quinta-feira, 21 de junho de 2012

[RESENHA] Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler e Maira Kalman

Amor, raiva, mágoa. Um relato sincero de um coração partido.
Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras

Original: Why We Broke Up


Classificação Crossover: 



Sinopse:

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Você provavelmente já ouviu falar de Daniel Handler. Ele é Lemony Snicket, autor de Desventuras em Série.



Quem nunca teve o coração partido? Nesse incrível livro de Handler, Min é uma garota normal que começa –sem querer- um namoro com o cocapitão do time de basquete da escola, o garoto mais popular: Ed. Então após o término deles, ela resolve lhe escrever uma carta, expondo os motivos por eles terem acabado. É uma história típica "dramédia", mais conhecido como: "fazer piada com a própria desgraça."

"Mas já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nessa carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais." Pg 9.


O livro todo é uma carta. Você já começa o livro sabendo o final: Min e Ed terminam. Cada acontecimento exposto na carta acompanha algum objeto que marcou a relação, revelando fatos que contribuindo para o término. Min mostra e explica atitudes infantis e babacas que ela não reparava antes, por que estava apaixonada, mas que agora fazem todo o sentido. Um pouco semelhante com o filme (500) Days of Summer, onde também são narrados dias que já passaram. 
"...o négocio de ter o que o seu coração deseja é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer." Pg 27
O livro possuí diversas ilustrações, mostrando os objetos, feitas por Maira Kalman, que deu um toque único ao livro. O fato de Min ser cinéfila e relacionar acontecimentos de sua vida com filmes antigos, também é sensacional. Pena que todos os livros e músicas citados por Min, não existem. São todos criação do autor.

Min quer deixar a carta e os objetos na porta de Ed. Ela conta com a ajuda do melhor amigo Al, na qual ela "teve alguns contratempos" enquanto namorava Ed. Outro ponto positivo do livro: a amizade. Sem spoilers. Só lendo para entender o amadurecimento de Min sobre seus amigos.
"Eu podia ter posto na água, podia ter cuidado dele e vai saber o que teria virado, o que podia ter acontecido com essa coisa no parque onde eu te amei, Ed, onde eu te amei tanto." Pg 163
O mais interessante do livro foi o fato de ser escrito como uma carta. Min está contando –em outra perspectiva - sobre seu relacionamento para uma pessoa que já sabe tudo o que aconteceu, para seu Ex. E Handler soube aproveitar esse tipo de narrativa, usado várias facetas, como por exemplo: começar a escrever sobre um fato, mas só revelar o que realmente aconteceu, no final do capítulo. Ou começar pelo final de um acontecimento. Afinal, Ed, que está lendo, já sabe o que aconteceu. Dá aquela impressão que você está lendo uma carta confidencial, que pegou escondido no quarto de alguém e resolveu ler. Algo íntimo, sincero.
"Você sabe que eu quero ser diretora, mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente terminou." Pg 12
A carta de Min, apesar de se tratar de um término, é bastante divertida e irônica. Mas acima de tudo, verdadeira. Você fica com raiva do Ed, que tem atitudes mesquinhas e egoístas, e pensa: “Por que Min não terminou com ele antes?”. Mesmo se tratando de histórias de adolescentes, sabemos que histórias como essa também acontecem –e muito – com adultos.  Quantas atitudes de namorados e namoradas não passaram despercebidas, por causa do cego amor? Então quando “cai a ficha”, vem o arrependimento, como o da Min: “Como eu fui idiota!”.
"Achei que era uma coisa mas era outra, era zero, zero, zero, sozinha no ônibus, enquanto você dormia no quarto e eu tive que ir embora, e foi por isso que a gente acabou." Pg 181. 
Por ser uma carta, ela é escrita muitas vezes de maneira informal. Conseguimos observar a raiva e a mágoa de Min em suas linhas, assim como o amor que ela sentia e que lhe foi traído. Sabemos também que terá virá a gota d’água no final, que muitas vezes é sutilmente citado, fazendo o leitor criar teorias. E no “gran finale”, me coloquei no lugar de Min e me senti humilhada e envergonhada, de tão real que foi o sentimento passado.

O livro é maravilhoso! Nunca passei algo parecido com a Min – graças a Deus – mas, com certeza, seria de muita ajuda para muitas meninas. E porque não, para muitos adultos.

Super recomendado! Entrou no meu rol de favoritos. Um livro rápido de ler, com narrativa ágil. Terminei de ler pensando em quando reler! *--*
"...que ideia imbecil, ninguém ia entender. Nem você ia entender, Ed,(...) Foi por isso que a gente acabou, então aqui está. Ed, como você pôde?" Pg 249

Mary. 

4 comentários:

  1. "E a verdade é que, porra, eu te amei demais." COMO NÃO RIR????

    Putz! Adoreia sinopse, e não é segredo que ADORO a forma como tu escreve sobre livros, Mary! Fiquei com muita vontade de ler! Vou colocar na minha lista de "Livros para ler quando eu não tiver que estudar", kkkk

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro. E por duas razões: primeiro pelo autor, apesar de não ter lido Desventuras em série (só vi o filme) eu adoro o humor que ele tem. E segundo porque o livro de fato parece ser legal, mesmo que tenha como tema central o término de um namoro a leitura parece ser divertida. Fora que a ideia de estar "espionando" a vida de alguém ao ler uma carta que não foi endereçada a mim ser também interessante. Agora algo que me pergunto é será que o Ed leu esta carta toda? rs Gigantesca!
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa sobre o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn adorei seu comentário!!! Leia esse livro sim, peça emprestado, compre, mas leia! Vale muito a pena! Realmente esse lance de estar "espionando" é um dos pontos mais interessantes!! Eu tenho minhas dúvidas se o Ed leria tudo, mas Min fica muuuito convicta que ele vai ler! Enfim, só lendo pra entender! *-*

      Excluir
  3. Gostei muito! E vou fazer como o Jean, colocar na minha lista de "Livros para ler quando eu não tiver que estudar" junto com as vantagens de ser invisível!

    ResponderExcluir