sábado, 23 de fevereiro de 2013

[REVIEW] The Vampire Diaries – 4x13/14/15 - Into the Wild/ Down the Rabbit Hole/ Stand by Me



Me neguei até certo ponto a escrever sobre esses últimos episódios de TVD. Mas cheguei a um ponto em que não aguentava mais ficar calado. Entretanto, não tinha nada o que falar. Na verdade ainda não tenho. Enquanto escrevo essas linhas tento lembrar o que achei dos últimos episódios e só me vem um vazio. Um grande vazio. Por causa disso estou numa espécie de luto. Não encare esse texto como uma review, mas sim com um desabafo.


The Vampire Diaries sempre teve uma espécie de magia que me contagiava. Que me fazia aguardar ansiosamente cada novo episódio. Que me fazia vibrar com os twits e com uma infinidade de outras coisas que fizeram de TVD umas das melhores séries da atualidade. Sabia que isso não iria durar para sempre, afinal no ciclo básico da vida tudo tem um começo, um meio e um fim. Só não esperava que o suposto fim fosse chegaria tão cedo.

Ainda não estou desenganado. Muito pelo contrário. Nutro a esperança que as coisas mudem. Nem que para isso tenha que cair um meteoro na cabeça Julie Plec. Sinto muito aos simpatizantes dela, mas essa mulher arruinou que TVD construiu em termos de narrativas, personagens e mitologia em menos de uma temporada. Palmas lentas para ela, por favor!

Primeiro veio aquele plot da ligação. WTF?!, pensei. Tá. Tá. Isso a gente releva. Ninguém pode ser perfeito o tempo todo, não é? Para minha tristeza, nos episódios seguintes a história não engrenava. Nada acontecia de fato. Elena ficou mais insuportável do que nunca, Damon perdeu o brilho e Klaus e Caroline ficaram entediantes. Me pergunto como tudo isso aconteceu e só me vem uma resposta na cabeça: CURA.

O plot mais furado da história do vampirismo universal, com certeza! Nunca ouvi nenhuma referência sobre uma possível cura. Quem será que teve essa brilhante ideia? Isso, de um certo ponto de vista, é uma afronta à lenda dos vampiro. Coitado de Edward. Depois de passar uma saga inteira se escondendo com vergonha de brilhar no sol, a cura seria a solução para os seus problemas. (In)Felizmente só existe uma dose.

 E não me lembro de nenhuma menção sobre isso nas obras da L. J. Smith. E olha que li os livros clássicos. E se por acaso eu estiver enganado, por favor, me corrijam. Com tanta história boa para ser explorada inventaram logo essa da cura? Os três últimos episódios foram fadados ao tédio. Excerto alguns minutos de brilho (Que mesmo sendo legais, e até certo ponto, genais, não conseguiram salvar o resto). Destaque para o episódio 14, Down the Rabbit Hole, que foi salvo lá nos minutos finais graças à aparição da Katherine.

O resto? Bem, prefiro não falar muito sobre isso.

A coisa está tão sem graça, tão sem trato, que nem a morte do Jeremy me abalou. Se a intenção era chocar de alguma forma, isso não aconteceu. Tivemos tantas mortes interessantes na série, principalmente de personagens insignificantes que foram bem melhores e causaram mais impacto nos telespectadores do que essa. Vick, Lexi, Anna, Mason, etc.

Até a “Expressão” que lá no começo me deixava curioso, agora tente ao tédio. Seriously! Até o luck/unlock da finada The Secrect Circle era mais útil. A trama dos caçadores também era algo bem promissor que acabou morrendo e agora não tem a menor graça. E já que o Jeremy morreu só resta o Vaughn (vulgo caçador avulso/sem função) que só serviu para dizer que Katherine tem alguma ligação com Hayley. De que isso serve? NADA.

Percebi que tínhamos chegado ao fundo do poço quando a trama de Matt mostrando as pichações com o nome da Vick e depois dele chorando no carro sozinho foram de uma qualidade técnica e de uma verdade que há tempos não via na série. Gente, estou falando do Matt. Do Matt!!!

