quarta-feira, 8 de maio de 2013

[REVIEW] Dallas – 2x14 –Guilt By Association / 2x15 – Legacies [SEASON FINALE]


Se você achava que Dallas já tinha sambado muito na sua cara, meu amigo, você não viu N-A-D-A!!!!

Sim, meus caros. O impossível aconteceu! Dallas conseguiu com sua season finale nos apresentar seus episódios mais cretinos, mais sambistas, mais canalhas, mais mau-caráter e todos esses adjetivos que nós já estamos acostumados a utilizar parta descrever a série, mas dessa vez elevados ao cubo. Tudo porque a série conseguiu manter seus elementos surpresas até os últimos segundos, e devo dizer que esses elementos não foram poucos assim como não foram nada previsíveis. E para fazer uma review igualmente canalha, resolvi fazer esse texto em forma de tópicos, dividido por “sambadas” em ordem cronológica, para termos uma breve noção do quão saborosos foram esses dois episódios.

SAMBADA N° 1 – A IDA DOS QUE JÁ SE FORAM


Pamela Barnes não está viva! SIM, MEUS CAROS, em qualquer outra série que estamos acostumados ver, o retorno de um personagem tão mitológica ao universo de Dallas teria sido visto como o grande BOOM da temporada, e quiçá o grande BOOM da série. Eu mesmo, posso dizer que estava animadíssimo para ver Victoria Principal, ou seja lá quem fosse interpretá-la, de volta a série, para acrescentar ainda mais a esse time de canalhas. Mas acontece que o sobrenome de “Dallas” é “Imprevisibilidade”, e fortalecendo os rumores de que Victoria Principal estava se recusando a voltar a série, o destino de sua personagem foi concluído e a mesma foi dada como morta, não recentemente, mas há 25 anos atrás. Nem preciso comentar a genialidade desse plot muito a fundo, né? Revelar que Pamela está morta, dá uma boa conclusão para o plot da atual temporada da série, mas de certa forma também fecha com chave de ouro uma trama muito mal explicada láááá na série original. Nunca acompanhei a série mãe da nossa Dallas 2012/2013, mas sempre achei estranhíssima essa história de Pam ter abandonado Bobby e Chris sem uma explicação plausível, sendo que ela parecia ser uma personagem tão virtuosa, e explicar a morte dela através de uma doença que ela descobriu quando tentava reconstruir sua face para voltar a cidade, fez tudo finalmente ter sentido. Sobre os efeitos que isso traz a nossa Dallas, os Ewings obtiveram sua vantagem sobre os Barnes, pois agora Chris é oficialmente dono de 1/3 da Barnes Global.


SAMBADA N°2 – O DESFECHO DO PLANO DE J.R

Bom, só essa sambada aqui já pode valer pelo tópico todo, afinal o desfecho do plano de J.R e, conseqüentemente, a revelação de seu assassino, foi sim o melhor plano EVER e também o mais surpreendente do mundo das séries. A maior surpresa de todas aqui vem da capacidade dos roteiristas em nos fazer acreditar piamente em tudo o que eles estavam mostrando, para no fim não ser nada daquilo. Apontar Cliff Barnes como o assassino de J.R é muito conveniente, e quando ele foi “revelado” (foco nas aspas) como o grande assassino, não fiquei nada surpreso e achei até que coerente e bom para o contexto da série. Mas lá estava eu, mais uma vez enganado por minha inocência e subestimando o poder imprevisível da criatividade dos produtores de Dallas. Acontece que Cliff não era o assassino de J.R de forma alguma, e teoricamente, nem um assassino de verdade nós tivemos. J.R já sofria de câncer a um bom tempo e já estava a beira da morte (Assim como nosso querido e lendário Larry Hagaman, interprete de J.R) e o que ele fez foi nada mais do que utilizar de sua própria vida (ou morte) para finalmente dar paz a sua família e colocar Cliff atrás das grades. Mas então quer dizer que no fim das contas Cliff foi preso injustamente? Nada disso, caros leitores. O que não falta para Cliff são crimes para que ele seja culpado, e podemos considerar essa punição de Cliff como uma forma de ele pagar pela sabotagem na plataforma dos Ewings, que culminou na morte dos bebês de Pamela e Chris.  



SAMBADA N° 3 – JOHN ROSS, HERÓI?  

