segunda-feira, 30 de julho de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Sambinha Bom - Mallu Magalhães

A evolução de Mallu.





Esqueça aquela menininha tímida de respostas monossílabas que se apresentava em programas de TV, demonstrando um talento imenso, mas uma fragilidade estrondosa perante o mercado. 

Mallu Magalhães está de volta, mas dessa vez repaginada, com uma postura surpreendente e disposta a conquistar seu lugar ao sol dentre os nomes mais importantes da música brasileira.


E quando falo que nossa jovem Mallu, que ganhou sua fama primeiramente através da internet no ano de 2008, talvez possa ser a nossa nova Maria Rita, não é da boca pra fora. A jovem de 19 anos sempre chamou a atenção por ter influências do rock clássico e da música folk americana em suas veias, e suas composições eram predominantemente feitas na língua inglesa, mas quem diria que Mallu iria brilhar justamente quando resolveu se apegar as raízes tupiniquins?

Muito provavelmente influenciada por seu namorado de anos, Marcelo Camelo, seu álbum “Pitanga” flerta muito mais com o MPB com toques de bossa nova do que com a música internacional, e talvez seja isso que esteja deixando Mallu tão atrativa aos lhos do público e da crítica mais especializada. Não que ela tenha deixado suas raízes para trás, e eu diria que elas ainda são pulsantes em diversas faixas do álbum (como “Youhuhu” e “Baby I’m Sure”), mas é inegável que a música brasileira é o carro chefe da nova fase de sua carreira. Uma estratégia bem compreensível e coerente, tendo em vista que infelizmente para um artista nacional fazer sucesso por aqui, muito provavelmente ele será bem aceito apenas cantando em português, alguns raros casos se dão bem cantando outras línguas.

“Sambinha bom” teve seu Clipe lançado nessa semana, e para mim foi inevitável escolhe-la como destaque para a coluna, tendo em vista que na mesma medida em que Mallu está se encantando com o MPB, através dessa musica ela me gerou meus primeiros flertes com a música mais conceituada da nossa terra natal. Uma canção simples, com melodias e letras igualmente simples, e como a própria letra diz, “com poucas notas”, mas com uma qualidade musical pouco vista na musica nacional atual, principalmente feita por uma menina tão jovem. Talvez Mallu seja a prova de que nem todo jovem brasileiro é alienado, e que é possível SIM honrar a nossa cultura sem deixar o bom gosto de lado.


                                 - Letra Vídeo Oficial -


P.S: A beleza de Mallu é um assunto a parte, né? Recomendo também verem o vídeo de "Velha e Louca", primeiro single dessa nova fase, clicando AQUI.
                          -

2 comentários:

  1. Malu realmente está diferente. Mas algo ainda não me agrada nela. Não sei o que é, mas não rola empatia entre nós. Entretanto, não há como negar que a menina tem talento. E apesar de eu achar que essa mudança de "estilo" é só mais um jogada comercial para vender disco, desejo boa sorte a ela nessa nova fase da carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se "jogada comercial para vender" seria a palavra certa. Talvez ela tenha ajustado seu estilo ao que o mercado pede, mas acho que acima de tudo essa mudança é reflexo da atual fase que ela vive na vida pessoal dela. Não tem como negar a influência do Camelo nessas músicas.

      Excluir