sábado, 12 de janeiro de 2013

[REVIEW] Pretty Little Liars - 3x14 - She's Better Now



Mona 2.0


Mid-season chegando, muitas séries estreando, mas qual é a nossa ansiedade anual favorita? A volta das mentirosinhas, é claro! E se todo ano as expectativas em torno dessa crocância de série já são altíssimas, o que dizer quando ela vem após um episódio de Halloween incrível, com direito a morte de personagem suspeito e descoberta de um corpo desconhecido no meio da maior festa do ano?


Boa parte da audiência deixou suas expectativas aumentarem justamente pela descoberta do corpo (supostamente de Alisson) que estava servindo de gelo seco para as bebidas da festa, mas o que fazer quando simplesmente parece que os produtores esqueceram do maior cliffhanger de todos? Isso mesmo, PLL voltou, Mona voltou para a escola, mas parece que simplesmente apagaram da timeline tal fato, e o cadáver nem sequer foi citado no episódio, o que me deixou incrédulo, mesmo se tratando de PLL, a série que muito promete mas pouco faz.

Esquecimentos a parte, o maior twist do episódio foi ele ter começado justamente com a volta a ativa da nossa musa onipresente Mona. Já estava meio chato ver ela presa naquele hospício, mas ao mesmo tempo nem tinha tanta necessidade dela ter ganhado alta, né minha gente? Afinal, como o próprio Lucas disse, Mona entrava e saía do manicômio quando bem entendia, sendo capaz até de voar para dentro de um trem em movimento, então a alta do médico foi só para preencher questões burocráticas de relatório mesmo. Mona está de volta, e ao que parece será mais implacável e medonha do que nunca. O engraçado é que a nossa freak favorita  tentou MATAR as meninas e ainda temos que ouvir discursos sobre a virtuosidade do perdão da avó avulsa de Hanna, que já entrou na série prometendo causar muito, só que não, muito provavelmente só para cobrir as férias da atriz que faz a mãe de Hanna. Mas enfim, como não amar um episódio que nos mostra cenas bizarras como a de Mona andando pelos corredores da escola com um cérebro de vaca espetado em uma faca? Se alguém ainda tinha dúvidas se a menina é perigosa, ta aí a deixa para fugir para as colinas.

Mona está enfrentando o maior bullying de sua vida desde que era a feiosinha da escola, mas não é para menos. Os alunos de Rosewood (tirando Hanna, Ária e Emily) não são burros, e parece que eles são os únicos a ter a noção de que Mona é estranha e perigosa. Hanna continua vivendo em seu conflito interno sobre o perdão como sempre, e Spencer continua sendo a mais inteligente de todas, compartilhando com a opinião do resto do colégio. Falando em Spencer, a inteligência da moça parece sempre cega quando se trata de questões amorosas. Toby, o meu mais recente desafeto, está a cada dia mais estranho e dando bandeira, fazendo até parecer que esconde um corpo no armário de casa, mas Spencer não consegue notar de forma alguma a estranheza nas atitudes do moço. Toby defendeu Mona, defendeu até Jenna que ele sempre manifestou um grande rancor, mas Spencer acha que está tudo legal e tudo o que ela quer é curtir um ofurô ao lado de seu amor, enquanto vacas são decapitadas por Mona mundo afora.


O episódio foi meio morno, mas serviu para levantar mais algumas suspeitas e colocar no holofote dois personagens que agora parecem ter caráter ainda mais duvidoso. O primeiro deles é Jason, que sempre foi um personagem enigmático. Qual é a relação dele com Mona afinal, sendo que antes eles mal contracenavam? A cena de Mona fazendo curativo nele pode significar tanto que ele se machucou na tentativa de “assassinato” de Meredith no incêndio como também na cena em que Ária machuca o seu agressor no episódio de Halloween, então muito provavelmente comprove o fato do envolvimento de Jason no A- team. Claro que se tratando de PLL também há a possibilidade disso não significar coisa nenhuma, mas como o moço era membro do N.A.T nossas suspeitas merecem atenção redobrada.


Outro vilão em potencial, e ainda mais interessante e surpreendente, é Byron (carinhosamente conhecido como “Elle”, ex-esposo de “Ella”). Já sabemos que na verdade ele não era pedófilo e não teve nenhum tipo de relacionamento com Alisson, mas como boa bitch que a maldosa original é, a menina queria mesmo era chantagear o pai de Ária afim de ganhar alguma grana em troca de seu silencio sobre sua traição contra Ella. O mistério gerado em torno de Byron para mim não é nem pelo fato dele ter sido chantageado por Alisson, afinal a menina tinha um desafeto a cada esquina de Rosewood. Mas o mais intrigante foi ver as reações explosivas de Byron sempre que confrontava ou era confrontado por Ária no episódio, principalmente quando ele soltou que “sabia do que ela e as amigas eram capaz”, esquecendo por um momento de que Ária era sua filha e a acusando de ser capaz de tentar fazer churrasquinho de sua stepmonster. Outra coisa estranhíssima foi a forma que ele observou filha enquanto ela não estava olhando, o que não parecia nem um olhar de um pai aborrecido nem de um homem inocente, mas sim de uma pessoa que sempre escondeu sua verdadeira personalidade. Espero que os produtores não tenham criado essa dubiedade no caráter do personagem só para encher lingüiça. Se não estariam desperdiçando um dos plots mais interessantes da série.

Abaixo deixo para vocês o vídeo completo do desabafo de Mona, vindo direto do facebook dela como aqueles bônus SUPER CROCANTES que só PLL propicia para seus fãs. Confesso que se não soubesse da falta de caráter dela, iria até sentir pena. Só Hanna e sua avó mesmo pra acreditar na redenção dessa louca....





2 comentários:

  1. Esse retorno de PLL foi confuso. Sei que passou tempo desdo o Halloween, mas a impressão que eu tive é que mais uma vez deixaram de lado plots e focaram só em um. Não sei qual a dificuldade que os roteirista tem de desenvolver uma história coerente com uma linha de raciocínio. Essas "quebras" de continuidade são ruins para a série. Um exemplo claro disso foi o fiasco do plot do Black Swan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou acostumado até com isso em PLL, nem me surpreendo mais.

      Mas esquecerem do plot do cadáver congelado foi demais. Demais até para PLL!

      Excluir