Bem que eu queria, e bem que eu cheguei a acreditar que John Ross estava se redimindo de seus pecados durante todo o episódio, mas John Ross demonstra que realmente corre os sangues de J.R em sua veia e sua canalhice sempre falará mais alto. Dava pra acreditar piamente no amor dele por Pamela, estava achando até bonitinho os dois juntos e estava até torcendo para o casal (talvez mais do que eu já torci para qualquer casal de Dallas). Mas mesmo com meu lado otimista torcendo, no fundo tinha um pouquinho de duvida se o amor de John Ross era realmente genuíno, e se realmente sua persuasão e interesse em trazer Pamela para os lados de Ewing haviam realmente vindo apenas como bônus da história. Abro aqui um parêntese para destacar a eficiência de John Ross, em conseguir virar a moça contra seu próprio pai de forma quase que irreversível. Não vejo caminho para Pamela descobrir que Cliff não matou J.R, e mesmo que houver, só a confissão de que Cliff matou seus netos intencionalmente já causaram na moça uma trauma difícil de ser curado. Mas voltando ao foco, o amor de John Ross não é genuíno, e na verdade, mesmo após a conclusão de tudo e juras de amor para Pamela, ele mantém um affair com Emma, que pode ser peça fundamental em um plano ainda desconhecido por nós. Aliás, Emma é a protagonista da nossa próxima sambada!





SAMBADA N° 4 – EMMA RYLAND, UMA EWING POR EXCELÊNCIA.

Ela pode não ter o sangue Ewing com os genes de J,R predominando em seu sangue, mas o que não podemos negar é que Emma é sim tão mau caráter quanto J.R, John Ross e todos os malacos que a série já apresentou. Se não soubéssemos que Ryland é o pai da menina, poderia afirmar que Ann andou pulando as cercas internas de Southfork com J.R, porque só isso explicaria o nível de malandragem que essa menina demonstrou nessa season finale. Sempre vi Emma como uma menina sonsa, que sofria por ter sido repreendida por Ryland, mas nunca pensei que dentro daquele belo corpo se escondia uma menina esperta como ela demonstrou ser. No caso de Emma, essa esperteza até certo ponto pode soar até como qualidade, pois foi através de sua aparente cara inocente que os Ewings conseguiram colocar Ryland atrás das grades, mas também demonstra que o nível de bitchness que garota esconde dentro dela é nível Petrova. Posso dizer que para a próxima temporada, Emma será a nova Rebecca, e no fim irá sambar na cara de todos pondo em prática algum plano mirabolante ao lado de John Ross que nenhum de nós esperávamos.


SAMBADA N° 5 – ELENA? VILÃ? COMO ASSIM, PRODUÇÃO?


E se você já se deixou enganar (e se irritar) pela cara de sonsa mesclada com suingue latino de Elena, é bom se segurar mais forte para não cair da cadeira. Se alguém um dia viesse me falar que Elena poderia se transformar na maior vilã da série e a maior inimiga dos Ewings, eu certamente iria rir muito alto e falar que a pessoa estava tomando muito dos comprimidos de Emma. Mas como estamos vendo e aprendendo nessa review, nunca duvide do poder de reviravolta de Dallas. Essa história das terras do pai de Elena, que Drew veio para fortalecer, sempre me pareceu extremamente sem propósito, e jamais iria imaginar que esse plot iria de alguma forma se entrelaçar com o de Cliff e despertar em Elena a fúria. A novidade da vez é que toda a riqueza dos Ewings talvez tenham sido construídas através de uma fraude na documentação de Southfork, que originalmente pertenceria a família de Elena, mas que através da pilantragem teriam sido passadas para os Ewings as escuras, deixando os Ramos com as terras secas. Vale-se ressaltar que o pai de Elena morreu tentando extrair petróleo de suas terras infrutíferas  e que Drew teve sua vida arruinada em busca do mesmo motivo. É elemento suficiente para Elena ficar louca da vida ou quer mais? Junte isso ao fato de ele ter sido enxotada por Chris e BINGO! Temos uma mulher surtada e uma nova vilã na série. Já estou louco para ver se vão ter realmente coragem para destruir um dos casais mais sólidos da trama em prol da canalhice, o que me faz só ficar com ainda mais vontade de ver a 3° temporada da série.

Quando o episódio estava chegando ao final, estava com a ligeira sensação de que estava tudo concluído e encaixado demais para que tivéssemos um motivo que justificasse o retorno da série , mas o que posso dizer agora é que Dallas ainda tem pano pra manga para durar mais 13 anos! Que venha a mid-season 2014!!!! \o/



Nenhum comentário:

Postar um comentário