segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

[REVIEW] Castle – 5x13 – Recoil


Um episódio incrível pra dar um chega pra lá na mesmice da quinta temporada!

Acho lindo como Castle sempre atende meus pedidos! Só porque semana passada eu estava bitching sobre os episódios fillers e pedindo um relacionado a main storyline, essa semana vô Marlowe me deu de presente esse 5x13 fodástico! E saiu melhor que encomenda porque a cada 10 minutos o rumo do plot dava um twist e deixava a historia toda ainda mais atrativa.

Não vou mentir que no começo ficou bem óbvio que o Bracken não ia ser o bandido da vez, dava pra perceber nas entrelinhas. Até porque ele não seria doido de dar um sumiço em alguém tão explicitamente ali em NY sabendo que a Beckett tá na cola dele. Mas gostei de como foi construída essa investigação preliminar e como eles chegaram até ele sendo o alvo. E aí está o primeiro twist do episódio, previsível, mas mesmo assim interessante.

Amei a cena do primeiro confronto direto da Becks com o Bracken, mesmo ele mantendo aquela pose prepotente, dava pra sentir o cheiro de medo exalando dele. Na sequência, a detetive se depara com a carta de ameaça ao senador que contém a mesma caligrafia do assassino e pode ajudar a localizá-lo, mas se depara com um dilema: impedir o atentado ao responsável pela morte de sua mãe ou fazer seu trabalho policial e prender o assassino? Também era de se esperar que ela passasse por isso diante do fato de ter que proteger o Bracken, e eu fiquei torcendo pra ela se livrar da carta e acabar logo com essa lenga-lenga.

Mas a moça fez o certo e mesmo chegando pertinho de queimar a carta, não o fez (btw, sdds de Becks na terapia! #sqn), e isso eu considero o segundo twist porque eu sinceramente achava que ela ia queimar, e depois ia ficar traumatizadinha por ter se livrado de evidência. Em outros tempos isso era o que aconteceria, mas como eu digo de vez em quando nas reviews, a Beckett amadureceu desde o final da quarta temporada, é uma pessoa menos danificada. E, apesar de eu sentir falta da mulher de aço que ela era, estou gostando de ver a personagem evoluindo como ser humano, isso é muito importante no desenvolvimento de uma série.

Outra coisa que teve nesse episódio e que percebi que estava morrendo de saudades também foi a batida policial. Mano, que falta eu tava sentindo de ver aquele monte de gente vestido com coletes e com armas em punho derrubando portas e gritando “NYPD”! Sério mesmo, eu adoro uma boa batida policial. Mas enfim, Beckett tem o cara na mira e deixa escapar (atitude digna da velha Becks que mencionei no parágrafo anterior), e aí entra o que eu considero como mais um twist do episódio. Porque aposto que tava todo mundo dando razão a ela por não ter atirado no cara, mas assim que descobrem que ele ia explodir uma bomba e ela teve como evitar e não o fez, ficou todo mundo cheio de culpa igual a ela. Digo isso por experiência própria, haha.

Na cena do interrogatório com o McManus, que a tia Gates (ela voltoooooou \o/ só porque eu reclamei que estava com saudade dela também) fica observando, jurei que ela ia juntar as coisas e eles iam acabar contando pra ela a verdade sobre o Bracken. Queria tanto isso, queria muito mesmo que eles confiassem na tia e incluíssem ela na equipe #xatiada. Anyways, na sequência vem mais um twist no plot, creio que esse o maior de todos, que é quando a Beckett dá uma de Castle e fica teimando que alguma coisa não se encaixa no desenrolar do caso. Engraçado é que o próprio Castle acha que é paranoia dela, pra gente ver como a lucidez da moça fica desacreditada quando se trata do caso da mãe dela.

E confesso que por uma fração de segundo achei que ela tinha errado, que ela tinha se deixado levar pela própria intensidade e até culpa, e estava overthinking as evidências. Mas aí o barulhinho do isqueiro veio (e fiquei chateada com o Castle por não ter ouvido também), e ela divou horrores salvando a vida do Bracken. Amei essa cena por duas vertentes, uma foi o clique característico do isqueiro que ganhou destaque no começo do episódio e foi retomado com louvor no final; e a outra foi a Becks nem ter pensado duas vezes antes de salvar o senador, porque naquele momento ela poderia tê-lo deixado morrer, ia ser só ele mesmo e ela não teria como ser responsabilizada de maneira alguma. Era solução de todos os problemas. Mas não, ela cumpriu o juramento do distintivo, “servir e proteger”, não importando quem seja.

E pra finalizar, quero comentar também duas outras coisinhas que me empolgaram bastante no final do episódio. Uma foi a menção ao tal inimigo do Bracken, um fodão que nem ele, e que tenho a leve impressão que vai ser importante de alguma maneira no desenvolvimento dessa trama principal mais pra frente. A segunda foi a situação em que ficou a relação Beckett-Bracken no final do episódio, creio que a detetive fortaleceu o domínio que tinha sobre o senador agora que ele lhe deve um favor, e diante de tudo que aconteceu, o Bracken não só teme a Becks como também a respeita como inimiga, pois ele viu que ela é ainda mais do que ele esperava. Enfim, amei esse episódio de Castle, todo ele, tanto que nem demorei pra fazer review e ficou até grandinha! haha Preciso demais que a série siga nesse estilo, preciso que a quinta temporada volte a me animar assim, preciso que a toda semana aumente minha certeza de que Castle é minha segunda série atual favorita *-*


Nenhum comentário:

Postar um comentário