terça-feira, 21 de maio de 2013

[REVIEW] Doctor Who – 7x13 – The Name of The Doctor [SEASON FINALE]



Depois de uma temporada mais ou menos em uma montanha-russa de qualidade, a season finale da sétima temporada de Doctor Who foi uns dos episódios mais aguardados pelos fãs da série. O título do episódio causou muito burburinho no fandom e teve até protesto contra a revelação do verdadeiro nome do Doctor. Afinal, o que se poderia esperar de um episódio que poderia acabar com todo mistério da série?


Moffat, entretanto, nos deu uma trolada. E apesar do nome do Doctor não ter sido revelado, isso não é de grande relevância agora. Quando o episódio acabou eu só conseguia pensar em uma coisa: Cadê novembro?

Há quem não goste do estilo que o showrunner adotou para escrever a série. E apesar desde episódio ter respondido algumas questões, deixou brechas para que novas teorias e conspirações fossem arquitetadas pelos fãs. Eu, particularmente, fiquei apenas parcialmente satisfeito com o episódio. A explicação de Clara fez até sentido e trouxe uns dos momentos mais épicos da série moderna, mas isso não é tudo.

Moffat fez um bom trabalho com o roteiro e conseguiu unir criatividade e certa ousada, o que fez o episódio ser épico, com um final mais épico ainda. Acredito que para a maioria o episódio tem seu primeiro ápice logo nos primeiros minutos. Clara aparecendo ao longo timeline do Doctor e interagindo com as antigas regenerações foi incrível. E apesar de alguns momentos a execução não ter parecido tão boa e a qualidade da imagem ter deixado a desejar, a sequência foi ótima e com certeza fez a alegria dos fãs da antiga e da nova geração.

Entretanto, o episódio não consegue manter o fluxo de “epicidade” e houve alguns momentos não tão maravilhosos assim. Não consegui gostar muito de Strax, Vastra e Jenny no episódio. Não vi muita função para eles dentro do circuito dramático que o episódio apresentou. Poderiam ser substituídos por alguma outra coisa mais relevante.

Entendi que a principal intenção deles em cena era fechar o ciclo iniciado no especial de natal. Strax nos trouxe bons e divertidos momentos em cena. Não sei se é o fato dele parecer uma batata, mas o personagem tem um bom timing para comédia. A dupla de Vastra e Jenny achei um tanto desnecessária. As duas não fizeram grandes coisas dentro episódio.

A grande surpresa do episódio foi River Song. Acredito que esta tenha sido a última aparição da personagem. A filha de Amy e Rory (saudade deles) já nos presenciou com grandes momentos. Aquele diálogo de despedida com o Doctor foi muito bom e fecha muito bem o ciclo da personagem dentro da série.

E como de praxe, a finale de Doctor Who trouxe mais perguntas e aquele momento épico bem mindblow. Infelizmente teremos que esperar até o especial dos 50 anos da série para ter (ou não) as respostas. Achei interessante o Moffat abordar o período de hiatus entre a série clássica e a moderna. Pelo visto vêm mais momento épicos por aí. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário