terça-feira, 22 de janeiro de 2013

[REVIEW] Pretty Little Liars - 3x15 - Mona-Mania




Se Mona como “A” já era perigosa, imaginem sendo ela mesma!


PLL agora entrando em uma reta um pouquinho diferente, que talvez possa deixar tudo mais interessante.  Depois de quatro anos sendo assombradas pelo desconhecido, uma hora essa formula iria cansar e mesmo sem revelar muita coisa do enredo principal, uma mudança na narrativa cedo ou tarde iria se fazer necessária, tirando as suspeitas de foco para começar a focar em algo concreto e declarado, um inimigo de verdade. A saída de Mona do hospício foi um pontapé inicial para essa leve mudança na série, e até agora está cumprindo seu papel de forma digamos que satisfatória e até interessante.


Não, meus caros, a série das Pirulitas não saiu do seu lenga-lenga tão tradicional e está longe de revelar seus maiores segredos, mas o que acontece é que agora além de Mona ser uma vilã óbvia, apesar de tentar se fazer de sonsa, as meninas também resolveram ter um surto de inteligência e ver garota como uma verdadeira ameaça. Essa percepção na verdade veio de forma bem tardia, afinal, o mais comum quando uma pessoa tenta te matar é você tentar manter o máximo de distancia possível (não que isso ocorra com muita freqüência) e não se fazer de solidária e Miss Simpatia quando ela está por perto. Mona, além de querer tirar a vida das quatro mentirosinhas ou fazer delas um verdadeiro inferno, agora quer provar que nem toda bitch tem que ser burra e que dentro daquele corpinho hipônico há um cérebro funcionando muito bem, querendo voltar aos seus tempos de menina nerd e tirando o posto de “smart girl” de Spencer. O que ela pretende com isso, só Deus sabe, mas até que foi interessante ver a competição das duas para provar quem no fim das contas é leitura mais assídua da Super Interessante. Como disse, isso praticamente não vai servir para nada de relevante na série, só para fazer algumas pirracinhas sem sentido, mas de momento Mona derrotando Spencer na competição foi motivo mais do que o suficiente para despertar a ira de Hanna que soltou aquelas verdades que a gente sempre sonhou em ouvir para cima da garota.

Como citei acima, agora a guerra é declarada. As meninas pararam de fazer papel de João sem braço e escracharam para Mona que sabem bem quem ela realmente é, e não compram essa história de boa moça e Madalena arrepenida. Por outro lado, Mona provavelmente irá continuar se fazendo de salame, mas dessa vez com sua ira multiplicada por mil. E como uma Mona irada é prato cheio para bons momentos, nós não poderíamos estar mais felizes.

Falando em satisfação, o que está uma verdadeira delícia é o draminha familiar que ronda a família de Ária. Nunca fui fã de Elle e toda essa barra dele ter traído Ella e a crise no casamento dos dois, mas talvez isso seja porque nunca pensei que essa trama poderia em algum momento se entrelaçar com o assassinato de Alisson. Ainda não acho que a série  será tão ousada para fazer realmente de Byron um assassino de adolescentes indefesas, mas a possibilidade me enche de animo de realmente vermos algo interessante no desfecho dessa história. Se formos analisar, o motivo de Byron para ter dado fima vida de Alisson, é muito mais convincente do que qualquer outro que já vimos até agora. Por enquanto só temos uma certeza: Byron esconde algo, algo forte o suficiente para fazer do homem um stalker de sua própria filha e ter atitudes cada vez mais explosivas e não condizentes com o que conhecíamos dele. Isso ainda não prova que ele tenha algum envolvimento no assassinato de Alisson, mas nossa lista de suspeitos vem cada vez mais diminuindo e como a série já está indo para seu 4° ano, não duvido que em breve as peças comecem a se encaixar - Pelo menos nós estamos torcendo para isso!

Há também sempre a possibilidade de Meredith estar sendo a bitch da história, e implantando todas essas minhocas na cabeça de Ária apenas por safadeza para acabar com o relacionamento de pai e filha entre os dois, por puro capricho. Acho improvável, mas de PLL sempre podemos esperar tudo. O irônico é que nesse episódio, até  a avulsa da Meredith que nunca fedeu e nem cheirou pra mim soou simpática.

No núcleo de personagens figurantes que os produtores querem que pensamos que são importantes, temos Lucas. Agora sabemos que realmente ele é parte do “A Team”, mesmo que de forma sutil e quase sem importância. Lucas serviu mais como um escravo, uma espécie de estagiário por obrigação que mal sabia no que estava se metendo, mas para o nível e a velocidade que as coisas costumam se revelar em PLL, essa é uma descoberta até que interessante. Ainda acho que por ele ter tido algum tipo de envolvimento, ele tem mais informação a ser fornecida e está escondendo o jogo, não por maldade, mas por medo. Se realmente ele nãos souber de mais nada, acho que seria um baita erro de roteiro. Acharia, por exemplo, pouco provável que ele não soubesse do envolvimento de Toby na história toda. Afinal, tinha que haver algum intermédio entre ele e Mona, uma vez que ela estava presa no hospício.


Falando em Toby, meu desafeto por ele só vem crescendo. Essa história dele no “A Team” soa forçada e não é de  hoje, mas o personagem vem me surpreendendo (negativamente) a cada dia. Não consigo engolir que alguém esteja o tempo todo ao lado de Spencer seja capaz de aprontar peripécias como ele aprontou com Emily e Paige nesse episódio, por exemplo. Cada vez para mim diminuem as possibilidades dele estar trabalhando como agente duplo, e começo a acreditar mais na falta de vergonha na cara do personagem mesmo. Paige e Emily, diga-se de passagem, levaram o “troféu Serena Van der Woodsen” do episódio. QUEM EM SÃ CONSCIENCIA tem uma crise de pânico com medo de morrer assassinada no meio da estrada, e resolve sair para dar uma voltinha em uma floresta abandonada para se acalmar? Tamanha burrice não merece nada menos do que um pneu furado propositalmente mesmo, Toby pegou até leve no castigo. A burrice das meninas pedia por mais. Outra coisa que não faz sentido é essa fragilidade de Paige abalada com o que aconteceu no Halloween, sendo que ela sempre foi o “macho alfa” da série. Mas é por essa crocâncias e outras que PLL é a série do nosso coração, e se divertindo com coisas assim, quem aí pensa na hipótese de largar essa delícia?


P.S: Cece foi engolida pela Terra? Cadê  moça que prometia tanto?

P.S²: Menino Mike virou apenas citação na série. Deve ter sido sugado pelo mesmo buraco que Cece.

P.S³: Seria o rival de Spencer no grupo de estudos o substituto de Toby quando ele for revelado megaevil?




Nenhum comentário:

Postar um comentário