terça-feira, 22 de maio de 2012

[CINELIVRO] Antes que eu vá - Lauren Oliver




Nessa coluna será comentado livros que gostaríamos de ver na tela grande, livros que já foram adaptados para o cinema e livros que serão adaptados.


Se tem um tema polêmico e comentado hoje em dia, é o bulling e sua prática nas escolas. Bulling é algo que sempre existiu, provavelmente sempre existirá e são raras as pessoas que não passaram por isso e que, dependendo da pessoa que é atingida, pode deixar traumas e inseguranças.

"Franco, emocional e, em alguns momentos, belo... Os leitores vão amar Samantha cada vez mais à medida que ela caminha para um final corajoso e de partir o coração." - Publishers Weekly

Existe um livro chamado “Antes que eu vá” (Before I Fall), da autora Lauren Oliver que soube retratar muito bem esse tema e com uma pitada de drama e poesia nunca lido por mim. Um livro que durante todo o tempo eu pensava que deveria virar um filme, para que a história pudesse ser conhecida por mais e mais pessoas. É um livro que, se todo adolescente nas escolas lessem e absorvesse a mensagem, talvez muito problema pudesse ser evitado.


“Agora eu me deito para dormir,
Oro a Deus para minha alma guardar.
Se eu morrer antes de acordar,
Oro a Deus para minha alma levar.” – pág. 92
Antes que eu vá conta a história de Sam, uma garota que sofreu bulling na sua pré-adolescência, por causa do seu jeito tímido e aparência. Sam cresce, vai para a secundária e acaba fazendo amizades com as meninas populares da escola e deixa seus velhos amigos de lado. Ela acaba virando popular e desejada. Mesquinha e egoísta. De caça, passa a ser a caçadora e junto com suas novas amigas, se diverte humilhando os outros colegas da escola.

Só que um dia, Sam morre. Não, isso não é spoiler. Isso é o principal enredo do livro. Sam passa a reviver repetidas vezes o dia de sua morte, até tentar descobrir qual foi seu erro e se o fato de ela conseguir concertá-lo irá salvar sua vida.
“Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que eu fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que eu fiz foi realmente tão pior do que todo mundo faz? É realmente muito pior do que o que você faz? Pense a respeito.” – pág. 64



O livro vai narrando os repetidos últimos dias de Sam e como ela lida com isso. O que você faria se pudesse reviver o dia de sua morte, sabendo que na manhã seguinte o dia recomeçaria? Sam passa por várias fases. Sam amadurece nesse único dia repetido. Sam se apaixona e começa a dar valor para as pessoas que sempre se importaram com ela. Sam aprende a pedir perdão. Sam perdoa. Sam aprende sobre a amizade. Sam aprende a viver.
“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar.Mas para alguns de nós, só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.”- pág. 205
Você deve estar pensando: Já vi isso em diversos filmes. Feitiço do tempo? Efeito borboleta? Não. Você nunca viu nada como “Antes que eu vá”. Nada tão sincero, sensível e, ao mesmo tempo, cruel. Um dos melhores livros que eu li. Uma das histórias que eu gostaria de ver nas telonas, que tem muito cara de roteiro de cinema.
“Fale a verdade: você se surpreendeu por eu não ter percebido isso antes? Surpreendeu-se por ter demorado tanto a sequer pensar na palavra – morte? Morrer? Morta? Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua? Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você. Eu também pensei que fosse viver para sempre.” – pág. 102
A grande notícia é que os direitos do filme já foram vendidos. O ruim é que de ”direitos vendidos” até “produção” ou “pré-produção” é um caminho enorme, que talvez nunca chegue. Muitos livros têm os direitos vendidos para o cinema e nunca viram filmes. Isso é frustrante. Parece que uma diretora já foi escolhida (ou cotada). Fico no aguardo.

O livro foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca.

Confiram o BOOK TRAILER! Parece trailer de filme!



