sábado, 21 de dezembro de 2013

[REVIEW] Awkward – 3x19 – Karmic Relief / 3x20 – Who I Want to Be [SEASON FINALE]


Já dizia o ditado: Depois da tempestade vem a calmaria. Sem dúvidas Awkward passou por maus momentos essa temporada, mas é notório o esforço da série para deixar esses momentos para trás e trazer algo novo. Esses dois últimos episódios traduzem isso fielmente. Podemos estar diante de uma nova e melhorada Awkward.


Depois que a redação as Jenna sobre a Val ter tomado proporções além das esperadas, Val entrou num poço e não percebeu que tinha chegado ao fundo do mesmo. Se não fossem os esforços de Jenna para concertar seus erros e trazer a amiga de volta, ajudando-a a reconquistar o emprego, não saberia dizer onde Val poderia estar agora. O grande elemento surpresa desse plot foi Sadie, que acabou testemunhando a favor de da Conselheira.

Gostei de ver Jenna focada em reparar os dados causados por ela mesma. Só assim ela pôde perceber o poder de suas palavras, das suas ações e tudo de ruim que fez em sua má fase. Em nenhum momento ela se fez vitima, e culpou Collin por tudo de ruim que aconteceu. Isso mostra o quanto ela amadureceu, e estou feliz por isso.

Enquanto isso, Becca faz sua volta triunfal e ameaça Ming. Fiquei surpreso com o plot “golpe de estado”. No começo ele não fazia muito sentido, mas quando a Becca reapareceu como sendo o cérebro por trás da operação, a intenção ficou mais clara. O que mais me surpreendeu, contudo, foi a revelação de uma Ming que eu desconhecia.

Em vez de fugir e ceder aos caprichos de Becca, Ming luta por aquilo que ela acredita ser o certo. Me emocionei com a tentativa dela de se safar das garras da máfia e levar Fred consigo, entregando o comando da máfia para sua ex-tirana. Talvez esse seja o fim do plot, mas valeu a pena o quando os personagens evoluíram dele.

Contudo, toda a tensão do 3x19 girou em torno da expectativa do Matty chamar a Jenna para o baile. Não acreditei muito que isso fosse acontecer, e quando foi revelado, nos segundos finais, que ele queria levar a Bailey e que estava querendo a aprovação da Jenna, fiquei satisfeito. Bailey é uma menina inocente e doce, e isso acabou chamando a atenção de Matty. A porta estava aperta para uma nova possibilidade, e fechada para a Jenna há um bom tempo. Infelizmente ela não percebeu isso.

Matty sofreu muito com a traição da ex. Me surpreende eles ainda serem amigos. Torço pela felicidade dos dois, mas nessa altura do campeonato, eles estão melhores separados. Se ele tivesse chamado Jenna, boa parte dessa segunda metade da temporada estaria jogada no lixo. Não foi de repente que eles começaram a ter problemas, Collin foi apenas a válvula de escape.

Seguir em frente é o melhor que ambos têm de fazer, e isso ficou claro no 3x20. Jenna ajuda Matty e Bailey a ficarem juntos, passando por cima do próprio egoísmo e da autopeidade. Naquele momento vi nascer uma nova e melhorada Awkward, não só pelo caminho de redenção da Jenna, que, aliás, foi bastante clichê, mas foi pelo perdão, pelo autoconhecimento que a personagem mostrou de si. Acredito que todo mundo tenha ficado satisfeito com isso.

Acredito que próximo ano tenhamos não mais uma série de comédia, mas sim uma dramédia teen de 40 e poucos minutos, afinal todo mundo deve ter ficado satisfeito com os últimos episódios estendido. Eu mesmo adorei.



Estou esperando por uma Awkward que não seja mais sobre Jenna e seus garotos, afinal ela já aprendeu a “dançar sozinha”. E como a Lacey disse “sem os dias ruins, não apreciamos os bons”. Talvez a má fase da série tenha nos ensinado algo além da redenção, do perdão e da vontade de dar a volta por cima. Mas isso nós só saberemos ano que vem e espero poder contar com vocês, mais uma vez, para descobrirmos juntos uma nova e melhorada Awkward.


Boas Festas e até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário