domingo, 11 de novembro de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Smile – Avril Lavigne

 
Dessa vez a Música da Semana vai pelo caminho óbvio: a genialidade de Avril Ramona Lavigne!

Você pode não gostar da princesinha do rock, mas tem de admitir que há pelo menos uma música da cantora que não sai da sua cabeça, porque sempre tem. Eu particularmente sou encantada pela qualidade do trabalho da moça, pelo amadurecimento musical e pessoal que ela mostrou ao longo da carreira. E o mais legal é que, mesmo passando por diferentes fases e abordagens criativas, a canadense nunca perdeu sua essência musical, continuou fiel à sua subjetividade e respeitou aquele rock bem característico que só ela sabe fazer. Não há como negar que o nome Avril Lavigne tem gabarito, desde que surgiu ela vem deixando sua marca no cenário da música internacional, movendo multidões. Creio que se eu tivesse de escolher uma artista que descreva com mais precisão meu estilo musical, seria a Avie. Mas enfim, chega de rasgação de seda e vamos conferir um dos mais recentes e fodásticos hits da rockeira de Belleville! Estão prontos para smile? J
Em março de 2011, Avril perguntou aos seus seguidores no Twitter se prefeririam "Push" ou "Smile" como seu segundo single. Algum tempo depois, a página oficial polonesa da cantora confirmou que "Smile" tinha sido escolhida e seria lançada nas rádios da Polônia em abril de 2011 e seu videoclipe em maio do mesmo ano. Antes do lançamento oficial, a canadense fez uma performance em um programa de rádio australiano chamado 2 Day World Famous Rooftop. Ela também promoveu "Smile" no programa de calouros britânico Britain's Got Talent, junto com a canção "What the Hell", com o propósito de colocá-lo nas paradas na The Official Charts Company, anunciando-o em um programa de âmbito nacional. Em junho de 2011, Avril participaria do programa The Tonight Show na NBC, um talk show comandado pelo apresentador Jay Leno, porém ela compareceu America's Got Talent, que pertencente a mesma emissora. Lavigne cantou "What the Hell" e "Smile". Durante a performance, a audiência era de mais de onze milhões de telespectadores, ficando na frente de emissoras concorrentes, como a CBS, que exibia o programa Big Brother, com 7,7 milhões, e o da rede ABC, com 3,6 milhões. "Smile" foi composta pela canadense, por Max Martin e pelo Shellback, seus gêneros incluem o pop rock e o pop punk. Segundo Lavigne, a letra expressa seus sentimentos por alguém especial em sua vida, que conseguiu colocar o sorriso em seu rosto, além de falar sobre sua gratidão para pessoas especiais.
"Smile" foi lançada em abril de 2011 nas rádios. O single estreou na 33ª posição na parada da Nova Zelândia. Alcançou o quinto lugar na lista de vendas digitais do Japão, além de obter a quarta posição no Ultratop Wallonia e a segunda no Ultratop Flanders, ambos da Bélgica. Depois de sete semanas na parada de sucesso da Austrália, a ARIA Charts, teve como pico a 25ª colocação; o segundo single de Goodbye Lullaby foi certificado com disco de platina pelas mais de 70 mil cópias vendidas no país. Na loja virtual iTunes, dos Estados Unidos, "Smile" foi lançado em 21 de maio de 2011, com posição máxima na 46ª colocação. Na terceira semana de junho, a canção entrou na Billboard Pop 100, na 25ª posição. Na Áustria, apareceu pela primeira vez na 37ª colocação na Ö3 Austria Top 40 e, nas Filipinas, ficou em duas tabelas consecutivas, uma na categoria internacional e outra geral, na oitava e décima quinta posição, respectivamente. Nos Estados Unidos, a canção só entrou na Billboard Hot 10 semanas depois de seu lançamento oficial, na 71ª posição. No Brasil, a faixa atingiu a 46ª posição na Billboard Hot 100 e a 19ª na Hot Pop. Já na rede de rádios da Jovem Pan, ficou na quarta colocação do Hit Parade Brasil e na 29ª entre as 50 mais tocadas do ano de 2011.
O videoclipe de "Smile" foi gravado em 21 de abril de 2011 em New York, e dirigido por Shane Drake. Antes de sua liberação, Lavigne publicou vídeos em seu canal VEVO no YouTube. Em 16 de maio, ela postou um vídeo intitulado "Ready, Set, Smile!", e outro no dia seguinte intitulado "Smile & Style". Ele foi lançado em 20 de maio e seu making of no dia 17 do mesmo mês. O vídeo oficial começa com Avril em um quarto branco, com vários amplificadores grandes e pretos atrás de si. Ela balança uma lata de tinta spray e mostra um rosto sorridente para a câmera; duas cruzes que representam os olhos e uma boca. Lavigne decora as paredes ao seu redor com cartazes da Black Star Tour e palavras diferentes, faz desenhos nas paredes, e então conecta uma guitarra elétrica vermelha em um dos amplificadores. Ela canta o primeiro verso no quarto branco, depois caminha por NY. A canadense vai até algumas pessoas que estão chateadas e/ou angustiadas e tira um pedaço de um coração vermelho delas. Quando leva a peça, eles começam a sorrir. As cenas de Lavigne na cidade estão em uma escala de cor cinza, mas os pedaços de coração são vermelhos. O vídeo alterna entre esses locais; a cantora no quarto branco e na cidade, o mesmo tema recorrente durante toda a duração do vídeo. O clipe foi indicado no MuchMusic Video Awards na categoria de melhor clipe canadense em 2012.

4 comentários:

  1. Avril!!!!!!! Smile é umas das minhas músicas favoritas e o clipe é uns dos mais divertidos da carreira da Avril! Muito bom, Nah. Adorei a escolha da música da semana! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn, brigada Ricardo! fico feliz que vc tenha aprovado :) haha

      Excluir
  2. Putz, Nah! Não sabia que vc era fã da Avril também!

    ótima escolha! Adoro Smile e acho o Goobye Lullaby um dos melhores álbuns da carreira dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha sério? pois sou, desde os meus 13/14 anos, sl. no começo eu curtia só as musicas dela mas depois do The Best Damn Thing (que é meu album favorito, btw) xonei nela por inteiro HAUAHUH enfim, brigada Jean, que bom que gostou da minha escolha :D

      Excluir