domingo, 22 de abril de 2012

[REVIEW] Gossip Girl – 5×20: Salon of the Dead


 New York, the "toxicity".



No episódio dessa semana, tivemos a prova e a confirmação de que o Upper East Side realmente é tóxico. Não há quem não se corrompa vivendo naquele meio! 


Para provar isso, é só recapitularmos rapidamente a passagem de TODOS os personagens, fixos ou não, que já estiveram nesse mundo luxuoso da Big Apple. Todos, sem exceção, já se mancharam alguma vez em sua jornada, e até mesmo os personagens idealistas e defensores dos bons costumes (Dan, Vanessa, e principalmente Jenny Humphrey) provaram que viver naquele mundo pode ser prejudicial ao caráter. E muitas vezes esses danos são irreversíveis.

A bola da vez foi Lola, a prima/irmã rejeitada de Serena, que mesmo que involuntariamente passou toda sua vida se escondendo desse mundo, e quando provou dele não deu outra! Se corrompeu mesmo sem perceber...

Serena, que assumiu de uma vez por todas o comando da “Gossip Girl”, também não facilitou as coisas para a novata. Ela realmente se sente a última coca-cola do deserto, o último lactobacilo vivo do Yakult e não pode se sentir ofuscada que começa a dar barraco para todos os lados. Pois me refresquem a memória, mas tem algum motivo plausível para Serena trapacear com Lola como ela anda fazendo? O único e exclusivo motivo para ela agir dessa forma, foi o fato de Lola ser a nova queridinha dos sites de fofoca, o que inicialmente foi ideia da própria Serena. Nada mais. Então enquanto Lola ia inocentemente pedir conselhos e opiniões para ela, lá estava a loira-arrasa-quarteirão provando que para ela, família não importa mais do que sua fama. Mas acho que Serena se esqueceu que o merecimento pelo "troféu Serena Van der Woodsen” não é hereditário, e Lola com certeza é mais esperta que todo o elenco junto! Convenhamos que Serena é PÉSSIMA em esconder a sua identidade como “Gossip Girl”, e o resto do pessoal só não descobriu a identidade dela porque não quis. Mas Lola, como veio de fora, parece ainda estar com os neurônios apurados, e logo tratou de ligar os pontos.
O problema é que como não poderia ser diferente, nem Nate-sem-função acreditou na moça, e ela teve que dar seus próprios pulos para provar que estava certa. Foi aí que Lola se perdeu.

Falando em se perder, o tema principal que envolveu a trama do episódio foi a de “não perder a identidade”. Acho GENIAL a auto-percepção que os produtores de "Gossip Girl" tem sobre o próprio roteiro, e o fato deles notarem e brincarem com o quanto personagem de Rufus se perdeu e ficou sem utilidade é digno de aplausos. Anteriormente, os produtores já haviam provado dessa auto-crítica ironizando o fato de Nate ser tão sem função que foi mesclado com o personagem de Eric no livro de Dan.
O mais inteligente de tudo, foi a clara tentativa de restaurar a identidade e utilidade de Rufus dentro da trama e ligar a perca de identidade do ex-rockeiro ao relacionamento de Blair e Dan. Nunca havia visto por esse lado, mas se formos analisar, o que está acontecendo entre Blair e Dan é exatamente o mesmo embate que aconteceu entre Lily e Rufus – garoto pobre e solitário se apaixona por menina rica e refinada se vendo obrigado a mergulhar no seu mundo. Dan já fazia parte do glamour de NY a muito tempo, então não vi sentido em todo esse draminha. Mas enfim, não consigo criticar nada  relacionado a Blair&Dan. Os dois são bom demais juntos, e como não sei se vai durar, não vou gastar o tempo que tenho criticando o plot dos dois.

Vendo o risco de perca de identidade de ambos dentro do relacionamento, Blair e Dan começaram a pensar em que mundo os dois poderiam se enquadrar juntos, e o que os dois inegavelmente partilham é da inteligência cultural. Então nada mais óbvio do que dar um pé na bunda dos amigos fúteis do Upeer East Side e tentar fazer uma festa para atrair os hipsters da redondeza e criar um novo círculo social para que eles possam coexistir. Mas uma coisa é fato, enquanto você vive no Upper East Side, é difícil fugir dele. E foi aí que a história de Lola arruinou a introdução do casal no mundo intelectual.

Lola queria a todo custo provar que Serena era a Gossip Girl, então arrastou Nate  para a festinha de Blair e Dan, que por sua vez chamou Chuck (pois os dois não vivem um sem o outro) e Serena já tinha contas a acertar com Diana Payne, que havia sido ameaçada pela Gossip Girl se não conseguisse de volta o seu blog.

