segunda-feira, 18 de março de 2013

[DIVÃ] Herói


herói, dentro de uma narrativa (seja ela literária, televisiva ou cinematográfica), é geralmente a personagem principal, de maior destaque. É entorno desse herói que a história é construída, é ele quem corre atrás da resolução de um conflito proposto pelo o roteiro, para enfim, restaurar certa “harmonia”.

No Divã desta semana vamos discutir um pouco sobre o herói e sua evolução representativa como personagem e agente dramático. Tentei ilustrar com exemplos alguns pontos que acho fundamentais. Preparados?

O conceito de herói deve ter nascido na Grécia Antiga, e representava uma figura arquetípica que reúne em si um conjunto de atributos necessários para a resolução de um problema. Naquela época o herói era representado como sendo um semideus (filho de deuses com humanos). Como é o caso de Hércules, famoso ícone da mitologia grega famoso por sua força.

Nos romances posteriores a essa época, o herói passou a ser retratado por uma projeção ambígua. De um lado temos um ser que representa todas as principais características das condições humanas e suas complexidades (âmbito social, psicológico e ético); e por outro lado, a mesma figura transcende a figura humana apresentando virtudes das quais gostaríamos, mas de alguma forma, não conseguimos obter ou atingir com plenitude.

Este é o caso daqueles heróis clássicos, inabaláveis guiados por ideais nobres e altruístas. Aqueles que seguiam até o fim seu objetivo, sempre com bastante coragem e determinação, sem nunca deixar de acreditar em seu destino, ou na certeza de cumprir sua missão. Muitas vezes através do autossacrificio (martírio).

Esse tipo de figura que descrevi acima é fácil ser representada por grandes heróis clássicos do cinema, ou mesmo nas novelas (principalmente as mexicanas). Um exemplo atual e que todos devem conhecer é a Paulina, personagem da telenovela A Usurpadora. A personagem é tão boa, e tem uma ética moral tão grande que foi capaz de assumir a culpa por crimes que não cometeu só para livrar a irmã gêmea má de um escândalo.


Entretanto, como expus a vocês no tópico de abertura desta coluna, nosso objetivo é enxergar as coisas sobre a ótica do pós-modernismo. E posso afirmar que atualmente a imagem do herói que temos é completamente outra. Este deixou de ser “intocável” para se tornar-se mais humano, mais parecido conosco.

Essa é uma forma que os grandes estúdios encontraram para criar uma maior identificação da personagem com o público. Depois de duas guerras mundiais, e a eminência de uma terceira; os grandes conflitos sociais; a revolução digital e uma série de fatores mais, a humanidade chegou à conclusão de que ninguém é perfeito e não fazia sentido continuar representando um tipo de herói. As pessoas começaram a olhar para eles e se sentiram tão impotentes e miseráveis diante da grandeza e carácter dos heróis. Afinal esse tipo de imagem tão “idealizada” não vende mais.

Portanto, os heróis mais atuais têm mais espaços para subjetividades. Ele não é mais tão invencível. Ele tem fraquezas, incerteza e o aluguel para pagar no final do mês. Isso os tornam mais complexos, pois através desses valores mais pessoais e menos maniqueístas, os heróis tornam-se humanos. Pessoas de carne e osso como nós.

Esse tipo de mudança é clara quando a gente assiste aos seriados mais atuais. Ninguém é mais 100% bonzinho o tempo todo. Um ótimo exemplo podemos encontrar em Once Upon a Time. É nítida a mudança de postura da Branca de Neve quando ela se vê em situações adversas lá na Floresta Encantada e no nosso mundo. E mesmo que o lado do bem sempre prevaleça, a ideia de que há caminhos menos corretos, e ilícitos passam pela cabeça dela. Isso mostra um certo "desvio" na personagem, deixando-a mais idealizada e mais "natural".

Já com Emma a história é um pouco diferente. Crescida e criada no nosso mundo, essa heroína já foi capaz de promover ações ilícitas para se beneficiar. Quem está acompanhando essa segunda temporada já viu do que a personagem é capaz, principalmente tradando-se de seu passado.

Possa ser que algumas pessoas a classifiquem como uma anti-heroína. Mesmo que em algumas situações a personagem aja em detrimento de motivos egoístas e pessoais, não posso considerar isso uma “falha de caráter” e classifica-la como anti-heroína. Prefiro acreditar que essa “falha” seja uma justificativa para tornar a personagem mais humana.

Acredito que o que o herói não é aquele ser essencialmente heroico, dotado de qualidades, virtudes e uma moral inabalável. Hoje eles tem um pouco disso, é claro. Mas isso não é o que o define e o que o caracteriza mais. Vejo o herói pós-moderno como aquele ser que acredita que está fazendo o certo. Não importa os meios que ele utilize para isso. O herói pode sim ser manipulador e audacioso como a Emily Thorne de Revenge.

Não conheço ninguém que assista Revenge e desmereça a sede de vingança da protagonista. Sabemos que ela faz o que acha que é correto. Mesmo que ela minta, tenha trocado de identidade, e faça as maiores chantagens e manipulações, vingar a morte do pai é parte de quem ela é, de suas atitudes. Ela permanece fiel a sua missão e ao sacrifício que escolheu fazer.

O herói pós-moderno tem consciência de seus atos, e das consequências que estes podem gerar. Não é mais um ser movido apenas pela bondade. Esse herói cresceu num mundo corrupto, violento, onde pessoas passam fome, onde se tem que trabalhar para ter o que comer. Viver no mundo onde a vida não é justa com ninguém muda quem você é. Muda o que você pensa. Muda nossa percepção de bem, de mal, de mudança. É num mundo assim onde os heróis estão aprendendo que para vencer nesse não bastam apenas às virtudes, ser bad ass também ajuda. E muito.
  


4 comentários:

  1. Ótimo artigo, Ricardo! Adorei, concordo com isso tudo, da modernização do herói, que o torna mais humano e ao mesmo tempo mais frágil. Acho que o desenvolvimento do psicológico e até dos traumas dos personagens é o mais legal das histórias, o que mais me atraí, mas também é o mais difícil de ser desenvolvido (até mais que o enredo), porque qualquer desvio, descaracterização ou atitude "que não condiz com o psicológico" do personagem, já pode por tudo a perder.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é um certo "erro". Se considerarmos que os personagens de ficção são uma extensão de nós como seres humanos, um pouco de incoerência cai bem.

      Excluir