segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril: DIA MUNDIAL DO LIVRO

Hoje é 23 de abril, dia Mundial do Livro.


O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.

Todos os amantes da leitura, acredito que principalmente os amantes da literatura, da ficção, sabem e reconhecem o poder que um livro tem. Sim, ele pode salvar vidas, ajudar pessoas, tirar da solidão, ensinar. Histórias tristes, engraçadas, divertidas, românticas, alegres, leves, pesadas, dramáticas, de terror, etc etc. Todas são válidas, todas merecem respeito, todas podem fazer pessoas felizes. Basta encontrar a certa para você.

A magia é real, a magia existe. Livros provam isso. Pode haver algo mais mágico que um livro? Um objeto que faz você viajar. Que aguça sua imaginação. Que faz você ser quem quiser, estar onde quiser, acreditar em que quiser. Tudo é possível. Tudo é válido.

Voar? Ter super poderes? Enfrentar monstros? Sim, na literatura fantástica isso é possível. Você pode. Assim como em romances aprendemos a acreditar um pouco mais no amor e, muitas vezes, em dramas aprendemos que superação é uma arte e perdoar uma habilidade. No terror aprendemos que o assassino sempre é aquela pessoa mais inesperada, que mais se parece a inocente. Sempre podemos tirar algo positivos de livros, até daqueles que não gostamos, que não se encaixou com nosso perfil ou com o momento que estávamos passando quando o lemos. As vezes nem notamos, mas acredito que sim, que é sempre possível.

Com os livros, vivemos muitas vidas, passamos por várias experiências e aprendemos várias lições, mesmo que não a tenhamos realmente vivido na "vida real". Conhecemos diversas personalidades, diversos personagens, diversas pessoas. Sim, elas foram reais, elas são reias, nem que tenha sido por um momento. Essas experiências são reais. Isso pode muito bem nos ajudar a lidar com as pessoas em nossa vida, a compreendê-las, não acham?

Para todos aqueles que não acreditam na magia, no poder das palavras, tenho um recado: lamento.
E para todos aqueles que não acreditam em barreiras: nos vemos nas próximas páginas.

Obrigada.
Mari Michelon.

3 comentários:

  1. Adorei a postagenm, mary!!!!

    Se as pessoas lessem mais, o mundo não seria 1/3 do lixo que é hoje ;)

    Preciso voltar a ler, admito!

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem Mary! Super digna! E concordo com o Jean! Se as pessoas lessem mais, o mundo não seria 1/3 do lixo que é hoje !

    ResponderExcluir
  3. texto lindo, Mary, muito mesmo. e a paixão com que vc escreveu é visível, até se não soubéssemos que vc é louca por livros, agora iríamos saber! kk eu sempre tive uma relação saudável e amorosa com livros, mas admito que depois de ler seu post me senti culpada por não ler mais como antes. preciso dar um jeito nisso já! haha
    parabéns pela postagem e agradecemos demais :)

    ResponderExcluir