quarta-feira, 16 de maio de 2012

[REVIEW] Gossip Girl - 5x24 - The Return of the Ring [Season Finale]


“Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas”



Essa foi uma das últimas frases do episódio, e com certeza é o que mais define esse final de temporada e o gancho que foi dado para a curta temporada que será a conclusão de “Gossip Girl”.


“Retroceder para avançar”. Esse com certeza será o lema da temporada seguinte. E eu, como já deixei claro aqui, não posso dizer que estou triste com isso, porque não é segredo para ninguém que a primeira e a segunda temporada foram os anos de ouro de “Gossip Girl”. Foi ali que a série transpareceu sua essência e foi ali onde ela encontrou seu auge, fazendo os fãs terem permanecido com ela nos seis anos subseqüentes. E quer presente maior para os fãs do que um episódio que exalava aquelas épocas tão boas? Os indícios disso estavam por todos os lados nesse episódio, quando a trama foi conduzida de uma forma que tive a ligeira impressão que se tivesse deixado de acompanhar a série ao final da segunda temporada, e retomasse nesse episódio, teria a sensação de ter continuado exatamente da onde parei. Não por ser uma seqüência, mas por toda dinâmica que nos foi apresentada: Serena destroçada, Blair poderosa e odiando a ex-melhor amiga, Dan solitário, Chuck sendo o filho rejeitado pelo pai que nunca está satisfeito, etc,etc,etc....

Vamos começar pelo triangulo Lily, Rufus e Bart. O retrocesso aqui foi gritante! Lily se tornou a mesma criatura de caráter duvidoso que acompanhávamos nos anos iniciais, Rufus o mesmo homem bondoso, que vai até os seus limites para salvar sua relação, e Bart o canalha de sempre. Fora o fato de que Lily deixou Rufus para voltar com o Bart, outro indício do retrocesso, e o que provou que Lily realmente não vale o croissant que come! Qual é???!!! Ela passa praticamente quatro anos da vida vivendo um mar de rosas com Rufus e do nada resolve largá-lo só porque descobriu que o marido que ela já não queria mais está vivo? A atitude dela soou no mínimo repugnante, e agora tenho minhas duvidas se quero que Rufus volte para ela com o rabo entre as pernas como sempre fez. E é bom Lily se cuidar, tendo em vista que Lolinha resolveu se aliar a Ivy para destruir-la. Já era muito fã da moça, e ainda agora depois dela fazer a justiça que eu tanto ansiava devolvendo para Ivy toda a fortuna que lhe era merecida, ganhou ainda mais o meu respeito. Acho bom Lily correr para as montanhas, porque com essa duplinha junta a coisa vai ficar no mínimo feias para o lado dela!!!

Mas não foi só o triangulo do núcleo mais velho da trama que tomou conta do episódio, na verdade, ele estava cheio de triângulos, quadrados e pentágonos. Uma verdadeira aula de geometria. Para a minha tristeza, Blair resolveu transparecer toda a insegurança que tinha, e o pior de tudo, se decidir sobre o amor de sua vida. Me pareceu um tanto quanto forçado (assim como Lily), do nada ela se pôr tão decidida quanto ao seu amor por Chuck. A personagem perdeu muitos pontos para mim, mas certamente ganhou com muitos outros fãs da série. De quebra, Blair ganhou o reinado que sempre esperava e agora irá governar as empresas de sua mamãe estilista, esse plot é algo que quero muito ver se desenvolver, pois apesar do retrocesso, provavelmente irá demonstrar um crescimento tamanho da personagem, além de alimentar a fantasia dos fãs mais inocentes que ainda acreditam que podem ser donos de sua própria empresa, da sua própria linha de roupa ou da sua própria rede de hóteis, isso tudo aos 21 anos de idade.

E como voltarmos ao início da série sem se recordar do casal sensação daquela época? Serena e Dan foram meu casal favorito por muito tempo, e antes da personagem se perder, Serena era a MINHA protagonista! Era por ela que eu torcia e ansiava por ver se desenvolver, antes de Blair roubar a cena e o carisma de todos. E foi aqui que GG utilizou da artimanha que eu mais gosto na série: A releitura de cenas. No começo de GG, o principal triângulo era Nate, Blair e Serena, e ver a cena praticamente idêntica de Serena&Nate agora estrelada por Serena&Dan foi um tanto quanto interessante. O mais curioso de se notar, é que ao que parece, Serena se encontra quando ela se perde. Depois de fazer tanta burrada e ser rejeitada pelo amor de sua vida e por sua melhor amiga, Serena resolve voltar às origens de drogas, festas, badalações e promiscuidade, mas dessa vez longe de NY. Quando a personagem está perdida, é quando realmente gostamos de Serena, que passa a ter alguma relevância. Não por ela estar no buraco, mas porque assim sua trama se torna mais atrativa do que tudo, me arrisco a dizer que até mais atrativa do que Blair. Serena no seu momento de confusão e tentativas de se restaurar  traz a carga dramática que GG precisa, e a série só tem a ganhar com isso  Quem sabe Dan não a ajude a se restabelcer e os dois terminem como casal no fim de tudo? Depois dessa decepção com #DAIR volto a torcer para ele e Serena. Dan foi quem a tirou do buraco e ver essa história se repetir não seria uma má idéia. Os dois sempre fizeram bem um ao outro, e com certeza com Dan Serena era uma pessoa digna. Nada melhor do que depois de tantos rodeios a história voltar às origens para se concluir.

Mas ao que parece, Dan na próxima temporada vai estar muito ocupado com seus planos com Georgina para "reescrever a história do universo". Pelo menos do universo do Upper East Side. Não sei o que o “Lonely Boy” pretende com isso, mas ver ele por aí com Georgina me levantou a lebre de que talvez ele mesmo seja a Gossip Girl. É uma possibilidade remota e torço para que isso não ocorra. Quero que Dan tenha um final normal e coerente com o perfil do personagem!

Agora Nate, mesmo indo para o Series finale continua inútil. E daí que ele possivelmente descobriu quem é a “Gossip Girl”? Começo a pensar que Nate pode descobrir até um novo planeta que ninguém está nem aí! Se ele não tivesse aparecido, não teria feito diferença alguma e se do nada resolverem tirar ele da trama na temporada seguinte, talvez a gente nem note!

Impossível não ficar no mínimo curioso com o que estar por vir, e o fato de agora só termos 11 episódios para a conclusão de tudo deixa tudo ainda mais eletrizante, tendo em vista que agora não temos mais tempo hábil para rodeios e o que vermos em cena, em teoria, deve se encaminhar para algum desfecho, uma compensação por seis anos de dedicação por parte dos fãs da série, e acredito que não iremos nos decepcionar! 


P.S: O que é uma finale de GG sem Georgina?

P.S²: O que foi aquele final ao som de “We Are Young”? Deu o clima perfeito para as cenas! Não poderia ter sido melhor!!!

2 comentários:

  1. Não gostei do episódio! Não sei se pelo fato de acabarem com DAIR ou pelo retorno das origens da série!

    Mas adorei ver a Ivy e a Lola e quero elas trabalhando juntas a última temporada para desmascarar Lily e a gossip girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi o maior torcedor de #DAIR, mas até os mais fãs sabiam que o casal tinha prazo de validade, por isso nem me surpreendi com o final deles.

      Mas como umt odo, achei esse episódio umd os melhores da temporada! Não vejo a hora de ver a versão bitch da Serena de volta!

      Excluir