Ou seja, fofoca, intrigas e tudo o que Blair&Dan estavam tentando evitar se concentraram em um só lugar, o que obviamente não daria certo. Resumindo, no meio de muita confusão, Lola acidentalmente transmite em tempo real a maior revelação de todos os tempos: Diana Payne é a mãe de Chuck!
Eu não sei vocês, mas fui pego totalmente desprevenido com esse twist! Não sei se eu que estava totalmente desatento durante toda essa temporada, mas em momento algum conseguiria estabelecer algum tipo de ligação entre ela e Chuck! O mais engraçado é a frieza da mulher, que esconde esse segredo a tanto tempo e fala do assunto calmamente e sorrindo, sem o mínimo de emoção, como se estivesse contando o que a picanha estava mal passada no almoço.

Mas nem foi essa a maior decepção para os personagens, pois quem havia caído no conceito de muita gente era a pobre da Lola, que deu uma de Pedro Bial e criou o seu próprio BBB para transmitir todo barraco em tempo real para o site da GG. Achei no mínimo hipócrita o discurso de Serena para cima da pobre coitada,  uma vez que ela também não estava tendo as atitudes mais admiráveis com sua prima/irmã. A diferença é que diferente de Serena, Lola agiu por impulso e não tinha nada planejado. Mas Serena é sempre assim: apronta, apronta, apronta, mas quando as coisas acontecem com ela, o negócio é mais embaixo e lá vai ela dar uma de ofendida. 

E além disso tudo, o final do episódio promete um twist ainda maior nessa história toda, pois Diana esconde um segredo mais grave do que ser a progenitora de Chuck.
Galera, o que falta ela revelar agora? Que Bart está vivo? Que Chuck tem um irmão gêmeo megaevil? Que ela foi a responsável pelo ataque do World Trade Center? Que ela é um robô e por isso não demonstra emoções? Sério, não tem mais da onde sair plot aí! Eu fico no aguardo para ver qual vai ser a próxima crocancia lançada.....

#Dair como sempre foi um show a parte, cada cena dos dois é uma vontade tamanha de abraçar o monitor! Não entendi patavinas sobre o que os dois estavam conversando na cama na cena final, mas foi bonitinho. E isso é o que importa! O mais legal de tudo foi eles verem que apesar das diferenças, eles não precisam criar novos círculos sociais para coexistirem, pois “um já é o mundo do outro” – OWWWNNN!!!!!

Vida longa a #DAIR!


P.S: “You’re running away? Joining the army? Auditioning for one of those 'America’s
Got Idol Talent Factor' shows?” – Blair, eu te amo!!!!! Rolei de rir com essa frase!

P.S²: Para quem não percebeu, essa cena é uma releitura invertida da cena em que Blair vai até Dan se declarar e os dois se beijam no episódio 5x17. Adoro quando “Gossip Girl” brinca com essas inversões!

3 comentários:

  1. Tô curioso para saber qual é o outro segredo de Daiana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jean, passando pra deixar minha critica do blog como prometido rsrs
    O Blog está nos meus favoritos desde o momento em que você me passou o link (e na ocasião ja li alguns posts) e desde então leio TODOS os post relacionado as séries que eu curto (GG, TVD, Glee, OUAT) e tbm vejo os especiais que vocês criaram, como aquele analisando os melhores casais.
    Eu ADORO suas reviews e criticas, pq além de serem uma análise bem rica de tudo que aconteceu nos episódios, você ainda escreve na linguagem dos fãs das séries, usando trocadilhos e gírias engraçadas... acho que isso deixa a leitura divertida.
    Bem... como eu sempre tive o privilegio de discutir series com você no MSN, não é muita surpresa de que você escreve MUITO BEM! / me gabando kkkk
    Aliás eu não sei o que o Senhor está fazendo que ainda não caiu pra área de Publicidade ou Jornalismo!
    Você tem muito talento pra isso, de verdade!

    O elogio é claro se estende pra os demais, Nah, Mari e o Ricardo que também escrevem muito bem e também usam uma linguagem próxima do publico. É importante que vocês mantenham isso e não comecem a fazer textos muito "sérios", ou usando uma linguagem muito culta, porque é justamente o diferencial de vocês. Ao ler uma critica do Crossover, agente se sente discutindo a série com um amigo, o que é bem legal.
    Vocês deveriam se empenhar em divulgar bastante o Crossover, pq está realmente está sendo um dos melhores blogs de reviews e criticas de séries, e olha que já acessei MUITOS!

    PARABÉNS! Continuem com o ótimo trabalho! ;)


    PS: GG ta uma coisa de louco néh, me dando mais orgulho a cada episódio, concordo plenamente com o Jean quando vc fala sobre a capacidade que os autores tem de renovar a série e de fazer brincadeiras com os próprios erros, afinal é impossível acertar em tudo neh? rsrs
    PS: Como não sei quando terei tempo livre novamente postarei essa critica adaptada la no site pq os outros tbm merecem ler;) rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diiiiiiiiiih! Brigadão pelo apoio, viu!!!!!!

      Esse comentário com certeza é um dos que eu vou guardar sempre! Pois as vezes a gente faz as coisas, sem nem mesmo ter noção do que está fazendo, e é bom saber realmente vc tá gostando!

      Vake mesmo, velho! SAUDADES!!!!! ^^

      Excluir