sábado, 11 de maio de 2013

[REVIEW] Awkward – 3x05 – Indecent Exposure



Mais uma semana se passa e Awkward prova mais uma vez que é umas das melhores comédias da atualidade voltada para o público jovem. O episódio foi divertidíssimo e mesmo assim não deixou de ser profundo e explorou novas camadas do relacionamento de Jenna e Matty, além de dar um passo importante (e arriscado) com Sadie e Tamara.


O que mais estou gostando nessa delicia de série é como ela consegue ser cômica e ao mesmo tempo profunda. Colocar Matty e Jenna baixo do mesmo teto foi um movimento arriscado. Até agora a série vinha explorando conflitos individuais dos personagens, e acredito que seria um pouco desconfortável para o roteiro trabalhar esses elementos. Porém, os roteiristas me surpreenderam com saídas bem criativas e trazendo à margem mais conflitos.

Jenna não estava confortável com o Matty morando na sua casa e ocupando um espaço que anteriormente era só dela. E não me refiro aqui apenas ao espaço físico, mas também ao espaço mental. A coisa estava tão séria que Jenna estava até evitando fazer suas necessidades fisiológicas.

Ao ponto que ela se importava com esses pequenos detalhes, Matty parecia estar tranquilo com a situação que até comprou absorventes para a namorada e se oferecendo para consertar a porta da garagem. A história vai ficando mais encorpada quando os pais da Jenna começam a interagir. Seja pela insinuação de que o jantar era o macarrão preferido do Matty, ou o comentário do pai da Jenna sobre “necessidades masculinas”.

Fica claro nesse ponto que Jenna era a única que estava desconfortável com a situação. Nesse sentido a direção de arte resolveu optar por um figurino com cores mais escuras para Jenna. É fácil perceber isso na cena logo no começo do episódio quando Jenna está lavando o cabelo na pia da cozinha. Ela veste uma blusa de mangas em um roxo escuro, enquanto os demais personagens da cena usam cores mais neutras.

No decorrer do episódio, Collin começa a ganhar mais espaço. Ainda não consegui entender qual o papel dele na série por enquanto. Parece que o roteiro está fazendo com que Jenna e ele fiquem mais próximos. O importante aqui é o fato de o Collin despertar na Jenna um sentimento de aceitação. Dizer para o Matty como ela se sentia em relação a estadia dele na casa dela seria o próximo passo.

Esperava uma cena mais bonitinha com uma carga de drama um pouco mais. Mas, o roteiro aposta por uma saída mais cômica. A cena do Jenna peidando na frente do Matty foi hilária. E no final das contas o casal consegue resolver o conflito sem maiores dramas. A sequência da cena com eles vendo filme pornô também foi muito boa. E aquela piada envolvendo Harry Potter foi demais.

Isso acaba levando o relacionamento para outro nível. Eles não querem ser mais “acomodados”. Isso me pareceu um pouco fora de contexto. Não consegui entender a verdadeira intenção desse diálogo. Parecia um casal mais maduro e casado há pelo menos dois anos.

Já nas sequências finais, o relacionamento de Jenna e Matty começa a ser explanado de outra forma. Aquela cena em que Jenna o pega chorando no banheiro é o ponto de virada do episódio. A partir daí Matty resolve voltar para casa e Jenna começa a desfrutar um pouco do seu espaço. As coisas vão tomando seu devido lugar, principalmente quando Matty aparece na sacada da janela.

Em paralelo a essa história, o roteiro começa a explorar um terreno um tanto perigoso. O roteiro tentou várias vezes durante o episódio aproximar Tamara e Sadie. Não que agora elas serão BFFs, mas parece que elas finalmente encontraram uma maneira de sobreviver, ou melhor, de se suportarem.

 Juntas elas podem ser um grande perigo para o desenvolvimento da temporada, principalmente quando envolve um tabuleiro de ouija. O fantasma de Ricky Schwartz ainda nos assombrar e só tenho a pensar que tem mais coisa aí. E acho que tem haver com aquela loirinha amiga da Sadie de quem esqueci o nome.

A loira confessou a Jake que teria perdido a virgindade no verão e que Deus poderia a estar castigando por algo. Pode parecer óbvio, mas pode haver reais chances dela ser a culpada pela morte do Ricky. Mas isso só ficaremos sabendo nos próximos capítulos. Até lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário