sexta-feira, 28 de setembro de 2012

[REVIEW] Castle – 5x01 – After the Storm

The Caskett year has begun.


Depois de quatro temporadas de muita enrolação, finalmente chegamos a um lugar onde os fãs de Castle podem ser felizes. Temos um rosto e um nome para o assassino de Johanna Beckett, e temos Rick e Kate juntos e satisfeitos (em todos os sentidos). Alguém mais está com um sentimento de que agora é que a série está realmente começando?
Não sei vocês, mas eu estou sentindo isso. Foi até meio estranho assistir a este premiere, foi como se tivessem me colocado em um universo paralelo, onde conheço todos os personagens da série, mas não sei nada das suas histórias. Beckett e Castle como casal, Ryan e Esposito como inimigos, sem nenhum random e insignificante assassinato a ser resolvido, sem Lanie, e o mais incrível, finalmente sabendo quem matou a mãe da Beckett. Foi mesmo muito estranho. Mas não deixou de ser gostoso, especialmente nos aspectos que tanto senti saudade como silly Castle e badass Beckett. E é claro, Caskett sendo safadinhos.

A primeira cena já valeu a pena todo o episódio, é muito amor e muita comédia. Ver a revolta e indignação da Beckett por ter que se esconder no closet foi priceless. Ainda mais toda seduzente como ela estava, maquiagem borrada, nua e com aquele sex hair lindo de morrer. Mas eu também me revoltei nessa hora, ele não tinha motivos plausíveis para escondê-la de ninguém, ainda mais da Martha. Ele devia era mostrá-la ao mundo, como um troféu. Ao contrário dela que tem sim motivos para escondê-lo, evitar assumir que a carne é fraca kkk
Depois deste momento de alegria, Ryan resolve me broxar. Não só atrapalhou o que seria uma bela pegação no apartamento da Becks, como também trouxe de volta uma das coisas que mais me desperta irritação nos últimos tempos: o caso Johanna Beckett. Não me entendam mal, acho muito interessante e bem bolado, até certo ponto adorava os episódios relacionados a isso. Mas no momento em que o caso passou da quarta temporada para a quinta sem resolução, passou a me irritar. O que é isso, The Mentalist? O cara virou o Red John agora? Ou vai ver foi Lúcifer que veio de Supernatural pra infernizar, porque se ninguém pega o cara ele só pode ser o diabo em pessoa!
E talvez o que mais me irrite nesse caso nem seja o fato de que ele fique tanto tempo sem solução, e sim o fato de que a série inteira se sustenta nessa história, é tudo muito amarrado. Se tivesse outras válvulas de escape, histórias grandes e contínuas pra distrair de vez em quando, não teria problema. Essa é uma das poucas falhas de Castle na minha opinião, a série se prende ao casal principal e ao caso JB, podia expandir mais. A série tem 8 personagens só no elenco fixo, olha a quantidade de outras tramas que poderiam ser discorridas! Trabalhar diferentes abordagens, pra não cair na mesmice.
E ainda tem o recurso dos serial killers, que são meio que requisito básico de uma boa série policial; tem que ter serial killers dos mais variados tipos pra dar muita dor de cabeça e deixar os fãs com o coração na mão, sair da rotina vez ou outra. O único serial killer de Castle é o 3XK, e só tem um episódio por temporada relacionado a ele, assim fica difícil. Mas again, não me entendam mal, não é que eu esteja reclamando que Castle está ruim e precisa melhorar, longe de mim. A série é majestosa, uma delícia, é meu segundo drama favorito da TV! Só sinto falta desses detalhezinhos as vezes, e tenho medo que daqui a um tempo eles se tornem problemas.
Mas enfim, lá foram eles mergulhar de cabeça no caso de novo (e eu aqui igualzinha a Beckett, de cara feia e bufando o tempo todo, totalmente desconfortável com o efeito que esse caso tem sobre mim kk), e quem diria? Dessa vez eles realmente chegaram a algum lugar! Isso foi outra coisa que me incomodou ligeiramente nesse episódio, eles passaram quatro anos totalmente no escuro e de repente, em alguns dias, eles descobrem tudo sobre o cara e conseguem chegar até ele? Mas okay, o importante é que estamos a caminho de deixar isso pra trás, finalmente.
