terça-feira, 1 de outubro de 2013

[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Atlantis – 1x01 – The Earth Bull



Fall Season chegou! Finalmente podemos dizer isso. Enquanto uma fila de pilotos e novidades vai se acumulando, muitas das novidades não valem a pena e são uma completa perda de tempo. Em meio a dramas e comédias sem muito a acrescentar, Atlantis faz o caminho contrário, tornando-se uma atração imperdível, educativa e com o charme do sotaque britânico.



Jason é apenas um jovem que tenta descobrir o que aconteceu com o pai, que sumiu no mar dentro de um submarino. Seguindo os paços dele, Jason decide embarcar numa aventura e desvendar os mistérios que há por trás do desaparecimento do progenitor. Ele só não esperava que lá nas profundezas do mar, uma luz branca iria lhe levar diretamente para Atlântida, na Grécia Antiga. Como diria o 12º Doctor, GERONIMO!

Isso mesmo. A famosa lenda da cidade que foi engolida pelo mar está de cara nova pelas mãos da BBC. Nada de uma civilização altamente desenvolvida e com tecnologia avançada. Governada pelo rei Minos, a cidade de Atlântida, está cercada por paredões montanhosos, mitologia, Oráculo, Minotauro e muitos outros mistérios.

O piloto não poupa os efeitos especiais bem trabalhados, cenários muito bem arquitetados e uma história fascinante, recheada de mitologia grega, deuses, criaturas mitológicas e um homem com um destino que precisa ser selado. Contudo, o que trona Atlantis uma atração imperdível é como a história é endossada por personagens que a gente já conhece, mas com uma cara nova.

“O quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”. Com certeza, em algum momento de sua vida escolar, algum professor de matemática o fez decorar isso. Tudo isso graças a um homem que foi destinado a aborrecer crianças por centenas e centenas de anos, o Pitágoras! O jovem matemático e criador do famoso teorema do triângulo retângulo, ganha um ar nerd, bastante estereotipado e com um ar cômico em Atlantis.

Quem também ganhar uma nova caracterização, é o Hércules. O famoso herói grego, ganha uma feição de anti-herói. Gordo, beberrão, covarde e nem um pouco humilde, ele não lembra em nada a lenda que a gente tanto ouviu falar. Representando, então, uma completa inversão de valores. O personagem adora propagar aos quatro ventos sua fama de herói, mas na hora H apresenta-se como um completo covarde.

A forma como o roteiro trabalha os personagens faz de Atlantis algo novo, algo surpreendente, algo com o poder de inovar e reinventar a história, as lendas e a mitologia grega. Todas essas possibilidades me deixam animado, principalmente, se envolve viagem no tempo. Atlantis tem em mãos as ferramentas necessárias para fazer entretenimento de qualidade, e se se mantiver nos padrões da BBC, o show é mais uma atração imperdível nesse outono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário