terça-feira, 4 de junho de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] A Mil Por Hora - Lynda Thomas

  

Sucesso absoluto no México nos anos 90, mas se você costumava assistir novelas mexicanas no início dos anos 2000, há grandes chances de já ter ouvido falar da Lynda e de sua famosa "A Mil Por Hora".

Lynda Thomas conquistou o México nos anos 90. Foi descoberta ainda quando criança em um concurso de canto produzido por produtores e compositores renomados no México, como Carlos Lara e Geizer Tino. Lançou seu primeiro álbum com 15 anos e teve 4 álbuns ao total em sua curta carreira.

Mesmo em seus primeiros 2 álbuns, os mais infantis, Lynda já demonstrava sua veia rebelde e revolucionária, que foi totalmente revelado em seus dois últimos álbuns "Mi día de la Independencia" e "Polen", letras que questionavam, por exemplo, questões ambientais, direitos das mulheres e angústias adolescentes, explicito em trechos como:
Ironizando a voz adulta: "É melhor você me dizer se você ainda é virgem, eu não te perdoaria! O que diriam que suas tias? Você não tem voz nem voto até que faça dezoito. E cale-se! Obedeça! Porque assim eu quero!" Mí dia de la Independencia.
Defendendo os direitos das mulheres: "Sou essa menina que você violou em uma esquina, me chamo Rigoberta e me chamo Frida. Pense com os neurônios e não com os hormônios." Polen.
Suas composições polêmicas, sua voz diferente e marcante e sua carreira foi marcada por problemas com doenças como bulimia e pressão, fatos que provavelmente afastaram Lynda da carreira artística. Lynda passou a trabalhar mais com os bastidores da música, com composições para outros artistas e trabalhos em corais.

Muitos não sabem, mas uma música muito famosa, que emocionou muita gente, chamada NO PARES, interpretada por Dulce María na época do extinto RBD, foi composta pela Lynda.

Quando a novela mexicana teen "Primeiro amor a mil por hora", protagonizada por Anahí foi exibida no Brasil, no inicio dos anos 2000, Lynda estava a um passo de encerrar sua carreira no México, mas com o sucesso da novela, sua música "A mil por hora", tema da novela, se tornou muito popular no Brasil. Ouça e relembre!


"Há tantos pensamentos
Dentro da minha cabeça
E mesmo no silêncio
Não encontro as respostas.
Nessa noite fria
Necessito de um abraço,
Mas recorro a bulimia
E me dói tanta confusão."
A mil por hora.
 Recentemente o produtor e amigo de Lynda, Carlos Lara, revelou que Lynda estava se preparando para voltar ao cenário musical muito em breve, mas até agora nada mais foi confirmado ou declarado.


 

2 comentários:

  1. Adorei a escolha!

    Até que não conhece a Lynda, conhece "A Mil Por Hora" por causa da novela.

    O estilo dela e até a voz, pelo menos nessa música, lembra bastante a Alanis Morissette.

    ResponderExcluir
  2. Gente, nostalgia!!!! Eu adorava a novela e apesar de não conhecer a artista, é uma pena saber que talentos como esse estão fora do mercado quando o cenário do POP latino está tão carente de vozes como essa.

    ResponderExcluir