quinta-feira, 22 de novembro de 2012

[REVIEW] Fringe – 5x07 – Five-Twenty-Ten

 
Era uma vez a família Bishop.

Como se a situação deles e do mundo já não fosse trágica o suficiente, agora os Bishop estão se perdendo dentro de si mesmos também. Olivia está desencantada com a vida, e Walter e Peter estão virando monstros. Apesar de ter ganhado as batalhas nesse 5x07, a equipe Fringe encara prospectos não muito positivos; Walter está cada vez mais obcecado e inescrupuloso quanto a missão, e Peter está definitivamente se tornando um Observador. E a doente da Olivia não faz nada. Coitada da Astrid viu, ela não tem um plot decente e não faz ideia de tudo que tá rolando com os outros, só fica presa no de sempre: dar assistência crucial aos Bishop pra salvar o mundo mas sem levar crédito algum.
Mas enfim, dando seguimento a missão de recuperação do plano de derrotar os Observadores, a nova fita indica a localização de dois daqueles cilindros tão conhecidos por nós, fringies, que aparecem tanto no 1x04 quanto no 4x15. Tudo que sabemos sobre os tais é que servem como sinalizadores para localizar pontos no espaço, não se faz ideia da finalidade deles dentro do plano. Mas, como já sabíamos, os dispositivos são de suma importância para o Setembro e, por conseguinte, faz sentido considerá-los importantes para o plano dele. Aliás, talvez seja por isso que nosso boldie favorito tenha tanto cuidado com os cilindros, afinal ele sabe do futuro, talvez tenha feito os Bishop protegerem as peças nas duas ocasiões justamente por serem necessárias para executar o plano de salvar o mundo em 2036. E não seria a primeira vez que mistérios surgidos na primeira temporada ficariam claros agora na quinta, a mesma coisa aconteceu no episódio anterior. Poha, essa série é muito mindfuck mesmo, ainda me impressiono! *-*
Nessa brincadeira de recuperar os cilindros, outra coisa foi explicada: por que Walter cortou fora a mão de William Bell no 4x19. Aliás, algumas coisas foram esclarecidas sobre o que aconteceu com Bell e os Bishop depois dele ter quase provocado a morte de Olivia no 4x21.22, mas admito que tudo só me confundiu mais então não vou entrar nesse mérito da questão, e nem creio que importe anyway, duvido muito que William Bell dê as caras nessa temporada final. Bom, tendo posse da mão de Bell, a equipe Fringe só precisava de uma ajudinha extra para ter acesso ao cofre do velho e recuperar os cilindros, e essa ajudinha foi fornecida por ninguém menos do que a eterna diva Nina Sharp, uma das personagens mais contraditórias e fodásticas de Fringe. Admito que não me emocionei tanto quanto no reencontro com Broyles, mas achei muito digna a participação dela, sempre gostei da Nina, mesmo quando achava que ela era bandida. E a aparição dela foi importantíssima para tratar dessa mudança de personalidade que Walter vem sofrendo, tornando-se o velho Dr Bishop que brincava de ser Deus.
Desde que essa nova vertente da trama começou (isso inclui o 4x19), tenho notado o Walter um pouco mais carrancudo que o normal, mais intransigente. Não dei importância porque enfim, achei que era apenas um reflexo da situação escrota em que eles todos se encontram né? Mas agora as coisas estão fazendo mais sentido, essa confusão toda dos implantes do cérebro estarem fazendo ele voltar a ser o egocêntrico Dr Bishop que destruiu mundos. Eu realmente não sei o que pensar sobre esse plot; no episódio anterior, quando Walter conversa sobre isso com Peter no metrô eu não dei importância, pra mim era só um draminha mínimo desses que ele costumava fazer sobre falta de moralidade na ciência e etc, achei até chatinho na hora, só gostei do potencial disso interferir no plot do Peter como Observador. Já assistindo ao último episódio, achei interessantíssimo esse aspecto pra história, tratar das consequências que esse comportamento agressivo de Walter trará pra essa já desestruturada família. Sem contar aquela angústia básica que vem com o receio dele perder o propósito altruísta da missão, piorando ainda mais a situação escabrosa em que a equipe Fringe se encontra. E o mais triste, é que diante desse quadro, perdem-se as esperanças do Walter ser uma das coisas que manterá o Peter são, porque ele vai estar sempre esperando que o filho vá lhe ajudar, sendo que este é quem precisa de ajuda.
E precisa com urgência, porque o cabelo já tá começando a cair. E digo uma coisa, se o Peter ficar careca e sem sobrancelhas eu largo essa série, it’s just too much for me! Mas enfim, o fato é que o moço se perdeu de vez nessa onda de ser Observador. Não que ele tenha escolha, não creio que seja o tipo de coisa que dá pra resistir; tomando o Setembro como exemplo, ele é fofo e se importa com as pessoas, mas não se liberta do que ele é. Acho que a mesma coisa está acontecendo com o Peter, ele quer sentir, quer se importar, até porque ele justifica o que está fazendo como uma vingança pela morte da Etta, mas a tecnologia dentro dele não o permite ser humano mais. Enfim, o que me tranquilizou um pouco nesse episódio é que pelo menos agora a Olivia sabe o que tá rolando, meu medo maior era ele se transformar de vez e ninguém nem dar notícia. Quem sabe agora que a Olivia está ciente do que ele tá se tornando, tome uma atitude pra salvar nosso Peter desse destino cruel de ser um boldie!
O difícil é só esperar uma atitude da Olivia, a mulher tá no ponto de ser enterrada de tão mórbida. Ela já estava meio paradona desde que a temporada começou, agora com esse luto eterno tá pior do que nunca! E isso não é uma crítica, ela tem todo direito de estar assim, continuo firme no meu argumento inicial sobre o ócio dela (exposto na review do 5x02) e se justifica ainda mais agora que, enfim, ela sofreu mais um trauma. E convenhamos, a Olivia tinha que ceder um dia, tinha que quebrar, depois de todas as tragédias que ela sofreu desde pequena, um dia ela tinha que deixar de ser aquela impenetrável que aguenta tudo. Então é, entendo perfeitamente o estado que a personagem se encontra e sempre me emociono nas cenas que ele transparece. Mas não nego que também me dá nos nervos as vezes, sinto falta de alguém pra mandar o Walter tomar um rumo de gente e manter o Peter na linha. Talvez isso aconteça em breve, já que agora ela é a única com sanidade e autoridade suficiente pra botar esse povo de volta nos trilhos, tomara que tenha um choque de realidade e perceba que o mundo precisa dos Bishop sãos e unidos, e faça alguma coisa a respeito. No fim das contas é sempre ela que tem que consertar as coisas mesmo, por isso admiramos e amamos a nossa Olivia toda poderosa :) O ruim é ter que esperar até 07/12 para ver o que acontece né? DAMN YOU HIATUS!

2 comentários:

  1. Meu maior medo com tudo isso é o processo de tranformação de Peter ser realmente irreversível! Acho que seria interesssante toda essa teoria do pessoal dele ser o primeiro observador, mas não acho que faça sentido e quero muito um final feliz dele com a Olivia!

    A situação do mundo em que eles vivem está tão deplorável, que começo a teorizar se uma das saídas para salvar o muno não seria voltar no tempo. Será que farão algo do tipo? Se sim, ainda temos uma possibilidade de uma Etta viva!

    P.S ótimo texto, Nah! Agora sim posso acompanhar suas reviews!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm tenho medo disso! como todo mundo sabe e eu to sempre dizendo, Fringe é uma série onde literalmente TUDO pode acontecer, tenho medo de que no fim os produtores tollem bonito com a nossa poker face e não tenha final feliz coisa nenhuma D:

      como eu disse no ultimo paragrafo da minha review do 5x04 eu to apostando fielmente em duas teorias vigentes entre os fãs de que no final vai ter sim uma viagem no tempo e tudo será consertado! pq se for pra série ter um final feliz, esse é o unico jeito!

      poxa Jean, muito obrigada! vindo de vc é um super elogio s2 eu tava ansiossima pra te ter aqui fringelosofando comigo a cada episodio novo dessa reta final, vlw por vir *-*

      Excluir