segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[FANGIRL 101] Verbete da vez: FANFICTION


O verbete da vez é bastante conhecido do público em geral, mas não custa nada dar uma revisadinha, não é?


É sempre bom lembrar:

▫ Todas as conceituações e exemplificações deste dicionário foram elaboradas exclusivamente pela autora da postagem, Nah Dias (fangirl há 9 anos, lvl Chuck Norris), a partir de pesquisas e interpretações próprias. Nada foi copiado de outro local e espera-se que nada seja copiado daqui para outro local.

▫ Isso é um dicionário básico, não contém todas as informações, apenas o mais bruto e simples vocabulário para a introdução no universo fangirl. Para um maior aprofundamento, favor se dirigir ao Google e/ou ao Tumblr.
▫ Os termos aqui descritos são de uso internacional e, por conseguinte, são todos em inglês. Serão trazidos equivalentes em português, mas que não abrangem o significado exato, devido à abstração dos termos explicados. Os interessados a participar do universo fangirl devem respeitar essa questão de comunicação.


Que tal agora falarmos um pouco sobre fanfiction?

“Fanfiction” numa tradução bruta significa “ficção de fã” e representam as histórias fictícias escritas pelos fãs. As fanfictions (fanfics, fics) são válidas para todos os tipos de fandoms e podem ter todos os tipos de caráter. Uma fanfic pode ser RPF (“real person fiction”, que são as fics sobre pessoas reais) ou sobre personagens ficcionais (um ou mais, apesar de que a maioria é sobre casais), pode ser one-shot (capítulo único) ou multichapter (vários capítulos), pode se basear na história original ou ser AU (sigla para “alternate universe”, que significa dizer que a trama da fanfiction é totalmente diferente do que é canon), pode ser fluffy (uma trama ‘fofa’, recomendável para menos de 18 anos) ou smut (trama mais pesada e que contém cenas de sexo), e pode abranger vários gêneros como romance, drama (incluindo as ‘angst’, que são fics românticas mas que retratam também muito sofrimento por parte dos personagens), comédia/humor (ou ‘crackfics’ como ficaram conhecidas), etc. As fanfictions existem desde o princípio dos tempos e o principal motivo de serem tão difundidas e adoradas é por representarem tudo aquilo que a(o) fangirl quer, é onde se coloca em prática o mundo idealizado pelo fã, onde ele decide o que acontece e onde ele se satisfaz completamente. E acima de tudo, as fanfictions são a válvula de escape para os shippers de casais que não são e nunca serão canon. Os maiores sites de hospedagem de fanfics são o AO3 e o FanFiction.Net e são bem simples de navegar, além de já categorizar e filtrar todas as fics para o usuário. Ter preconceito com fanfiction é bobagem, existem milhares de fãs com muito talento dentro dos fandoms e milhares de fics que são bem melhores que as histórias originais.

E então pessoal, gostaram? Ficou claro o que o verbete significa? Acharam interessante? Comentem! Deixem suas opiniões, sugestões e/ou dúvidas! :)

Um comentário:

  1. Dos verbetes apresentados até agora talvez esse seja o que eu tenha mais contato no dia a dia. Mais uma vez parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir