segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 - Vencedores

Ben Affleck mesmo sendo esnobado na categoria de Melhor Direção, subiu ao palco como um dos produtores do filme vencedor do Oscar 2013, Argo.

Em uma cerimônia sem muitas surpresas, com muitos números musicais, com as já esperadas piadinhas do apresentador Seth MacFarlane, foram revelados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas os vencedores da maior premiação do cinema mundial. As Aventuras de Pi foi o filme que mais ganhou prêmios incluindo Melhor Direção. Mas foi o filme do diretor não indicado que se consagrou como o filme do ano pela academia.



O diretor de As Aventuras de Pi, Ang Lee.

Como já era de se esperar, Argo levou o principal prêmio da noite, mesmo Ben Affleck ter sido esquecido na categoria de Melhor Direção, categoria essa que acabou sendo uma grata surpresa ao vermos a vitória do sempre competente diretor Ang Lee por As Aventuras de Pi. A maioria dos cinéfilos apostava na vitória de Steven Spielberg, algo que não ocorreu. A categoria de Melhor Atriz foi vencida pela jovem Jennifer Lawrence, mesmo tendo obtido uma ótima atuação, ela não superou sua performance em Inverno da Alma e quem merecia o prêmio era a aniversariante da noite, a atriz francesa Emmanuelle Riva que de longe teve a melhor atuação do ano no maravilhoso e devastador filme "Amour", vencedor do Melhor Filme Estrangeiro. 


O mestre Quentin Tarantino recebendo seu prêmio.
A categoria de Melhor Ator Coadjuvante estava imprevisível devido não ter uma unânimidade nas premiações antecedentes ao Oscar, Christoph Waltz acabou vencendo merecidamente por seu papel em "Django Livre" que também ganhou sob inúmeros aplausos o prêmio de Melhor Roteiro Original para o mestre Quentin Tarantino. Daniel Day-Lewis, como já era de se esperar levou o prêmio de Melhor Ator do ano. Assim como tivemos a vitória da linda Anne Hathaway vencendo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação no filme "Os Miseráveis".

Adele performando a Canção Original do Ano.

Houve um raro empate na categoria Edição de Som onde os filmes "A Hora Mais Escura" e "007 - Operação Skyfall" foram os vencedores. Além de performar sua canção no palco da premiação, a cantora Adele acabou levando o Oscar de Melhor Canção Original. Enquanto que "Valente" levou Melhor Animação mesmo não merecendo. O Tombo de Jennifer Lawrence ao subir ao palco após o anúncio de sua vitória deverá ter sido o grande acontecimento da noite, mesmo assim a atriz levantou e super feliz agradeceu seu prêmio. 

O acontecimento que roubou a cena no Oscar 2013, o tombo de Jennifer Lawrence.

A lista completa dos vencedores da 85ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo, 24, no Dolby Theatre, em Los Angeles segue abaixo:

Filme: "Argo"

Direção: Ang Lee, por "As Aventuras de Pi"

Ator: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"

Atriz: Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida"

Ator coadjuvante: Christoph Waltz, "Django Livre"

Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, "Os Miseráveis"

Roteiro original:  "Django Livre"

Roteiro adaptado: "Argo"

Animação: "Valente"

Filme estrangeiro: "Amor" (Áustria)

Trilha sonora: "As Aventuras de Pi"

Canção original: "Skyfall", de Adele, "007 - Operação Skyfall"

Fotografia: "As Aventuras de Pi"

Figurino: "Anna Karenina"

Documentário:  "Searching for Sugar Man"

Curta de documentário: "Inocente"

Edição: "Argo"

Maquiagem: "Os Miseráveis"

Direção de arte: "Lincoln"

Curta de animação: "Paperman"

Curta-metragem: "Curfew"

Edição de som: empate entre "A Hora Mais Escura" e "007 - Operação Skyfall"

Mixagem de som: "Os Miseráveis"

Efeitos visuais: "As Aventuras de Pi"


2 comentários:

  1. Eu acho totalmente perdoável o tombo que a Jennifer levou. A mídia, com absoluta certeza, vai dar destaque a isso. É fato, mas ela ganhou um Oscar e poderia descer rolando essas escadinhas. O que me prendeu a premiação foi exatamente a categoria que ela ganhou. Achei bastante interessante os extremos que receberam indicação: a garotinha Quvenzhané Wallis e a senhora Emmanuelle Riva (quem eu pensei que levaria um Oscar pra casa )

    :)

    ResponderExcluir
  2. Jennifer Lawrence e Anne Hathaway ganhando foi mais do que merecido! Muito orgulhoso da Jen, com apenas 22 anos, ter uma estatueta já de Melhor Atriz na prateleira.

    Só fiquei triste por "Les Misérables" não ter levado de Melhor Filme, mas ainda bem que Anne Hathaway ganhou uma premiação importante!

    ResponderExcluir