domingo, 2 de setembro de 2012

[REVIEW] Pretty Little Liars - 3x12 - The Lady Killer [Summer Finale]



 #TheBetrAyal Day.



Bem-vindos ao melhor episódio da história de PLL!



Posso dizer com a boca cheia que sem sombra de dúvidas essa summer finale foi o melhor episódio que a série nos apresentou até hoje. E não digo isso só por causa das revelações bombásticas e a resposta para algumas perguntas pelas quais já esperávamos a um bom tempo, mas esse episódio foi perfeito em todos os quesitos. Desde a trilha sonora impecável, passando pelo ritmo dos acontecimentos, bem como as revelações e a forma como a história foi construída. Começando pelo fato que ele foi contado “de trás para frente”, um artifício que acredito que nunca tenha sido usado na trama e que eu particularmente adoro, afinal passei cada segundo tentando construir a história na minha cabeça dos fatos que levariam ao momento intrigante de Hanna chorando desvairadamente enquanto Emily dava o depoimento como quem tivesse culpa no cartório, sem nos dizer quem havia “morrido”, quem havia “matado” e “porque” o crime havia acontecido. Se tratando de “Pretty Little Liars”, já estava até me acostumando com a ideia de que no final nada de tão importante assim teria acontecido, portanto uma seqüência de perseguição, tiroteios e facadas foi no mínimo surpreendente para mim.

 Fato esse me faz pensar que esse episódio apesar de ter tido menos repercussão na mídia, foi infinitamente melhor do que o tão comentado “-A Day”. Um desses motivos se dá pelo fato de que o “traidor” dessa vez foi uma pessoa totalmente inesperada. Quem aí poderia prever que o tão querido Toby ia se revelar integrante do “A Team”? O personagem é um dos favoritos do público e nem nos meus devaneios mais insanos eu iria sequer sugerir uma história mirabolante dessas, ainda mais depois do moço ter “desvirginado” Spencer (que pra mim nunca foi virgem) em uma das cenas mais bonitas da série. Agora só o que me pergunto é qual vai ser o motivo convincente que nos levará a desconstruir a imagem de bom moço de Toby e fazer dele um aliado do mesmo patamar do MITO-Mona no “A team”. Não consigo pensar em um motivo cabível. Será que no fim das contas todo o romance dele com Spencer pelo qual todos nós torcemos não passou de mentira?  Prevejo shippers de Spencer&Toby xingando muito no twitter!

Falando na lenda, no mito, na bitch onisciente (porque se sente poderosa) Mona, ela nos deu o ar da graça por pelo menos cinco segundos em cena, mas foi o suficiente para reinar, prometendo muita coisa, mas não cumprindo nada. Vê-la escapar com a maior tranqüilidade do mundo do sanatório, como se nada tivesse acontecido, e depois fazer várias seqüência com o encapuzado Toby me fez achar que veríamos uma chacina em Rosewood e acendeu a minha adrenalina ao nível extremo. As cenas realmente foram de empolgar, pena que tudo não passou de um pretexto para revelar que no fim de tudo Toby era o cafajeste da história.  

Mas o melhor de tudo é que Toby virando a casaca nem foi o plot que segurou a narrativa. Na verdade, tudo girou em torno das Liars convictas de que a “Pig Skin” era “A” e tentando convencer Emily disso, que por algum milagre do céus, dessa vez estava certa e sua atual amada é inocente de tudo, segundo confirmações da própria Mona.
Tenho até um pouco de medo de dizer isso, mas não é que a melhor interpretação e melhor plot twist do episódio veio de Nate? A revelação de que ele é o assassino de Maya e que não é primo dela coisíssima nenhuma rendeu os melhores momentos do episódio, e me senti extremamente tapado por não ter desconfiado disso por nenhum segundo sequer e nem ter associado ele com o “perseguidor” que Maya já havia mencionado há zilhões de episódios atrás. Se formos parar para analisar, Nate deveria ser uma dos principais suspeitos e todos deveriam ter um pé atrás com ele. Afinal, o cara simplesmente chegou a cidade dizendo: “Olá, Emily, eu sou o primo e best friend de infância de Maya que ela nunca havia mencionado e estou aqui para chorarmos as pitangas juntos". Oi? Ninguém se preocupa em confirmar o fato com a família, pedir fotos com Maya ou até mesmo fazer uma visitinha a casa do cara? É muito fácil enganar essas mentirosinhas, as vezes dá até pena...

A revelação desse segredo também mostrou que PLL quer começar a ousar, gerando boas doses de ação ao episódio, com direito a Nate ameaçando Paige e Emily de morte, mas dessa vez de forma real, e não com torpedos assassinos e comidinhas batizadas como a meninas estão acostumadas. Esse fato fez até com que Emily fosse a primeira Liar a sujar as mãos de sangue, esfaqueando Nate em legítima defesa levando o freak a óbito. Temos uma liar assassina? Olha só a ABC Family querendo ser adulta, minha gente! E como se isso não fosse o suficiente, temos outro personagem em risco de vida: Caleb. Agora me respondam uma pergunta: Quem em sã consciência deixa um revolver carregado dando sopa quando se tem um assassino obcecado sob o mesmo teto que você? Ok que o cara estava inconsciente, mas era óbvio que não estava morto. Deixar a arma gratuitamente a solta foi pedir para morrer. Mas será mesmo que teremos MAIS UM casalzinho sendo desfeito de forma trágica na série? Bom, eu duvido que PLL queira ousar tanto assim, então podemos relaxar que Caleb ainda irá rastrear muitos IP’s e sabotar muitos celulares nessa história crocante, além é claro de fazer o que sabe fazer de melhor: figuração.

O mais hilário no meio de tudo isso é que agora posso confirmar a minha teoria de sempre: Em PLL NADA está conectado com NADA. Paige não é “A” e não é assassina de Maya (só é estranha mesmo), O assassino de Maya (Nate) não é “A” e não tem nada a ver com o assassinato de Alisson e, Mona, Toby e o “A Team” não tem nada a ver com nada disso citado. Entendi certo, produção?  

Em meio a tanta coisa legal e a tanta expeculação, fica até difícil desperdiçar algumas linhas aqui para falar da trama de Ezra, Ária e Maggie. Não que esse não seja um ponto até que interessante na trama, afinal a aparição de Maggie na casa de Ezra foi bem inesperada, mas é que todos sabemos como isso irá terminar, e eu sinceramente não me importo e espero que agora que as coisas esquentaram PLL dê mais foco aos mistério do que com os romances águas com a açúcar.

Toby traidor, Nate assassino e ainda temos no mimo mais uma “A” a solta e muitas perguntas para serem respondidas. Como não ansiar pela volta de “Pretty Litte Liars”?



P.S: Jura que Hanna vai ficar de birrinha com Spencer pelo que aconteceu com caleb? Até onde me lembro todas elas estavam suspeitando de Paige...

Um comentário:

  1. Muito bom o episódio! Eu vi ao vivo e todas as revelações foram surpreendentes!!! Eu nem suspeitava de Nate e muito menos de Toby! Pra mim tudo estava interligado, mas vi que não! A coisa é tão aleatória que deixa muitas possibilidades no ar!

    ResponderExcluir