terça-feira, 3 de julho de 2012

[RESENHA] Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter

Uma história real sobre um acidente terrível e um juramento de amor.
Para Sempre 

Para Sempre
Autor: Kim e Krickitt
Editora: Novo Conteito

Original: The Vow


Classificação Crossover: 


Sinopse:

A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Quem olha a capa de “Para Sempre” pode até achar que se trata de mais uma obra Sparkiana  (de Nicholas Sparks) - como muitas que estão sendo lançadas no país – por causa de sua capa, sua sinopse e sua recente adaptação hollywoodiana. Porém, apesar das semelhanças, o livro se difere em um ponto –e que ponto! – que é o fato da obra ser uma história real.


Kim e Krickitt se conhecem praticamente por acaso, em 1992, quando Kim liga para o SAC para pedir informações sobre jaquetas. Depois de várias conversas telefônicas, se apaixonam, namoram e se casam. O problema ocorre quando, poucos meses após o casamento, o jovem casal resolve fazer uma viagem para ver os pais de Krickitt. Acontece um terrível acidente e os dois ficam gravemente feridos, principalmente Krickitt, que adquire uma grave lesão cerebral, que a deixa tempos em coma, afeta a sua memória e a impede de lembrar-se de Kim.

A história se desenvolve a partir daí. Krickitt rejeitando Kim e Kim tentando reconquistar a esposa. Krickitt não é a mesma mulher de antes do acidente e é muito bonito ver que, mesmo nas dificuldades, Kim não desiste de Krickitt como esposa, ele honra seu juramento de casamento e quer recuperar sua afeição.

O livro, por se tratar de uma história real, possuí uma narrativa singular, semelhante a uma biografia. Kim é o narrador e todo o tempo temos a impressão que estamos lendo uma reportagem de um jornal com depoimentos detalhados. Kim narra as fases do tratamento de Krickitt e suas superações, tais como suas tentativas de reaproximação.

Todos gostamos de conhecer histórias reais extraordinárias e o fato de um dos envolvidos nos estar “contando” isso, torna a história e o livro mais interessante. Porém há pouco desenvolvimento dos personagens e da história em si. O livro não chega a possuir  150 páginas. Como eu disse: é como um diário, um depoimento, uma reportagem, uma biografia.

O título original do livro é “The Vow”, que seria algo como “O Juramento”, nome que condiz muito mais com a história, já que Kim sempre cita sua fé cristã – e a da esposa – e do quanto ele diz que nunca irá quebrar seu juramento de casamento. “Para Sempre” me soou comum, além de não dar pista nenhuma sobre a história. Não sei se esse nome foi escolha da editora ou da distribuidora do filme.

Para mim, o livro entreteve mais por ser algo curioso do que por ser emocionante, divertido ou até trazer conhecimentos. Até porque essas coisas ele não é. Não é meu estilo de leitura, mas não posso negar que foi interessante lê-lo, justamente pelo fato de parecer um depoimento. Se a história fosse ficção, dificilmente eu o teria lido.

Dica: se pesquisaram no Youtube por Kim e Krickitt Carpenter, poderão assistir diversos vídeos e reportagens sobre e com casal real.

Ainda não assisti a adaptação para o cinema. Pelo trailer me pareceu que foi um pouco modificado. Pretendo assistir em breve.

“Há quase três anos, fiz um juramento e, como disse naquela ocasião, repito agora, com um amor e um desejo ainda maiores: Prometo defender nosso amor e estimá-lo acima de qualquer coisa.” Kim Carpenter



Mary. 

2 comentários:

  1. Sou muito fã tanto de filmes romanticos como livros, então acho que vou gostar bastante!

    Vou procurar o filme!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir