terça-feira, 4 de setembro de 2012

[CINELIVRO] Leaving Paradise e Return to Paradise - Simone Elkeles

VALE DESTACAR QUE OS LIVROS CITADOS NESSE POST NÃO POSSUEM FILMES NEM PREVISÃO OU SEUS DIREITOS COMPRADOS. SÃO SÓ LIVROS QUE ACREDITO QUE SE ADAPTARIAM MUITO BEM NAS TELONAS.

Tenho a ideia de criação deste post a meses, desde que li esses livros da Simone Elkeles, mas vim refletindo desde então se seria uma boa ideia cria-lo. Os motivos são bem simples. O primeiro foi que nenhum dos livros foram lançados em português no Brasil. O segundo motivo foi que os livros não foram adaptados para o cinema e nem possuem direitos comprados ou previsões, o que pode confundir muita gente pela coluna se chamar CINELIVRO. Mas resolvi criá-lo passando por cima desses motivos porque (1) talvez ao criá-lo posso aguçar a curiosidade de vocês e incentivar a publicação deles no Brasil e (2) a coluna CINELIVRO não precisa falar necessariamente de adaptações literárias lançadas, pode também falar sobre aqueles que deveriam ser adaptadas, como é o caso deste.

Leaving Paradise (Livro 1) e Return to Paradise (Livro 2) foram escritos por Simone Elkeles (fiz resenha de outro livro dela aqui no blog, o Química Perfeita) e conta uma história que teria todo o estilo pra invadir as telonas e conquistar os corações daqueles que adoram uma comédia romântica juvenil com uma boa pincelada de drama.

O Paradise dos títulos é uma cidade pequena dos Estados Unidos, aquela típica cidade onde todos se conhecem e cuidam das vidas dos outros. Nessa cidade cresceram juntos três jovens: Caleb, Maggie e Leah. Eles são vizinhos, Maggie e Leah são melhores amigas desde criança e Caleb é o irmão de Leah. Com o passar dos anos, Caleb começa a se “distanciar”e fazer parte de outros “grupos”, enquanto Maggie vira tenista estudantil. Um dia Caleb sai de uma festa bêbado, atropela Maggie e foge, sem prestar ajuda. Ele vai para a cadeia por 1 ano e ela fica manca e impedida de praticar tênis. Com essa premissa que o primeiro livro começa, com Caleb voltando para Paradise e reencontrando Maggie. Nada mais é um mesmo, Maggie está depressiva por causa de sua deficiência, cheia de rancores, ela e Leah se distanciaram, a família de Caleb está desestruturada. O acidente mudou radicalmente a cidade.



A grande sacada da história é o perdão e a redenção. Paradise, além de ser o nome da cidade também é metafórico. Caleb e Maggie são duas vítimas de um acidente e terão que superar seus traumas juntos e descobrirem que há muito mais por trás deste acidente do que ambos imaginavam. Tudo que Caleb quer é voltar para Paradise e retomar sua vida antiga e Maggie quer fugir de Paradise, do seu passado e dos olhos cheios de pena dos moradores. Porém ambos descobrem que nem uma dessas pode ser a solução, não antes do amadurecimento.

Os livros são lindos, tocantes e passa uma mensagem muito bonita. Como já havia dito na minha resenha, Simone Elkeles tem o dom de escrever romances fofos e tocantes ao mesmo tempo. Muitas de suas cenas e historias podem parecer ou ser clichês, mas a diferença é como ela trabalha com esses clichês, tornando-os muito bons e paupáveis! Os dois livros se completam de uma forma inexplicável, como se fosse um livro repartido em dois. Leaving Paradise não faz sentido sem Return to Paradise e vice-versa. Acredito que ambos dariam ótimos filmes e seriam facilmente adaptados, possuem uma história rápida.

A Editora Underworld está com os direitos de publicação destes livros no Brasil, só que não possui previsão de lançamento e nem se manifestou mais sobre. Se você gostou do post, se interessou pelos livros, você pode lê-los em Inglês, em Espanhol ou entrar em contato com a editora (@Edit_Underworld) e incomodá-los para publicarem os livros o quanto antes. Também existem e-books dos livros traduzidos por fãs em português pela internet. Os livros são rápidos, curtos, fáceis de ler. FICA A DICA!

SINOPSE LEAVING PARADISE
Nada foi o mesmo desde que Caleb Becker saiu de uma festa bêbado, pegou no volante, e atropelou Maggie Armstrong. Mesmo após meses de dolorosa fisioterapia, Maggie anda mancando. Sua vida social é nula e uma bolsa de estudos para estudar no exterior - sua chance para escapar de todos e de seus olhares de pena - foi cancelada. Após um ano na cadeia juvenil, Caleb está livre... se liberdade significa censuras sem fim de um Instrutor Transicional e os olhos curiosos da cidade inteira. Voltar para casa deveria se bom, mas sua família e ex-namorada parecem pessoas estranhas. Caleb e Maggie são excluídos, taxados como "criminoso" e "aberração". Então a verdade vem à tona sobre o que realmente aconteceu na noite do acidente e, novamente, tudo muda. É uma jornada desolada e tortuosa para Caleb e Maggie, e ainda assim eles terminam encontrando conforto e força de uma fonte surpreendente: um do outro.


3 comentários:

  1. Parece ser bem legal! Também acho que daria uma boa adaptação cinematográfica!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Só de ler seus comentários dá pra ver que a história deve ser bem tocante!

    ResponderExcluir
  3. Eu terminei de ler os dois livros e há um problema: quero um terceiro!!! Rsrsrs
    Os livros são bons, e a narrativa é um diferencial, tem que ser publicado!!!
    patty

    ResponderExcluir