Nem mesmo Shanne e toda sua insignificância e mistério durou. O cara foi morto e Silas tomou o lugar dele. Tenho que confessar que dei gargalhada desse plot e quando ele falou em “quebrar o véu” para trazer a vida todos os seres sobrenaturais que já morreram, me faltou um pouco de ar. Acho que nem se isso supostamente acontecesse salvaria a série. Talvez se TVD virasse uma comédia sem noção. Fazer graça já faz.

Pelo menos temos a esperança de alguma mudança. Damon se aproveitou da “ligação” e pediu para que Elena desligasse sua humanidade. Ela até pôs fogo na casa, mas ainda está um pouco longe de incendiar nossos corações carentes por uma trama de qualidade. E se vocês estão bem informados, devem saber que está sendo planejado um spin-off de The Vampire Diaries focado na história dos Originais em New Orleans.

“The Originals”, o nome da dita cuja, provavelmente irá estrear dentro de TVD no episódio 4x20, que irá ao ar em 25 de Abril. Se tiver Julie Plec como responsável, seja como roteirista ou produtora executiva, tenho razões para acreditar que a série estará destinada ao fracasso.

Para encerrar essa review só me resta fazer um apelo: "Por favor, tio Kev, volte para TVD. Por favor". Ah, TVD entrou em hiatus e agora só vai ter episódio inédito dia 14 de março. Espero que até lá tudo melhore.



3 comentários:

  1. Não podia discordar mais. A temporada está ruim mesmo, mas o o episódio 15 para mim foi a salvação.

    Acho que o povo está tão injuriado com episódio ruim nessa temporada de TVD que quando um bom aparece, mas em um ritmo mais devagarE NECESSÁRIO, todo mundo fala que foi uma merda. Nada de "WOW" aconteceu mesmo e nem tivemos 300 plots twists. Mas após a morte do Jeremy, como eu disse, era necessário um episódio desses mesmo. Ele era o ÚNICO parente da Elena vivo, então é óbvio que ia ter muito drama no episódio e isso é natural, se o contrário acontecesse, aí sim seria incoerente. Achei, inclusive, esse um dos episódios mais emocionais da série, principalmente com o surto da Elena! Nina está de parabéns pela interpretação e também estou curioso para ver como vai ser a Elena com seu lado humano desligado.

    Até a trama do Silas me empolgou, principalmente por nesse twist de que se um imortal voltar, TODOS voltam. E estou começando a achar que isso pode acontecer. Fora que esse lance do purgatório conseguiu casar perfeitamente com o motivo do Jeremy poder ver os seres sobrenaturais. Enfim, AMEI o episódio, de verdade!

    Se vcs continuarem com essa fixação de que está ruim (o que eu não discordo), quando um episódio bom aparecer não vão saber reconhecer.

    P.S: Não existe menção a cura nos livros assim como não existe menção a 90% do que acontece na série.

    ResponderExcluir
  2. aliás, concordo com os dois pontos de vista.

    concordo com a maior parte da review, sobre TVD estar perdendo a magia, sobre os plots forçados dessa 4ª temporada, sobre a empolgação que a série não desperta mais em quem assiste. isso é algo inegável, TVD não é a mesma coisa e isso não significa algo bom.

    mas concordo tbm que os dois ultimos episodios demonstraram uma qualidade que não se via há um bom tempo, não é nada que se compare as temporadas anteriores, mas seria hipocrisia negar que as coisas estão melhorando de pouquinho. e me atrevo a dizer que o episodio 15 foi sim um dos melhores da série inteira. foi lindo, foi emocionante, teve elementos clássicos da série na sua epoca de outro, teve drama na medida certa e convincente, menções a acontecimentos e personagens que marcaram a série. cenas como a conversa de Stefan com Meredith, Damon abraçando a Bonnie, Matt e Elena vendo as pichações, Matt chorando no carro, o surto de Elena, a reconciliação dos Salvatore e a casa pegando fogo. gente, pfv, foi incrível! fiquei até surpresa que, ao apelar pro mais simples, foi quando a série se sobressaiu novamente. o problema é a chance da qualidade voltar a cair novamente, e isso é o mais provpavel, mas é necessário reconhecer quando se tem algo de qualidade no meio de tanta merda. enfim, nem costumo comentar nas review de TVD, mas precisava comentar essa pq realmente amei o episódio, me fez sentir fã da série de novo e me fez ter orgulho disso. <3

    ResponderExcluir