Nada Queda”, “Escapar” e “Sin Despertar”, todos do primeiro álbum de estúdio do grupo, o Vuelo.

A banda estava junta desde 1999 pelo nome de CIAO: el poder de los niños. Só em 2002 que os integrantes mudaram para uma postura mais adolescente e mudaram o nome para Kudai. Em 2006, Nicole deixou a banda e em seu lugar entro a Gabriela Villalba.

Já em seu segundo álbum de estúdio, Sobrevive, o grupo latino emplacou grandes sucessos com “Talvez”, “Llévame”, “Déjame Gritar” e “Tu”. Já em 2008 o grupo lança seu último CD de inéditas, o Nadha. Do último disco destacam-se os sucessos “Lejos de Aquí”, “Nada Es Igual”, “Morrir de Amor” e “Disfraz”. Sendo esse último o clipe de “despedida”, que foi uma grande decepção para os fãs da banda.

O grupo seguiu com a agenda até o final 2009. Uma turnê de despedida estava seja planejada e foi cancelada. Então, a gravadora, EMI, lançou o disco com os maiores sucessos da carreira do grupo.

Em entrevista logo após o término, a ex-integrante Bárbara disse que o real motivo para o fim da banda devia-se a “fricção intransponível” e ainda completa dizendo: “Estábamos todos chatos y había muchas diferencias entre nosotros. Para mí lo decisivo fue que no me llevaba bien con la Gaby, me hartó demasiado". Pelo visto o clima não estava dos melhores.

Entre altos e baixos, é evidente que Kudai deixou sua marca na história da música latina. Não só pelo enorme sucesso e os incontáveis fãs e as centenas de prêmios que o grupo conseguiu ao longo da carreira. Fica a saudade cravada de boas músicas e a ausência de melodias marcantes que faziam milhares de corações baterem mais forte.

9 comentários:

  1. Kudai realmente deixou saudades.

    Isso sim foi uma banda latina de QUALIDADE, ao contrario de umas aí u.u kkkkkkkkkk \TaParei

    Foi uma pena ter acabado do jeito que acabou, de um modo turbulento, não sobrando nem amizade entre alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão, Jean! Isso é tão triste. E é difícil encontrar atualmente em qualquer cenário musical uma banda pop/rock de qualidade.

      Excluir
  2. Conheci essa banda através do Jean.

    ResponderExcluir
  3. Quais as bandas que foram formadas após o fim do grupo Kudai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pablo formou a banda de rock Lilyput. Já a Barbara e o Tomáz se juntaram no duo "Amitié", que tem uma sonoridade BEM parecida com o Kudai e já está para lançar CD!

      Excluir
  4. Pablo, Tomás e Barbara dizem que os fãs de Kudai teram uma grande surpresa em 2014. Alguns dizem que Kudai voltará. Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um grande presente para nós, fãs da finada Kudai. Ouvi dizer que há um projeto chamado KDI, onde os ex integrantes da banda estariam envolvidos. Vamos esperar para ver.

      Excluir
    2. Kudai com certeza marcou também uma geração... seria ótimo um reencontro entre todos (incluindo a Nico)hahaha
      O que me entretece muito também é a Nicole ter sumido depois do termino da sua tour Cristal do CD Eternidad em 2008, ela tem uma voz linda (na minha opinião) e simplesmente não se tem mais noticias dela. Parece que Amitié e Lilyput não vingaram pois vi no instagram que a Barbara esta fazendo faculdade de odontologia e o Pablo faz shows sozinho. e a Gaby mudou o nome artístico pra (Gaby de K) '-' Saudade Kudai.

      Excluir
  5. Kudai ♥
    Ya queremos que regresen a Perú otra vez. Saluditos desde Lima ♥♥

    ResponderExcluir