terça-feira, 30 de julho de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] Red Hands - Walk Off The Earth



A indie wave veio pra ficar!

Quem acompanha as colunas musicais do nosso blog está cansado de saber que a nossa equipe é apaixonada por música alternativa, não é mesmo? Bom, tendo isso em vista, venho agora lhes apresentar um dos melhores representantes desse gênero que vem ganhando cada vez mais adeptos e explodindo no cenário musical. É a galera do Walk Off The Earth.

A banda começou a se tornar mais popular com a forma que eu mais gosto de conhecer artistas e no lugar onde sempre acho que os produtores musicais das grandes gravadoras deveriam ficar mais atentos: No You Tube. A quantidade de gente com potencial absurdo encontrado na rede seria quantidade suficiente para transbordar todas as lacunas que temos no cenário musical atual, e hora ou outra,  alguns desses produtores abrem os olhos para bandas incríveis como o Walk Off The Earth, que ficaram conhecidos por dar uma cara mais folk fazendo covers incríveis de grandes hits das paradas musicais atuais (como a famosa versão de "Somebody That I Used To Know", em que os cinco integrantes tocam um mesmo violão). Não demorou muito para que a banda chamasse a atenção e despertasse a curiosidade no publico em ver até onde a banda poderia chegar fazendo suas próprias músicas, e representando um gênero que hoje está em alta, o sucesso não poderia se iniciar em hora mais oportuna.

A sonoridade de Walk Off The Earth é bem parecida com as de outras bandas do gênero que tem ganhado destaque na mídia ultimamente. Acho que seria fácil defini-los como uma mistura na medida perfeita de Of Monster And Men, The Lumineers e Imagine Dragons. Mas se você acha que fazer referência a tanta banda que está na boca do povo nos dias de hoje pode ser um defeito, basta dar uma olhada no primeiro videoclipe do Walk Of The Earth pra ver que a coisa não é bem assim. Apesar de ter a mesma pegada folk que as bandas acima possuem, algo soa original em “Red Hands”, primeiro single do quinteto. O fato do grupo ter em sua formação não um, mas três vocalistas é algo um tanto quanto incomum em qualquer grupo musical atual que não seja pop, e isso certamente faz com que olhemos para ele de forma mais curiosa. Fora isso, todos os integrantes da banda são multi-instrumentistas e usam e abusam da criatividade na hora de fazer seus vídeos, muitas vezes utilizando instrumentos totalmente incomuns hoje em dia.

Como se isso já não fosse o suficiente, o clipe da música é extremamente bem feito e divertido; "Red Hands" foi gravado em apenas uma tomada (acredite!), mas usando e abusando do efeito “rewind” para fazer alusão a um trecho da música e dar um toque mais enérgico muito coerente com a melodia da canção. O resultado final ficou tão bem feito que é difícil de acreditar que a edição só foi feita na hora de colocar os efeitos. É realmente impressionante!

Apesar de estar tendo mais visibilidade no mundo da música só agora, a luta desses cinco canadenses já vem de muitos anos. Walk Off The Earth já tem três álbuns lançados, sendo o mais recente o “R.E.V.O”, de 2012, que também é o primeiro em uma grande gravadora e que traz a nossa música da semana em sua tracklist. São a prova viva de que muitas vezes o sucesso não vem fácil, mas em um mundo musical onde tudo está em constante mutação, modas são reinventadas e estilos rejeitados logo podem ser a nova sensação do momento. São a prova de que a diversificação musical que a internet hoje nos proporciona, pode dar espaço para muita coisa boa que antes não teria chances de vingar. 

Walk Off The Earth representa que talvez não vivemos em um mundo onde música boa de verdade seja a predominante nas rádios, mas certamente vivemos no melhor cenário musical em relação a acessibilidade a descobertas.

BÔNUS: Vejam também a versão incrível que a banda fez de Payphone, do Maroon 5.




Nenhum comentário:

Postar um comentário