Nesse meio tempo passei pelas mais diversas emoções. Feliz e toda boba pela fofura de Caskett, senti saudade do Rick apaixonado e foi mais satisfatório do que eu pensava ver a Kate correspondendo (beautiful OTP is beautiful). Aliviada porque o Maddox morreu, aquele cara me dava severos calafrios (by the way, adorei aquela sequência da explosão e da tia Gates diva dando pressão neles). Revoltada com a falta de consideração do Smith, e estranhamente abalada com a morte dele. Triste e de coração partido pela situação de Ryan e Esposito, sério gente, aquela tensão, aqueles carões e palavras grosseiras me mataram mais do que os quatro anos de enrolação entre o casal principal.
Agora vou entrar na sequência que preciso comentar. Primeiramente, podem me chamar de cínica o quanto quiserem, mas me recuso a acreditar que alguém tenha realmente cogitado a possibilidade da Becks ter ido atrás do cara pra matar. Seriously guys. Nem o Castle que é mais passional teria feito uma coisa dessa se fosse com ele, imagine a Beckett que é tão prática. E ok, sei que o caso da mãe dela é o calcanhar de Aquiles e que ela fica surtada quando se envolve nele, mas a ideia do episódio inteiro foi claramente mostrar que ela está sob controle agora, inclusive quando Castle pergunta ela genuinamente diz que está bem.
E pensando nisso foi que fiquei aborrecidíssima quando ela foi atrás do cara, porque tipo, com que propósito? Ela não ia matá-lo, então pra quê confrontá-lo? Fiquei sim aborrecida por ver a Becks tomando a postura de assumir a fraqueza. Mas ainda assim amei a cena do confronto, OMG, como alguém consegue ser tão awesome assim? Eu estava irritada com a trama do episódio e estava aborrecida com o rumo daquela cena, e ainda assim foi a melhor cena do episódio na minha opinião. Sério, dá vontade de bater na Stana por ser tão talentosa. Da parte em que ela chora falando da mãe, até a parte em que ela faz o trato com o cara (com direito a soco pra cicatriz e tudo), fiquei completamente encantada. Vai ser boa atriz assim lá no Emmy!
Enfim, fiquei meio decepcionada pelo caso JB não ter sido resolvido de uma vez por todas ainda, mas pelo menos depois desse episódio podemos respirar aliviados. Já se sabe quem é o responsável e devido ao acordo feito, sabemos que a caça à Beckett vai parar. Agora é só esperar eles juntarem provas suficientes pra botar o cara na cadeia por uns bons 30 anos, no mínimo. Nesse meio tempo, vamos poder nos concentrar em resolver random e insignificantes assassinatos, do jeito que eu gosto.
E falando nisso, sempre me perguntava como seria a volta da Becks pra NYPD, desconfiei que ela pediria pra voltar, mas nem imaginava que a Gates mandaria ela cumprir a suspensão também, e achei isso digno. Aliás, acho tia Gates muito digna. Adorava o Montgomery, claro, e sinto saudade dele. Mas tenho uma ligação muito forte com a Gates, desde “Rise”, mesmo ela sendo do contra. Admiro a rigidez dela, a disciplina, e o grande coração que tem embaixo daquelas trocentas camadas de casca grossa. E meus olhinhos encheram d’água quando ela disse “I don’t intend to dig up the past and tarnish Roy Montgomery’s reputation. The fact is, I admire your loyalty. I hope you feel that for me someday”, sério gente, me diz se não é linda? Amei.
Well, pra encerrar a review, vou só dividir minhas expectativas pra esta quinta temporada. A curto prazo, espero que Ryan e Espo não demorem a reatar o bromance, e que Caskett caiam de cabeça no romance, porque já que o Nathan disse que não vai durar é bom que eles aproveitem bastante enquanto dure (e pelo visto vão né, fiquei chocada com a cena final, ainda não consigo assimilar que a Becks realmente pegou naquilo do Castle dentro do elevador da delegacia ainda de portas abertas!). A longo prazo, o encerramento do caso da mãe da Beckett pra sempre (como já disse muitas vezes neste mesmo texto) e pelo amor de Deus, que apareça mais alguma pista ou qualquer outra coisa sobre aquela história inacabada do pai do Castle e a possível ligação do velho com a CIA! Não acredito que só eu tenha ficado insanamente curiosa sobre isso desde “Linchpin”. E taí uma ótima dica de nova trama a ser explorada na série, tem potencial de ser tão boa quanto o caso JB. Mas enfim, e vós leitores lindos, quais as vossas expectativas? :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário