sábado, 12 de maio de 2012

[REVIEW] The Secret Circle - 1x22 - Family [Series Finale]


Bye, bye, Chance Harbor!




Antes de tudo, preciso manifestar a minha imensa surpresa e decepção com o cancelamento de “The secret Circle”.  Não é novidade para ninguém que a série não estava dando um show de audiência, mas ainda sim entre as séries estreantes era a que tinha mais probabilidades de ser renovada. Na verdade, seu cancelamento era uma possibilidade remota.

Tendo em vista que a série teve um público cativo, nada mais justo do que dar um final digno para ela, certo? Mais ou menos! A finale de TSC foi excelente, arrisco-me até a dizer que foi um dos melhores episódios de série que assisti nessa fall season, e também dessa vez não tenho medo de colocá-lo no mínimo próximo da finale de “The Vampire Diaries (que logo, logo vocês verão a review escrita pela nossa querida Nah Dias). O episódio demonstrou a consistência que poderia ter salvado a série se tivesse sido mostrado antes, e meu sentimento perante a ele é ambíguo. Fiquei muito feliz pelo show que vi em cena, mas por outro lado, também fiquei muito triste em saber que no próximo outono não teremos um encontro marcado com o Círculo Secreto de Chance Harbor. Como se isso já não fosse o suficiente, o episódio deixou muitas pontas soltas e possibilidades para uma segunda temporada que nunca irá acontecer, o que nos acende aquela falsa esperança de um dia vermos o desfecho da história.

Vamos começar pelo sentimento de dúvida que pairou na cabeça do nosso querido círculo. Foi extremamente interessante vermos que estamos no mesmo patamar dos personagens que se sentiam desamparados e perdidos por não saber em quem confiar. Ironicamente, mesmo sabendo que Blackwell não era de confiança, a quem mais eles poderiam recorrer para obter a única arma capaz de destruir Eben e salvar a nossa querida witch-bitch Faye? Todos se uniram com um único propósito, e Jake aqui deixou suas armaduras cair, demonstrando pela primeira vez que o que sente por Faye vai além de uma atração carnal, deixando de uma vez por todas Cassie de escanteio.

E o que dizer de Melissa e Adam? Enquanto eles se preparavam para salvar Faye, foi muito nítido ver ali a química entre os dois aflorando mais do que nunca, e no abraço entre eles, quase torci para que um beijo acontecesse. É estranho como a dinâmica entre todos os personagens foi alterada. Cassie deixou de ser a última coca-cola do deserto e sinceramente, todo mundo só ganhou com isso. Sem emo-witch e sem jake, Cassie se demonstra forte!

O que mais me chamou a atenção no episódio foi ver finalmente Cassie e Diana assumindo seu laço fraternal e trabalhando juntas contra Blackwell. As duas funcionam perfeitamente bem em cena, e o fato delas terem que “confiar” em Blackwell  ao mesmo tempo que desconfiavam dele, só fez com que as duas ficassem ainda mais próximas. Cassie ao fim de tudo demosntrouq ue não é uma falsa moralista, e sem o menor peso na consciencia quase tentou matar Diana só para que ela liberesse sua magia negra e a ajudasse a derrotar John. É legal ver que Cassie não é aquela personagem insossa dos primeiros episódios.



O clímax do episódio aconteceu em praticamente um remake perfeito da cena em que os pais do círculo atual foram queimados na balsa, mas dessa vez as vítimas eram Melissa, Faye e Jake. O que podemos destacar aqui foi finalmente a redenção de Dawn e Charles, que se desarmaram de todas as suas segundas intenções assim que souberam que a vida de seus rebentos estava em jogo. E quão irônico foi saber que a busca incansável pela duplinha foi em vão, uma vez que os poderes deles jamais poderiam ser restaurados? Outra mudança de dinâmica nos personagens! Dawn e Charles começaram a série cometendo atrocidades e prometendo serem os maiores vilões da trama, mas aqui terminaram como sendo os heróis, responsáveis por salvar a vida de todos. A redenção da dupla foi tão grande que significou para Charles o sacrifício da própria vida, “se vendendo” para salvar Diana. É estranho como apesar do personagem ter cometido atos tão repugnantes como o assassinato de Amélia, aqui ele se torna totalmente vulnerável e demonstra amar Diana. Os lanços sanguíneos são apenas um detalhe nesses casos.

Nem Dawn, nem Charles, nem Eben eram os reais vilões da história. Ao fim de tudo, que estava por trás das sombras era o que talvez fosse o vilão mais óbvio, mas menos cotado: John Blackwell. Na verdade papai Blackwell vivia no maior estilo “Pink & Cérebro” e estava doido para espalhar os seus genes e dominar o mundo. John foi destruído, e a única forma de acabar com o mal uma vez por toda era se livrar também da caveira de Cristal, que antes era considerada a salvação da pátria. O fato de Adam ter se sentido tentado em manter a caveira sobre o seu poder, seria outro gancho incrivelmente empolgante para a próxima temporada. Mas infelizmente não teremos a oportunidade de ver o emo-witch botando suas garrinhas de fora. Gosto dessa coisa que TSC usa de mostrar a ambigüidade das pessoas. Até o mais nobre dos mocinhos pode se sentir tentado a ter seus erros, isso mostra uma humanidade e aprofundamento imenso nos personagens. Era isso o que sempre havíamos esperado da série, e foi o que tivemos no nosso episódio de “adeus”.

A série terminou com uma série de possibilidades que prometiam fazer da próxima temporada tudo o que a CW não teve paciência para ver “The Secret Circle” se transformar: Uma série intrigante, coesa e porque não dizermos madura? As últimas cenas do episódio deixaram pairando no ar um cheiro de mudança e evoluções, tais adjetivos que nunca teremos a chance de ver se desenvolver. Parte dessas possibilidades se dá pela chegada do novo Black Circle a cidade, A dinamica que isso iria trazer seria algo que eu faria questão de ver. Fora isso temos muito mais coisas que poderia se desenrolar, como a decepção de Diana com seu "novo amor", ou alguém aí acha que ela teria um final feliz cruzando o mundo e vivendo feliz para sempre? Para mim esse mocinho com cara de inocente faz parte de um dos cículos Balcoin. Até Jake que para mim nunca foi importante teve um cliffhanger, recebendo uma objeto voador não identificado de seu avô, o que certamente é algo perigoso.

A CW perdeu uma grande série em potencial, mas quem perdeu mais certamente foram os telespectadores. Resta agora sentarmos desolados enquanto adcionamos “The Secret Circle” a nossa lista de séries sem desfecho, a qual é encabeçada por “Ringer”, “Verônica Mars” e “Reunion”

R.I.P The Secret Circle






P.S: "I'm so back!" - Faye reinou com apenas essa frase ao recuperar os poderes. Witch-bitch eterna!

3 comentários:

  1. Pena o cancelamento! Vou sentir falta daa Faye e das suas ótimas frases!

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou inconformado com esse cancelamento :'( .Meu amor se foi KKKKK, triste fim :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOMOS DOIS! Sabia dpo risco, mas dentre todas as novatas, era a que menos esperava!

      Excluir