SINOPSE OFICIAL DO LIVRO:
Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

14 comentários:

  1. Show de bola! Adorei! Acho que seria melhor se fosse uma série. Pelo que eu li parece ser bem complexo e a temática daria uma boa série, coisa da CW provavelmente! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que série talvez não... Só se fosse uma série com número de episódios já definidos, sem mais enrolações. É que no livro, os dias vividos novamente meio que são repetidos... Acontece mais ou menos as mesmas coisas (principalmente nos primeiros dias) daí acho que seria meio chato de ficar assistindo como uma série. Como filme acho que seria mais dinâmico... Só se usassem somente a ideia e sinopse do livro e fizessem algo bem diferente em uma série, daí até poderia ser...

      Excluir
    2. Pensei em uma série do tipo assim: No piloto ela morre e acorda, mas em vez de repetir as coisas, os dias iam passando. Aí colocaria um vilão q teria causado o acidente de propósito. Aí teria uns flash de como fosse se ela tivesse morrido. Mostrando as reações das pessoas, da família. Acho que ficaria interessante.

      Excluir
    3. Mas seguindo a história do livro mesmo daria um bom filme mesmo.

      Excluir
    4. Tava agora imaginando a Nina no papel principal. Não sei pq, mas simplesmente não consigo para de pensar nisso. Vou ligar pro tio Kev amanhã e dizer: "Homi, já tenho em mente o novo sucesso pra CW na próxima fall". kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Adorei demais esse post e quero ler esse livro NOW!!!!!!!

      Sobre virar série, achoq ue se fosse uma MINI-série, seria de MUITO bom grado! Até pq essa temática se for prolongada fica cansativa. Visto que "Awake" que meio que segue uma linha um pouco similar, já foi cancelada antes de terminar a primeira temporada =/

      Excluir
    6. sério que Awake foi cancelada? Só pq tava pensando em assistir! ¬¬

      E quem adora fazer mini-séries é a HBO! Quem sabe, né?

      Excluir
    7. Infelizmente foi! Uma pena, pq a série é EXCELENTE!!!! Eu não sei o que está acontecendo nessa fall season! Estão cancelando tudo quanto é série boa =S

      Excluir
    8. Mas assista mesmo assim, Ricardo! Vale a pena ver os que foram lançados! Eu ainda não terminei, vou terminar agora na summer season....

      Excluir
    9. UAHSUAHSAUHSHUAHUSUH Não fala isso Ricardo!!! Por a Nina em outra série agora significaria o fim de TVD DDDD:

      Excluir
  2. Pois é! Teria que ser uma mini série mesmo! É que a moral do livro não é bem a questão de vilões e mocinhos... é algo mais dramático e poético, afinal a própria protagonista é a vilã da história que acaba aprendendo com seus erros ao morrer... É mais complexo que isso, não posso dar spoiler, mas os acontecimentos que envolvem a morte dela no final do dia é muito interessante! Mais pessoas estão envolvidas, foi um acidente de carro... que foi meio "fatalidade do destino"... AHHHH não posso contar. *me corroendo aqui* AGORA DEU UMA VONTADE LOUCA DE RELER O LIVRO e chorar que nem uma louca hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CADA VEZ QUE TU COMENTA FICO COM MAIS VONTADE DE LER! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Também quero ler!!! Quem manda morar todo mundo longe? Não dá pra socializar essas coisas!

      Excluir
    3. Genteee é muito lindo, leia! Tem varios assuntos abordados, a relação dela com a irmãzinha e os pais, aquela coisa de sempre reclamar da família até o dia q tu perde, sabe? Tem o fato do ex-amigo de infancia dela ser apaixonado por ela e sempre estar do lado dela e ela nunca dar valor e ainda por cima "debochar" dele, tem o caso das amigas patricinhas dela, que apesar de serem "más", ainda são humanas e amigas... Vishhh tem muita coisa!!

      Excluir