quarta-feira, 21 de novembro de 2012

[REVIEW] Arrow - 1x05/06 - Damaged / Legacies






Jogada de mestre!

Já havia comentado na review anterior que estava achando super prematuro o fato de haver a suspeita sobre a identidade de Oliver tão já, e de fato era. O que eu não poderia esperar é que essa provável descoberta em cima do nosso herói era só um plano milimetricamente calculado por Mr. Queen para jogar os holofotes para cima de si, e ao mesmo tempo “provar” que é impossível que ele fosse o arqueiro. Uma hora ou outra, Oliver seria questionado pelos seus sumiços repentinos, por nunca estar no mesmo local que o Arqueiro, entre outras evidências, então realmente nada mais bem pensado do que levantar essa lebre e derruba-loa o quanto antes, fazendo de Oliver uma pessoa fora de cogitação.

Claro que nada disso teria sido possível sem a parceria de John Diggle, que já começa a mostrar que será mais do que um parceiro de bastidores para Oliver, assumindo até a identidade do Arqueiro nesse episódio para fazer com que Oliver fosse inocentado. Estou até gostando dessa coisa de Oliver ter um parceiro, principalmente por ele servir além de tudo como um conselheiro de guerra e de vida para Oliver. Querendo ou não, toda a motivação para partir para a pancadaria do nosso Arqueiro, é motivada por um senso de justiça cego, que deixa Oliver sujeito as atitudes mais drásticas, portanto é bom que ele tenha um conselheiro por perto para manter seu pé no chão e o ajudar a se definir como herói. Vale aproveitar o momento para dizer que “herói” é um título que Oliver já se recusa a utilizar, e ao contrário do que seu apelido sugere, suas intenções iniciais não era de ser um “vigilante” ou alguém que luta para proteger os indefesos. Se não fosse por Diggle, muito provavelmente Oliver continuaria limitado a chacina da parte má da elite de Staling City, mas agora nosso herói passa a assumir o título que lhe cabe tendo até um lado mais humano “expandindo” a sua zona de atuação.


O episódio 6 serviu como prato cheio para definir esse lado da personalidade de Oliver através do caso da semana. Foi interessante o paralelo que colocaram entre o pai de Oliver ter feito dele o que ele é hoje, com o fato do vilão do dia ter feito do seu filho também um ladrão, motivado por suas frustrações e fracassos pessoais, permitindo a Oliver ate um tipo de identificação e senso de piedade. Aliás, esses paralelos estão sendo feito de forma tão consistente que fica até difícil não gostar deles. Os flashbacks se tornaram característica da série, e espero muito que com o passar do tempo ela não sirva apenas para fazer alusão ao que acontece nos dias atuais, mas também para nos revelar mais sobre o que acontecia na ilha e como Oliver se tornou de fato o homem que é! Isso já está começando a ser mostrado na verdade, e no episódio 5 vimos muito da interação entre Oliver e seu mentor, bem como a lealdade que Oliver demonstrou para com ele, não cedendo nem nos momentos de maiores pressões.

Falando agora um pouquinho da mitologia do Arqueiro Verde, cada vez fico mais intrigado com o desenvolvimento de Thea. A personagem aos poucos vem ganhando o seu espaço, e foi uma das únicas a não engolir completamente essa a história de Oliver não ser o Arqueiro. Verdade seja dita, mas Oliver disfarça realmente muito mal e não dou muito tempo para que Thea se dê conta de tudo. Claro que isso servirá para que ela se torne de vez o Speedy, apelido que mais uma vez foi relembrado em um episódio, o que só me faz ter mais certeza de que a transformação de menina mimada em parceira de guerra do Arqueiro está mais próxima do que nunca! Enquanto isso não acontece, Thea continua arrumando problemas, tentando até se envolver com Tommy e mostrando que é uma boa conselheira quando quer ser, traço que fará dela uma parceira de valor. Não acho que revelaram esse lado conselheiro de Thea simplesmente para mostrar um possível namorico que ela venha a ter com Tommy.

Laurel e Oliver ao mesmo tempo que parece que irão explodir em um relacionamento, vejo os dois cada dia mais distantes também. É legal como eles estão conseguindo brincar com essa ambigüidade, fazendo a gente vibrar e torcer ora por Oliver, ora por Tommy. Ver Laurel defendendo Oliver no tribunal contra as acusações de ser o Arqueiro e enfrentando até o seu próprio pai para isso, só mostrou ainda mais a força da personagem, que não consegue se conter ao ver uma “inocente” sendo acusado, independente de ter tido um passando mal resolvido com ele. Além de claro, ter sido muito bom ver o casal trabalhando juntos novamente. Já no episódio seguinte, não tem como negar que ela com Tommy também dão a liga certa, e foi impossível não torcer nem que um pouquinho para que os esforços de Tommy para mostrar que é um cara a altura dela não dessem certo. Ainda é cedo para que seja feita uma escolha, e todos sabemos que eventualmente ela irá se resolver por Oliver, se tornando o Canário Negro, mas enquanto isso a gente curte esse clima de indecisão e vê a história se desenrolar de forma muito bem feita.

Para aguçar os ânimos dos fãs dos quadrinhos, a série está começando a investir pesado na mitologia do personagem e do universo da DC Comics, e já promete na próxima semana introduzir mais uma personagem conhecida do público. A famosa “Caçadora” provavelmente já aparecerá no próximo episódio da série. Existem três versões diferentes para a “Caçadora”, inclusive uma em que ela é filha do Batman com a Mulher Gato, mas acho que dificilmente usarão essa abordagem para a série.  Ao que parece a Caçadora será uma espécie de vilã mas que de certa forma servirá como affair temporário para Oliver. Mais alguém aí DOIDO para o episódio 7?

Veja as primeiras imagens da moça no promo abaixo!



                                      

3 comentários:

  1. rqueiro foi inteligente ao antecipar que a volta do Oliver seria associada a aparição do justiceiro das flechas.
    Diggle vai ser um bom amigo e companheiro, acho que o Oliver precisava disso tb, para não se sentir tão solitário.
    Oliver mostrou-se ser um homem de caráter, não traiu o seu mentor, mesmo sob tortura.
    Thea é a garota mimada, com boa intuição, daí ser boa conselheira também e, ela é esperta, por isso saca tudo.
    Eu gosto mto desse joguinho de gato e rato entre a Laurel e o Oliver, isso cria um clima, tão atrativo.
    Será que agora vamos ver cenas de ciúmes ?
    Boa review Jean, em breve venho comentar aqui de novo.
    Abraço.
    Charles A. Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Charles!

      O próximo episódio é bem importante para a série. Espero que voce goste e comente! ;)

      Excluir